Servidores da Fiscalização Agropecuária entram em greve

A direção do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão concluiu nesta manhã os procedimentos para a greve da categoria que começa amanhã, 1° de setembro, por tempo indeterminado. Caravana de servidores se concentrarão, a partir de 8h, em frente à sede da AGED-MA, repartição que abriga os servidores, para protestar contra compromissos assumidos e não honrados pelo Governo do Estado.

Está programada uma caminhada em direção ao Palácio dos Leões, na manhã de amanhã, para demonstrar a indignação dos agentes contra o mau tratamento que, há anos, eles vêm recebendo da administração estadual, em relação a descumprimento de direitos financeiros e também de ordem administrativa. Na pauta estão reivindicações sobre revisão salarial, pagamentos de salários atrasados, verbas indenizatórias, progressões, promoções e adicionais de qualificação, represados durante anos.

Folga fiscal – À alegação do governo de que não há recursos para os pagamentos, a direção sindical responde com os números do relatório fiscal do próprio governo, comprovando folga fiscal passível de atender às reivindicações dos servidores. Em relação ao represamento de valores, relativos a 2019 e 2020, diz a liderança que há recursos alocados na Lei de Orçamento Anual deste ano para este fim.

Os dados constam dos relatórios que a administração estadual envia para as autoridades financeiras da União e ao DIEESE. Este departamento repassa ao sindicato as informações, que desmentem a alegação oficial da falta de reserva financeira para atender aos clamores dos servidores.
Conversa – Numa tentativa de desestimular a paralisação, o Governo chamou para conversas a direção do sindicato na terça-feira. Mas a proposta apresentada não foi aceita: o pagamento da dívida em atraso ao longo de três meses, com a interrupção da greve. As lideranças contrapropuseram: o pagamento integral do débito e, então, a suspensão do movimento. Se acolhimento, a greve começará.

A decisão dos servidores, após este último encontro, foi comunicada à presidência da AGED e às autoridades envolvidas com a negociação. A paralisação pode afetar o movimento da Exposição Agropecuária Estadual – EXPOEMA – tradicional feira que está voltando a ser realizada após dois anos, por causa da pandemia. São os servidores do Grupo AFA (Atividades de Fiscalização Agropecuária) que avaliam as condições sanitárias dos animais destinados à exposição, com início marcado para o período de 4 a 11 de setembro.

Lucyana dispara na Capital: O Bacanga está com a candidata a deputada federal

Na noite desta terça-feira, 30, Lucyana Genésio acompanhada da deputada Dr. Thaiza, esteve na área do Itaqui-Bacanga, a convite do vereador Álvaro Pires, importante liderança em São Luís, onde foram recebidas de braços abertos e com muita alegria. A onda verde e rosa está tomando conta da capital.

A área do Itaqui-Bacanga é uma das maiores regiões de São Luís, com 58 bairros e cerca de 185 mil pessoas, um quarto de toda a população da ilha, um reforço e tanto para a campanha de Lucyana, que tem se desdobrado para conseguir atender todos os convites que recebe de lideranças políticas e comunitárias.

“São muitos encontros e todos produtivos em que temos a oportunidade de dizer o que temos para oferecer e o que pretendemos fazer para melhorar o nosso Maranhão. Estamos crescendo a cada dia dá para sentir a força do querer do povo. Vamos em frente rumo a vitória”, disparou Lucyana.

Ela tá com tudo! Sérgio Vieira (PROS), candidato mais votado em Açailândia, declara apoio a Lucyana Genésio(PDT)

Sérgio Vieira teve uma votação expressiva na última eleição. Com mais de 17 mil votos foi o candidato a deputado mais votado no município de Açailândia, então dá para entender a importância desse apoio para a candidata a federal Lucyana Genésio.

Lucyana é um dos principais destaques da eleição deste ano, pela primeira vez concorrendo a um cargo público, ela tem em seu favor, além, do compromisso e competência em tudo o que se propõe a realizar, o seu irmão prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, um político que tem como principal característica o poder de articulação. O apoio do candidato a estadual Sérgio Vieira é mais uma conquista para o grupo.

“Lucyana é uma mulher de garra, muito forte e determinada, é a melhor pessoa para representar o nosso Maranhão na Câmara Federal. Estou 100% dedicado a apoiá-la no que for necessário, a cada dia, mais importantes lideranças políticas tem se aliado a nós nesse projeto grandioso. Sérgio Vieira é um apoio de peso que vem somar conosco nesse grande projeto”, afirmou Luciano.

“Cada adesão ao nosso projeto é uma injeção de ânimo e fortalecimento de nossa campanha. O Sérgio Vieira é uma importante liderança em Açailândia, o povo confia nele porque sabe de sua capacidade e valor. Comigo na Câmara Federal e ele na Câmara Estadual o Maranhão terá maior força para vivenciar a mudança que precisamos. Mais desenvolvimento, mais oportunidades, mais dignidade para todos”, disse Lucyana.

Fundação Joaquim Nabuco promove mais uma edição do projeto “Visita Acessível”

As atividades de acessibilidade comunicacional contemplam o Muhne e o Cinema do Museu e são abertas ao público.

Acessibilidade em suas diferentes formas de expressão. Esse é o foco do projeto “Visita Acessível”, promovido pela Fundação Joaquim Nabuco, nos dias 30 e 31 de agosto. As atividades de acessibilidade comunicacional estarão conectadas com o Museu do Homem do Nordeste e com o Cinema do Museu, localizados no campus Gilberto Freyre, em Casa Forte. Os equipamentos vão receber os alunos das escolas municipais Iraci Rodovalho, Orlando Breno e Nazete Vieira de Lima, localizadas no município de Jaboatão dos Guararapes.Também participam da Visita Acessível, um grupo adulto atendido pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Jaboatão. Além dos grupos, as sessões e visitação estão abertas ao público, basta chegar.

“A união de boa vontade, esforço e responsabilidade tem feito da Fundaj, por meio de seus equipamentos culturais, uma referência de como a inclusão reafirma a função social das instituições públicas. O Museu do Homem do Nordeste e o Cinema, por meio de suas ações educativas, têm cada vez mais realizado parcerias que resultam em visitas plurais e o resultado disso tem sido um processo de ensino e de aprendizagem tão especial”, declara a Coordenadora de Ações Educativas e Comunitárias do Muhne, Edna Silva

Na próxima terça-feira (30), às 9h, os estudantes das três escolas municipais vão fazer uma visita ao Muhne, com interação tátil de peças do acervo, além de participarem de uma atividade lúdica com instrumentos musicais durante a mediação. O circuito também contará com audiodescrição no jardim do Museu do Homem do Nordeste. Em um segundo momento, às 10h, no Cinema do Museu, será realizada uma edição especial da Sessão Índigo, com uma “Mostra de Curtas Acessíveis”. A sessão conta com iluminação ampliada e som reduzido, voltada para crianças com Síndrome de Down, TDAH e autismo.

As três animações escolhidas para exibição são: “Salu e o Cavalo Marinho” (2014), de Cecília da Fonte Alves; “A Árvore do Dinheiro” (2002), de Marcos Buccini e Diego Credidio; e “Bia Desenha (2019), de Kalor Pacheco e Neco Tabosa. Na quarta-feira (31), às 14h, o grupo atendido pelo Conselho Municipal vai poder conferir a Mostra de Curtas da Sessão Alumiar, que conta Audiodescrição, Língua Brasileira de Sinais e Legenda para Surdos e Ensurdecidos. Os três filmes escolhidos são: Cinema Glória (1976), documentário dirigido por Fernando Spencer e Félix Filho; A Onda Traz, O Vento Leva (2010), de Gabriel Mascaro; e Recife de Dentro pra Fora (1997), de Kátia Mesel.

Em seguida, eles farão uma visita guiada ao Museu do Homem do Nordeste, às 15h30. Neste passeio, também serão disponibilizadas peças do acervo para que os visitantes possam tocá-los. Durante a mediação interativa, o grupo terá uma experiência com instrumentos musicais tradicionais do Maracatu. “No início do mês realizamos a primeira visita acessível à Fundação, conectando três equipamentos culturais por meio da acessibilidade para pessoas com deficiência, tendo um feedback positivo do público. Agora, essa nova visita tanto serve para viabilizar acesso de novos públicos, quanto para que nossa equipe consiga aprimorar, ainda mais, o acolhimento de pessoas com deficiência”, afirma o chefe da Divisão de Acessibilidade do Cinema e da Cinemateca Pernambucana da Fundaj, Túlio Rodrigues.

Programação Visita Acessível:

Dia 30/08 (terça-feira)

Grupo: Escolas municipais Iraci Rodovalho, Orlando Breno e Nazete Vieira de Lima

9h- Visita ao Museu do Homem do Nordeste
Visita com audiodescrição ao jardim e interação tátil com peças do acervo.

10h – Sessão Índigo – Mostra de Curtas Acessíveis (duração 30 minutos):
– Salu e o Cavalo Marinho
PE | 2014 | 13 min | Livre | Animação
Direção: Cecília da Fonte Alves

– A Árvore do Dinheiro
PE | 2002 | 7 min | Livre | Animação
Direção: Marcos Buccini e Diego Credidio

– Bia Desenha
PE | 2019 | 10 min | Livre | Animação
Direção: Kalor Pacheco e Neco Tabosa

Dia 31/08 (quarta-feira)

Grupo: Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

14h – Sessão Alumiar – Mostra de Curtas Acessíveis (duração 60 minutos):
– Cinema Glória
PE | 1979 | 16 min | 10 anos | Documentário
Direção: Fernando Spencer e Félix Filho

Sebrae apresenta projeto especial do Cidade Empreendedora em Alcântara

Participantes da reunião: gestão pública; comandante do CLA, Coronel Benitez (CLA) e secretariado municipal e equipes do Sebrae das regionais São Luís.

Em sua série Ouro, o programa propõe trabalhar a inovação de mercado, gestão empreendedora, ambiente legal sustentável, mapeamento de cadeias produtivas e o plano de desenvolvimento territorial com base no empreendedorismo.

A cidade de Alcântara é uma das mais importantes na história do Maranhão, com um acervo de ruínas e casarões que marcaram a época da colonização do Brasil. Atualmente, o município desperta olhares do mundo inteiro, devido ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Na última semana, o Sebrae Maranhão, com objetivo de preparar a cidade para o crescimento do empreendedorismo, apresentou ao município o Programa Cidade Empreendedora – Série Ouro. Na oportunidade, o superintendente da instituição, Albertino Leal, fez a explanação do projeto ao prefeito Nivaldo Araújo, ao Coronel Benitez (CLA), secretariado municipal, equipes do Sebrae das regionais São Luís e Pinheiro e demais convidados.

O projeto piloto entregue pelo diretor superintendente do Sebrae-MA, Albertino Leal e pela gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, para o prefeito Nivaldo Araújo.

O programa Cidade Empreendedora – Série Ouro tem como finalidade trabalhar a inovação de mercado, a gestão empreendedora, o ambiente legal sustentável, além de fazer um mapeamento de cadeias produtivas e o plano de desenvolvimento territorial com base no empreendedorismo. O segundo ciclo do programa está sendo executado em mais de 70 municípios no Estado e a terceira fase está em vias de ser lançado.

“Estamos com o novo formato do Programa Cidade Empreendedora com o propósito de expandirmos para todo o Maranhão, adequando à realidade de cada município. O projeto Cidade Empreendedora – Série Ouro, apresentado com exclusividade para Alcântara, mostra uma nova visão para a execução de diversas ações a favor do desenvolvimento econômico e cultural do território. Nós do Sebrae, entendemos que Alcântara pode avançar e trabalhar ainda mais e melhor as suas potencialidade para alcantarenses e para ofertar ao mundo”, destacou Albertino Leal, diretor superintendente do Sebrae Maranhão.

Especialmente para Alcântara, o Cidade Empreendedora – Série Outro tem o objetivo de potencializar as áreas de turismo, cultura e artes e tecnologia, além do social, por meio de metodologias únicas e executadas exclusivamente para a cidade.

A ideia foi ouvida e acolhida pelo prefeito Nivaldo Araújo que afirmou o compromisso da parceria para execução do projeto a favor do desenvolvimento de Alcântara. “Estou aqui para contribuir e representar o povo alcantarense. Garanto que iremos desenvolver o projeto em nosso município, pois não podemos perder mais tempo. A nossa parceria está firmada, acredito que será um grande bem para o povo de Alcântara”, destacou o prefeito.

O Coronel Benitez, do CLA, que acompanhou a apresentação do projeto piloto do Cidade Empreendedora para Alcântara, acredita que este será um grande ganho para o município. “Este é um projeto precioso que o município deve abraçar e participar para, desta forma, crescer e se desenvolver” frisou Benitez.

Liquida Bazar deve movimentar economia regional com oferta de produtos e serviços com até 70% de desconto

Ação promovida pela Sebrae acontecerá de 29 de agosto a 03 de setembro em 35 cidades maranhenses, movimentando os segmentos de comércio e serviços.

As regiões da Baixada Maranhense e Litoral Ocidental, com foco nos municípios de Pinheiro e Cururupu, já se preparam para a edição 2022 do Liquida Bazar, a maior ação estadual de mercado do ano, organizada pelo Sebrae e parceiros como a CDL, ACIP, SMICETUR e as Salas do Empreendedor dos dois municípios. A ação acontece entre 29 de agosto a 03 de setembro, no formato híbrido, abrangendo o ambiente físico e o meio digital.

A expectativa é a geração de um movimento de vendas superior aos R$ 30 milhões alcançados na segunda edição de 2021. Pinheiro e Cururupu vão contar com a participação de quase 200 micros e pequenas empresas que irão aquecer as vendas e gerar oportunidades aos clientes.

Durante a ação, serão oferecidas pelas participantes vantagens aos consumidores, como descontos de até 70% nos preços de produtos e serviços, gerando oportunidade de giro de estoques parados e renovação dos mesmos.

Para os consumidores, o Liquida Bazar representa uma oportunidade interessante de conhecer as empresas que aderiram à ação e de adquirir produtos e serviços a preços competitivos, tanto itens necessários no dia a dia ou mesmo para realização de desejos de consumo, ainda que em uma época de orçamento apertado.

“O Liquida Bazar é um momento de grande oportunidade para os empresários e para os consumidores, pois, aquece os negócios e oportuniza ao cliente adquirir aquele produto ou serviço que deseja. Em Pinheiro e Cururupu são quase 200 empresas mobilizadas, que estará ofertando qualidade e preço, fazendo girar a economia desses municípios”, pontuou a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes.

Para aderir ao Liquida Bazar, as empresas devem possuir lojas físicas ou virtuais e CNPJ como MEI, microempresas ou empresas de pequeno porte, nas áreas de comércio e serviços. A adesão pode ser feita diretamente no hotsite do Liquida Bazar (liquidabazar.sebraema.com), na regional do Sebrae em Pinheiro e Sala do Empreendedor.

*Mais informações:*
Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão
_Márcia Luzanne_
Contato: *(98) 98827-9364*
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Facebook.com/sebraema
Youtube/umcsebraema
Twitter: @Sebrae_Ma
Instagram: @SebraeMaranhao

Lançada Feira Produtiva em Cajapió como ação do Cidade Empreendedora


O Sebrae em parceria com a prefeitura tem trabalhado na modernização de Feiras Livres e Mercados, uma solução do programa Cidade Empreendedora.

Um entardecer especial com música, tambor de crioula, comidas típicas, doces do mesocarpo do babaçu, artesanato, vendas de hortifrúti, jogos e sorteios (bingo), marcou essa quarta-feira (17), o lançamento do projeto Nossa Feira – A arte do desenvolvimento, a feirinha produtiva da comunidade Boa Esperança, município de Cajapió região da Baixada Maranhense.

O lançamento da Feira Produtiva contou com a presença do gestor municipal Marcone Marques, equipe da unidade regional do Sebrae em Pinheiro, secretariado municipal e a forte participação da Comunidade de Boa Esperança e comunidades vizinhas.

O projeto da feirinha, executado pelo Sebrae, em parceria com a prefeitura municipal, é mais uma das diversas soluções do programa Cidade Empreendedora contratadas pelo município, integrando as ações do Agronordeste dentro do programa de fomento ao desenvolvimento econômico local, favorecendo o acesso ao mercado aos pequenos produtores atendidos e uma melhor qualidade de produtos na mesa do consumidor.

Para a artesã Luzanira Costa, de 53 anos, a Feira Produtiva chegou para acrescentar o conhecimento de como empreender melhor. “Está sendo uma grande oportunidade para todos nós, que temos nossos pequenos negócios. Sabemos que conhecimento é fundamental para qualquer coisa na vida e estamos aqui para evoluir, oferecer produtos de qualidade e bom atendimento aos nossos clientes e, assim, obter crescimento nas vendas”, destacou.

A modernização de Feiras Livres e Mercados proporciona aos feirantes conhecimentos básicos sobre gestão e organização do seu empreendimento e orientações nesse nicho de negócio. O projeto, também, oferece toda capacitação sobre atendimento ao cliente, padrão higiênico-sanitário e qualidade dos produtos comercializados. Uma ação onde todos são beneficiados com centros de abastecimentos limpos e feirantes legalizados.

“Os projetos Agro do Cidade Empreendedora agregam outro programa executado pelo Sebrae – o Agronordeste, que traz a solução de modernização das feiras e mercados, um sonho dos feirantes e dos clientes que ali buscam por alimentos mais frescos e, logicamente, com maior qualidade. Dessa forma, estamos trabalhando em conjunto para que possamos ter essa evolução em benefício de todos”, pontuou Graça Fernandes, gerente regional do Sebrae em Pinheiro.

MAIS 25 MIL PESSOAS PARTICIPAM DE LANÇAMENTO DAS CANDIDATURAS DE AMANDA GENTIL E DEPUTADA DANIELLA EM CAXIAS

Uma noite histórica que entrou para história política de Caxias e do Maranhão. Nesta noite de sábado (27), uma multidão diz SIM a Deputada Estadual Daniella (PSB) e nossa próxima Deputada Federal, Amanda Gentil (PP).

Uma noite que reuniu milhares de pessoas de diversas localidades da região e uma multidão de amigos e simpatizantes da Zona rural e Urbana do município liderado pelo time de vereadores da base de Governo do prefeito Fábio Gentil (PRB), e demais lideranças comunitárias.

Vereadores de Caxias montaram caravanas e sob a liderança de seus times deram um verdadeiro show.

Nesta noite, consagrada como o maior evento político já registrado em Caxias, também contou com a presença do Governador Carlos Brandão (PSB) e demais autoridades do estado.

Na abertura dos trabalhos, a Deputada Estadual Daniella (PSB), agradeceu a presença de todos e destacou que durante seu mandato fez um trabalho jamais visto pelo Maranhão e que nos próximos quatros anos seu trabalho se intensificará para ajudar, ainda mais o povo do Maranhense.

Amanda Gentil (PP), próxima Deputada Federal abriu sua fala dizendo que nada conseguiu descrever a emoção que estava sentido de poder está ao lado do povo de Caxias e que seu pai, o prefeito Fábio Gentil (PRB), é sua maior referência de política e humildade e que seguirá os passos do seu pai, só que a nível de estado para ajudar o povo do Maranhão.

Sem conseguir descrever a emoção que estava sentindo, o prefeito Fábio Gentil se jogou nos braços do povo e disse que se já trabalhou por Caxias, sua missão também é eleger duas candidatas para poder contribuir ainda mais pelo estado que tanto ama.

Carlos Brandão, governador do estado ressaltou todo o seu trabalho já prestado em Caxias e que após ser reconduzido ao Palácio dos Leões, com a ajuda da Deputada Federal Amanda Gentil e Deputada Estadual Daniella, muito mais fará por Caxias.

Uma noite que ninguém consegue explicar e que Caxias foi palco do maior evento político já registrado em desde a sua emancipação política. Fábio Gentil é força!

Por Blog do Janiel Souza

Carlos Brandão: 150 unidades

Chegamos à marca de 150 Restaurantes Populares, naquela que é considerada a maior rede de Segurança Alimentar da América Latina. Só nos últimos quatro meses, entregamos 50 unidades, com refeições a R$ 1,00, no almoço e no jantar. Agora, passamos a oferecer café da manhã, também, e uma bela feijoada aos sábados. Esse programa tem sido um grande orgulho de nosso Governo, por conseguir alcançar um imenso número de pessoas com alimentação de qualidade, a um preço simbólico, e ainda movimentar a economia dos pequenos produtores locais, já que pelo menos 30% do que compramos vem da produção do lugar.

No início do governo Flávio/Brandão, eram apenas 6 restaurantes e todos em São Luís. Percebemos a necessidade de levarmos o programa a outras cidades do nosso Maranhão, e começamos um intenso trabalho de estudo de viabilidade, planejamento e execução do nosso projeto. Ao deixar o Governo para se tornar candidato ao Senado, Flávio já havia entregue 100 restaurantes. Continuamos a ampliação e, em Imperatriz, celebramos a marca das 150 unidades entregues; alcançando, até o momento, 136 municípios, onde são servidas 100 mil refeições diariamente. Um grande esforço que compreende serviços de muita qualidade, prestados por nutricionistas, chefes e auxiliares de cozinha, serviços gerais, gerentes e tantos outros envolvidos em uma operação que requer muito cuidado – afinal, precisamos manter um alto nível de atenção para sempre ofertarmos alimentação e ambientes com excelente nível de controle higiênico e sanitário.

Já cheguei a ouvir críticas a respeito do programa, que não nasceu com a gente. Para que vocês tenham uma ideia, o primeiro Restaurante Popular, no Brasil, foi implantado em 1940, no Rio de Janeiro, com o nome de Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS). Consolidou-se nos anos 1990 e 2000, também no Rio e em São Paulo. E, em um estado como o Maranhão, com problemas históricos, sentimos a necessidade de, antes de qualquer coisa, ampliarmos a sua abrangência para seguirmos garantindo a segurança alimentar dos maranhenses. Com acesso fácil à alimentação de qualidade, podemos contar com uma força de trabalho pronta para produzir. E termos os Restaurantes Populares ativos, durante o enfrentamento da pandemia, foi fundamental para muitas famílias que perderam suas fontes de renda no período.

Estamos muito satisfeitos com os resultados que estamos alcançando com os restaurantes, até então. E percebemos a satisfação dos atendidos, todos os dias. Nesse marco, agradecemos a todos que se empenham, diariamente, para que tudo funcione como um relógio. Desde os colaboradores da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), até os atendentes lá na ponta. Parabéns a todas e todos, por estarmos conseguindo construir uma rede tão sólida. Uma rede que será ampliada, para o bem do Maranhão.

*Governador do Maranhão

Lucyana Genésio será a representante dos pescadores na câmara federal

Na manhã de ontem,27, a candidata a deputada federal Lucyana Genésio acompanhada do candidato a deputado estadual Guilherme Paz, com quem tem uma grande parceria, participou de reunião em Imperatriz, com presidentes de colônias de pescadores de vários municípios que compõem a regional deste município.

O objetivo do encontro foi conversar sobre propostas e projetos para a categoria, os pescadores conhecem o trabalho da Lucyana e sabem que ela está preparada para o novo desafio. Durante a reunião os representantes dos pescadores declararam seu apoio à candidata da família Genésio.

“Agradeço de coração pela confiança e carinho de todos que aqui estão. Estamos comprometidos em realizar um trabalho diferente que olhe pela classe pesqueira, que busque melhorar as condições de trabalho e dê oportunidade a todos. Agradeço também a parceria do meu amigo Guilherme Paz que tem caminhado conosco pelo Maranhão, com Guilherme na Assembléia Legislativa e Lucyana na Câmara Federal os pescadores terão voz ativa com toda certeza”, disse Lucyana.