Brandão entrega 22 viaturas e lança Operação Mulher Segura 2026

O governador Carlos Brandão entregou nesta segunda-feira (8), em São Luís, 22 novas viaturas destinadas ao fortalecimento da rede estadual de enfrentamento à violência contra a mulher e lançou oficialmente a Operação Mulher Segura 2026 no Maranhão.

A iniciativa contempla as Delegacias Especiais da Mulher (DEM) e Patrulhas Maria da Penha (PMP), ampliando a capacidade operacional das forças de segurança e fortalecendo a proteção às mulheres em diversas regiões do estado.

Durante a solenidade, Brandão frisou o impacto do investimento para a política estadual de proteção às mulheres e relacionou a presença das forças de segurança nos municípios ao fortalecimento do atendimento especializado às vítimas de violência.O governador destacou a importância da denúncia através dos telefones 180 e 190.

“Temos fortalecido as Patrulhas Maria da Penha. Quando assumimos o governo eram oito e hoje são 25. Todos esses investimentos que estamos fazendo estão reduzindo os feminicídios e aumentando a proteção contra a violência. Também aumentamos as Casas da Mulher Maranhense, tínhamos uma em Imperatriz e hoje temos sete e vamos continuar ampliando, pois o nosso projeto é ter Casa da Mulher Maranhense em todas as regionais, que serão 18. Na Casa da Mulher Maranhense temos a presença da Polícia Civil, do Ministério Público, do Poder Judiciário, enfim, de todos os elementos necessários para a proteção da mulher”, pontuou.

A ação integra um dos eixos prioritários da gestão estadual na área da Segurança Pública. Das 22 viaturas entregues, 10 serão destinadas às Delegacias Especiais da Mulher e 12 às Patrulhas Maria da Penha, beneficiando municípios e dando maior capacidade de resposta das equipes responsáveis pelo acolhimento, proteção e acompanhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade.

As novas viaturas para as Delegacias Especiais da Mulher atenderão aos municípios de Timon, Itapecuru-Mirim, Chapadinha, Viana, São José de Ribamar, Balsas, Presidente Dutra, Barra do Corda, Porto Franco e Caxias.

Já as Patrulhas Maria da Penha serão reforçadas nos municípios de Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, São Luís, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pinheiro, Timon, Presidente Dutra e Santa Inês.

“Essa entrega de hoje é um grande marco de combate à violência contra a mulher e representa o avanço do Governo do Estado para combater essa crueldade. Nesses primeiros meses do ano tivemos uma redução significativa nos casos e isso mostra que estamos no caminho certo, trabalhando de forma integrada para combater os feminicídios e a violência contra a mulher. Lembrando que essa é a maior entrega de viaturas já feita para esse serviço no Maranhão”, destacou a secretária de Estado da Segurança Pública, coronel Augusta Andrade.

As viaturas entregues contam com o chamado ‘xadrez’, que é o compartimento na parte traseira do veículo, com grades e ventilação, para o transporte seguro e isolado de indivíduos detidos em flagrante ou sob custódia até a delegacia.Esse modelo é essencial nos atendimentos da Patrulha Maria da Penha para que vítima e agressor não sejam obrigados a ter contato durante o deslocamento.

A entrega dos veículos se soma à estrutura especializada já existente no Maranhão, composta por 22 Delegacias Especiais da Mulher, 15 Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher, 25 Patrulhas Maria da Penha e atuação das PMPs em aproximadamente 80 municípios.

Operação Mulher Segura

Durante o evento, também foi lançada a segunda edição da Operação Mulher Segura no Maranhão. Essa é uma iniciativa do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP), e está alinhada ao Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio.

A Operação Mulher Segura será executada entre junho e dezembro em sete fases operacionais e prevê o cumprimento de mandados de prisão relacionados à violência doméstica e familiar, fiscalização de medidas protetivas de urgência, acompanhamento de mulheres em situação de risco, ações das Patrulhas Maria da Penha e atividades educativas e preventivas.

“A entrega das viaturas e o lançamento dessa campanha é para que tenhamos uma polícia fortalecida e bem estruturada com equipamentos novos e adequados para investigações, prisões e todas as outras diligências necessárias para um enfrentamento eficiente dessas violências que tanto aterrorizam a vida das mulheres”, ressaltou a coordenadora estadual das Delegacias da Mulher, delegada Kazumi Tanaka.

O delegado-geral da Polícia Civil, Augusto Barros, também destacou a entrega dos veículos como um importante reforço tanto para a Operação Mulher Segura quanto para as demais atividades de proteção às mulheres.

“É de extrema importância o recebimento de tantas viaturas para a Polícia Civil do Estado do Maranhão e com estes veículos as Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher conseguirão atender melhor todas as ocorrências com mais celeridade. Vamos entregar um serviço de mais qualidade e atender melhor às vítimas de violência de gênero e demais pessoas que procurarem o serviço de polícia judiciária em todo o estado”, observou.

Redução de indicadores

Os investimentos ocorrem em um cenário de redução dos indicadores de feminicídio no estado. Entre janeiro e maio de 2026, o Maranhão registrou 16 casos, contra 24 ocorrências no mesmo período de 2025, o que representa uma redução de 33,3%. No mesmo intervalo, 16 acusados de feminicídio foram presos pelas forças de segurança.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim, lembrou que em nove anos de atividades da Patrulha Maria da Penha, mais de 130 mil mulheres já foram assistidas e que o serviço de proteção se mostrou efetivo, garantindo a vida das beneficiárias atendidas. Ele destacou também que os investimentos fortalecem o serviço especializado e contribuem para o bom desempenho da corporação.

“Este é um governo que coloca em primeiro plano a defesa da mulher, não só na Região Metropolitana, mas também nos demais municípios. As viaturas dão um suporte muito grande porque nos municípios a maioria dos atendimentos não ocorre na sede, mas em povoados na zona rural. É um governo municipalista que chega a todas as regiões. A corporação está cada vez mais forte e presente em todos os 217 municípios”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar.

Prefeitura de Timon prorroga cadastro para regularização fundiária no Cidade Nova até 26 de junho

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Regularização Fundiária (Semplur), prorrogou até o dia 26 de junho o prazo para o Cadastro Social dos moradores do bairro Cidade Nova que desejam participar do processo de regularização fundiária.

O atendimento está sendo realizado no Centro de Convivência do Idoso, localizado na Rua 32, nº 221, ao lado da Creche Júlia Almeida, no bairro Cidade Nova, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

A ação tem como objetivo garantir que mais famílias tenham acesso ao processo de regularização de seus imóveis. Durante o período de cadastramento, equipes técnicas da prefeitura estão à disposição para orientar os moradores, esclarecer dúvidas e realizar os atendimentos necessários.

O prefeito Rafael Brito destacou a importância da iniciativa para assegurar mais dignidade e segurança jurídica às famílias timonenses.

“Estamos trabalhando para garantir um direito fundamental às famílias de Timon: a posse legal de seus imóveis. A regularização fundiária representa mais segurança, valorização do patrimônio e cidadania para os moradores. Por isso, prorrogamos o prazo para que ninguém fique de fora desse importante benefício”, afirmou.

A regularização fundiária é um procedimento que assegura o título definitivo de propriedade, permitindo que o imóvel seja oficialmente registrado em cartório. Com isso, os moradores passam a ter maior segurança jurídica sobre seus bens, além de acesso facilitado a financiamentos, programas habitacionais e outros benefícios.

A Prefeitura reforça a importância de que os moradores do Cidade Nova procurem o local de atendimento dentro do prazo estabelecido para garantir sua participação no processo.

Gestão Ronaldo Vieira realiza entrega de 300 cartões do Programa EJA

A Gestão Ronaldo Vieira realizou a entrega de 300 cartões do Programa EJA (Educação de Jovens e Adultos), beneficiando estudantes com um auxílio mensal de R$ 200 como incentivo à continuidade dos estudos.

Os cartões foram entregues já com a primeira parcela do benefício disponível, garantindo apoio imediato aos alunos atendidos pelo programa. A iniciativa fortalece o acesso à educação e incentiva jovens e adultos a permanecerem em sala de aula, contribuindo para a construção de novas oportunidades por meio do conhecimento.

A ação representa mais um avanço no incentivo à educação em São José dos Basílios, reafirmando o compromisso da gestão com o desenvolvimento e a valorização dos estudantes do município.

Gestão que entrega resultados: São José dos Basílios vive novo tempo com pacote de obras e ações fruto da união entre Ronaldo e Carlos Brandão

São José dos Basílios entrou de vez em um novo ciclo de progresso e transformação. Neste sábado (06), o município foi palco de uma ampla agenda de inaugurações, entregas e anúncios que reforçam o avanço da cidade a partir da parceria sólida entre a Prefeitura, sob o comando do prefeito Ronaldo, e o Governo do Maranhão, liderado pelo governador Carlos Brandão.

Logo nas primeiras horas da programação, a população já acompanhava de perto a entrega de importantes obras e serviços que impactam diretamente o dia a dia da cidade. Entre os destaques, estão a Estação Tech, o Viva Procon, a Unidade Básica de Saúde, o Centro de Especialidades, sistemas de abastecimento de água na sede e nos povoados Santa Luzia e Mata Fria, além de uma areninha esportiva, pavimentação em bloquetes e a construção da ponte no povoado Sumaúma.

Também foram entregues equipamentos que fortalecem a gestão e os serviços públicos, como caminhonete, retroescavadeira e tablets destinados aos agentes comunitários de saúde e de endemias, garantindo melhores condições de trabalho e mais eficiência no atendimento à população.

Representando o Governo do Estado, o secretário adjunto de Educação, José Antônio Helluy, destacou o alcance das ações e a importância da parceria institucional.

“É uma grande satisfação participar de um momento como este. São entregas que fazem a diferença na vida das pessoas, como a Estação Tech, o Viva Procon, os sistemas de água e a areninha. Além disso, estamos fortalecendo o trabalho dos agentes de saúde com equipamentos. Essa união com a gestão municipal mostra que, quando há parceria, os resultados chegam para a população.”

O deputado federal Cléber Verde também ressaltou a eficiência da gestão municipal e a aplicação responsável dos recursos públicos.

“O prefeito Ronaldo é um gestor que tem compromisso com o povo. É um prefeito trabalhador, que faz acontecer. Os recursos que chegam são bem aplicados e se transformam em benefícios reais. Aqui vemos não só obras, mas investimentos em educação, especialmente na Educação de Jovens e Adultos, que muda vidas, como já dizia Paulo Freire. Também é importante destacar a valorização dos profissionais da saúde, que estão na linha de frente.”

Durante o evento, o presidente da Câmara Municipal, Tuti Santos, reforçou a importância da harmonia entre os poderes e agradeceu pelos investimentos que também fortalecem o Legislativo.

“Recebemos uma caminhonete 0 km que vai contribuir com o trabalho dos vereadores. Isso demonstra respeito e compromisso com o Legislativo. Seguimos unidos com o Executivo para continuar trabalhando em favor da população.”

Encerrando a programação, o prefeito Ronaldo fez um balanço das ações e enfatizou os avanços conquistados ao longo de sua gestão, destacando o impacto direto das parcerias.

“Desde o início do nosso mandato, temos contado com ações importantes do Governo do Estado. Hoje, temos uma cidade mais organizada, com saúde funcionando, educação avançando e obras acontecendo em todas as áreas. São praças, escolas reformadas, investimentos na saúde com cirurgias e novas especialidades, além de programas sociais e culturais que atendem nossa população. Administrar é cuidar das pessoas, e esse tem sido o nosso compromisso diário.”

A série de investimentos e entregas evidencia que São José dos Basílios vive um momento de crescimento consistente, resultado de uma gestão comprometida e de uma parceria institucional que tem gerado resultados concretos.

A união entre o governador Carlos Brandão e o prefeito Ronaldo se consolida como um dos principais pilares desse avanço, mostrando que, quando Estado e Município caminham juntos, quem ganha é a população, com mais desenvolvimento, oportunidades e qualidade de vida.

Orleans Brandão participa da 2ª Agrosamas em São Mateus e defende o fortalecimento do agronegócio maranhense

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, prestigiou a 2ª edição da Agrosamas, neste sábado (06), em São Mateus. A convite do prefeito Miltinho Aragão, Orleans participou de um diálogo sobre a modernização do campo. O evento reuniu produtores rurais, empresas de tecnologia agrícola, investidores e representantes do setor.

Ao lado de Miltinho Aragão, autoridades políticas e especialistas, Orleans Brandão reiterou, durante a conversa no palco principal, o compromisso com a agricultura familiar e a industrialização do processamento de grãos no estado. Ele destacou o potencial agrícola de São Mateus e defendeu que o poder público atue como indutor do crescimento econômico.

“Tenho uma trajetória alinhada ao campo e conheço a capacidade produtiva do nosso estado. Com o apoio do senador Weverton Rocha, que anunciou recursos para a sede da Embrapa, vamos converter nosso potencial em desenvolvimento. O Maranhão já foi protagonista no arroz e, com São Mateus, temos condições de retomar esse patamar”, afirmou Orleans.

O pré-candidato também destacou iniciativas exitosas de sua atuação pública, como o programa “Tempo de Semear” e os avanços recordes na regularização fundiária. Enfatizando que essas ações foram fundamentais para transformar a realidade de milhares de produtores, oferecendo não apenas suporte técnico e insumos, mas a segurança necessária para o crescimento da produção local.

“Segurança jurídica é a base para o produtor. Ao entregarmos títulos de terra, oferecemos dignidade. Esse modelo de gestão, que integra o pequeno, o médio e o grande produtor, é o caminho para fazermos do Maranhão a nova fronteira agrícola do Brasil”, ressaltou.

Na oportunidade, o prefeito Miltinho Aragão destacou a trajetória de Orleans e sua capacidade de dialogar com todos os segmentos. “Orleans percorreu o Maranhão, ouviu as bases e respeitou cada liderança. Hoje, ele é um gestor consolidado e preparado para dar continuidade aos avanços do nosso estado”, enfatizou Miltinho.

O senador Weverton Rocha, alinhado à visão apresentada pelo pré-candidato Orleans Brandão, sublinhou a necessidade de investimentos contínuos em infraestrutura logística e no fortalecimento do cooperativismo para garantir a competitividade do estado.

“O poder público é o motor que impulsiona o desenvolvimento. Nossa missão é garantir que o potencial maranhense seja viabilizado por investimentos assertivos”, pontuou.

O encontro contou ainda com a presença do deputado estadual Fábio Macedo, do prefeito de Peritoró, Dr. Júnior; do prefeito de Miranda do Norte, Ivaldo Ribeiro; da prefeita de Arari, Maria Alves; da prefeita de Lago do Junco, Cici; do prefeito de Viana, Carrinho Cidreira; do vice-prefeito de Monção, Mário Cardoso; do presidente da Câmara de Matões do Norte, Wallas Lisboa; do vice-prefeito Clóvis Bernardes e do ex-prefeito, Ivo Rezende.

Prefeito Léo do Banco lidera grande transformação em Jatobá com obras, parcerias fortes em um evento que movimentou toda a região

O município de Jatobá vive um novo momento de progresso sob a liderança do prefeito Léo do Banco. Em um dia marcado por importantes inaugurações, a cidade se tornou palco de um grande evento que reuniu lideranças políticas, vereadores, secretários municipais e a população, evidenciando o avanço consistente da gestão e movimentando toda a região.

As entregas contemplaram áreas essenciais como educação, saúde e infraestrutura, com destaque especial para os investimentos na educação, que vêm transformando a realidade dos alunos com escolas reformadas, climatizadas e estruturadas dentro de um novo padrão de qualidade.

Entre as entregas, destaque para a inauguração da UBS da Taboca da Onça; Inauguração dos Correios, do Centro Integrado de Educação Especial, Conselho Tutelar; Farmácia Básica Escola Lêda Tájra e calçamento da Rua da Creche

Após as inaugurações:

as autoridades seguiram para um almoço e churrasco liberados na Fazenda Laura.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Angélica, ressaltou a emoção de fazer parte desse momento histórico para o município.

“É muito gratificante participar da entrega de obras tão importantes. Ver o sorriso de cada pessoa mostra o quanto esse trabalho tem feito a diferença. Seguimos firmes, contribuindo com ações que impactam diretamente a vida da nossa população”, afirmou.

A secretária de Educação, Consuelo, reforçou o compromisso com o futuro das crianças e jovens de Jatobá.

“Estamos construindo uma nova história. As escolas foram totalmente revitalizadas, climatizadas e preparadas para oferecer um ambiente acolhedor e inclusivo. É um trabalho feito com dedicação e responsabilidade”, destacou.

O ex-prefeito de Barão de Grajaú e pré-candidato a deputado estadual, Gleydson Resende, destacou o avanço visível do município.

“Jatobá tem avançado de forma clara. O prefeito Léo tem feito um trabalho próximo da população, com resultados concretos. A satisfação das pessoas é visível, e isso mostra que o município está no caminho certo”, pontuou.

A deputada federal Amanda Gentil também enfatizou a importância da união política para garantir resultados.

“É através da parceria que conseguimos levar recursos para áreas essenciais, permitindo que o município avance e proporcione mais qualidade de vida para a população”, afirmou.

O prefeito Léo do Banco fez questão de destacar que todo esse avanço é fruto de uma construção coletiva baseada em parcerias sólidas.

“Esse momento que Jatobá vive é resultado de muito trabalho e união. Temos a parceria do Governo do Estado, do deputado federal Pedro Lucas, da deputada federal Amanda Gentil e do nosso futuro deputado estadual Gleydson Resende, que têm sido fundamentais para trazer investimentos e impulsionar o desenvolvimento do nosso município. E vamos continuar avançando com mais obras e mais conquistas para o nosso povo”, declarou.

Sejam todos muito bem-vindos ao maior São João do Mundo!

Carlos Brandão

Pronto! Chegou a época mais esperada do ano para todos nós, maranhenses. É tempo de celebrar a força da nossa cultura, das nossas tradições e da nossa gente.

Sejam todos muito bem-vindos ao maior São João do Mundo!

Serão 70 dias de festa, mais de 700 atrações culturais, 25 grandes arraiais somente em São Luís e uma programação que se espalha por todas as regiões do estado.

Mas o que torna essa festa verdadeiramente grandiosa são as pessoas que a fazem acontecer: artistas, brincantes, mestres da cultura popular, costureiras, músicos, técnicos, ambulantes e tantos outros trabalhadores que dedicam talento e esforço para manter viva essa tradição.

Ninguém pode negar: nosso São João é único, diferente de qualquer outro. Nossa diversidade cultural é rara e especial.

Em poucos lugares é possível encontrar tantas manifestações reunidas. É essa riqueza que faz com que, ano após ano, mais visitantes escolham viver essa experiência conosco.

E queremos que cada vez mais pessoas descubram tudo o que o Maranhão tem a oferecer.

Por isso, levamos um pouco do nosso São João para outras capitais do país.

Neste 2026, estivemos em Minas Gerais e em São Paulo, apresentando nossa cultura, nossa gastronomia, nossas belezas naturais e convidando o Brasil inteiro a conhecer o estado no período mais colorido e festejado do ano.

Afinal, mais turistas significam hotéis ocupados, restaurantes movimentados e mais oportunidades para milhares de trabalhadores e pequenos empreendedores.

O São João impulsiona a economia, gera renda e fortalece negócios em diferentes setores. No ano passado, mais de R$ 400 milhões circularam durante o período junino, e nossa expectativa é de que esse número seja ainda maior nesta edição.

Para que tudo aconteça da melhor forma, estamos investindo fortemente em organização e segurança.

Serão quase quatro mil agentes atuando de forma integrada, com o apoio de tecnologias de monitoramento, videovigilância, reconhecimento facial e drones.

Tudo para garantir que moradores e visitantes possam aproveitar cada momento com tranquilidade, como já tem ocorrido em outros grandes eventos públicos realizados no estado.

O Maranhão vive um momento importante de crescimento. E, nesse cenário, é fundamental valorizar nossas raízes e fortalecer nossa identidade.

O São João representa exatamente isso: a celebração daquilo que herdamos de gerações passadas e que continuamos construindo todos os dias.

Por isso, se você é maranhense, participe, prestigie nossos grupos culturais, valorize nossos artistas e compartilhe esse orgulho com outras pessoas.

E, se você vem de outro estado ou de outro país, prepare-se para viver uma experiência inesquecível.

Junho chegou. As portas do Maranhão estão abertas.

Sejam todos bem-vindos ao maior São João do Mundo.

*Governador do Maranhão

Lima Campos – Orleans Brandão amplia alianças políticas e fortalece base de apoio no Médio Mearim

Em novas reuniões com lideranças políticas e a população do Médio Mearim, o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), esteve em Lima Campos na noite de quinta-feira (4), onde foi recebido pelo prefeito Jailson Alves, vereadores, lideranças regionais e a comunidade em geral. O encontro reforçou as alianças construídas e consolidou novas parcerias em torno de sua pré-candidatura.

 

“É uma alegria muito grande estar mais uma vez em Lima Campos, uma cidade onde posso andar de cabeça erguida, assim como nos demais municípios do Maranhão, porque tive a oportunidade de contribuir para que importantes obras e benefícios chegassem à população. Quando estive à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, aprendi que o verdadeiro municipalismo se faz ouvindo as demandas de cada cidade e buscando soluções concretas para melhorar a vida das pessoas. E os resultados estão presentes nos 217 municípios maranhenses, todos contemplados com obras, serviços e ações que ajudamos a tirar do papel”, afirmou Orleans Brandão.

Durante o encontro, Orleans ressaltou sua experiência à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas e destacou que Lima Campos está recebendo investimentos importantes articulados durante sua passagem pelo órgão, entre eles a implantação de uma Escola Militar e de uma unidade do Viva/Procon, demandas apresentadas pela gestão municipal e atendidas pelo Governo do Estado.

“São serviços assim que conseguimos ajudar a planejar e executar. Ações como o Maranhão Livre da Fome e o Educação de Verdade, por exemplo. Além disso, com muito trabalho, ajudamos o Maranhão a alcançar a segunda posição nacional em solidez fiscal, ampliando a capacidade de atrair investimentos e de firmar parcerias para o desenvolvimento do estado. O Maranhão também avançou dez posições nos indicadores de gestão pública, mostrando que é possível fazer uma administração eficiente e voltada para resultados. Tudo isso me dá a convicção de que ainda podemos fazer muito mais pelo nosso estado”, assegurou.

O prefeito de Lima Campos, Jailson Alves, deu as boas-vindas a Orleans e destacou o bom diálogo que mantiveram nos últimos anos em prol do município. Ele reiterou sua confiança no trabalho desenvolvido por Orleans ao longo dos últimos anos.

“Não tenho dúvidas de que Orleans reúne as qualidades necessárias para continuar ajudando os municípios maranhenses. Nossa gestão está sempre em busca do melhor para Lima Campos e eu fiz questão de recebê-lo aqui, ao lado de tantas lideranças e amigos, para reafirmar a confiança que temos em seus propósitos. Confiamos na sua capacidade de diálogo, no seu trabalho e no compromisso que tem demonstrado com Lima Campos e com todo o Maranhão”, declarou.

Jailson afirmou ainda que Lima Campos é uma cidade administrada ouvindo as pessoas, assim como foi a gestão de Orleans Brandão na Secretaria. “É assim que conduzimos nossa gestão, porque entendemos que a política é a arte de unir pessoas em torno de objetivos comuns. Aqui, respeitamos cada cidadão, ouvimos seus anseios e trabalhamos diariamente para transformar as demandas da população em ações concretas. Só faz sentido fazer política se for ao lado do povo e de lideranças que tenham compromisso verdadeiro com o desenvolvimento da nossa cidade, como sei que o Orleans Brandão é”, ressaltou o prefeito.

Lideranças

Os encontros em Lima Campos reforçam o crescimento de sua pré-candidatura no Médio Mearim e amplia a frente de apoio que vem sendo formada no município. Na cidade, ele também se encontrou com Léo Fontes, uma das mais fortes lideranças políticas da região. Durante a reunião, Fontes destacou a parceria construída com Orleans ao longo dos últimos.

“Orleans sempre foi um parceiro presente de Lima Campos. Tenho gratidão por tudo o que ele ajudou a trazer para o nosso município, quando esteve na Secretaria de Assuntos Municipalista. Aqui tivemos seu apoio em inúmeros momentos. Nas ações da Semana Santa, por exemplo, para que pudéssemos levar alimento à população. Também esteve ao nosso lado em situações difíceis na área da saúde, ajudando famílias que precisavam de atendimento urgente. É por tudo isso que quero agradecer essa parceria e reafirmar nossa confiança no trabalho de Orleans Brandão”, afirmou Léo Fontes.

Presente às reuniões em Lima Campos, o ex-secretário de Estado do Planejamento e pré-candidato a deputado federal, Vinícius Ferro, falou sobre os resultados alcançados pelo Maranhão nos últimos anos e defendeu a continuidade do modelo de gestão municipalista.

“Hoje temos o retrato de um governo realmente municipalista, que valoriza as cidades e trabalha com planejamento e eficiência. Por isso, o Maranhão vem avançando nos indicadores sociais e econômicos, batendo recordes na geração de emprego e renda e atraindo novos investimentos. Esses resultados são fruto de uma gestão responsável, que garante segurança para investir e criar oportunidades para a população”, afirmou.

SOB A LIDERANÇA DO PREFEITO MILTINHO ARAGÃO, ABERTURA DA AGROSAMAS 2026 CONSOLIDA SÃO MATEUS COMO POTÊNCIA DO AGRONEGÓCIO NO MARANHÃO

A segunda edição da Agrosamas começou hoje e já reafirmou o protagonismo de São Mateus do Maranhão como um dos maiores polos produtores de arroz do estado e do Nordeste. O evento terá três dias de duração reúne produtores, empresários, investidores e autoridades, fortalecendo o agronegócio e impulsionando o desenvolvimento regional por meio de inovação, tecnologia e geração de oportunidades.

Realizada às margens da BR-135, a feira se consolida como um espaço estratégico para negócios, troca de conhecimento e fortalecimento de toda a cadeia produtiva.

O prefeito Miltinho Aragão destacou a importância da feira para o crescimento do município e da região. Segundo ele, o evento fortalece São Mateus como grande produtor e evidencia o potencial agrícola, atraindo novos investimentos e incentivando a instalação de indústrias.

“O Agrosamas fortalece toda a cadeia produtiva. Já temos indústrias se estabelecendo e isso faz com que possamos avançar mais rápido. Pequenos, médios e grandes produtores estão produzindo e gerando riqueza para o município”, afirmou.

O vice-prefeito Clóvis Bernardes ressaltou que a feira coloca a região no centro das discussões do agronegócio, destacando o potencial produtivo dos municípios vizinhos.

“São nove municípios com o mesmo potencial. A chegada de indústrias vai gerar desenvolvimento no comércio e fortalecer ainda mais a produção de arroz em toda a região”, pontuou.

A primeira-dama Joseane também apresentou o projeto social “Acolher”, que participa da feira com ações solidárias.

“Trouxemos o projeto com todas as ações realizadas desde 2025. As camisas vendidas terão a renda destinada às pessoas que mais precisam”, explicou.

Presente no evento, o deputado federal Juscelino Filho destacou o crescimento da Agrosamas e a força da parceria com a gestão municipal.

“São Mateus vive um novo momento com o prefeito Miltinho Aragão. Temos trabalhado juntos para garantir investimentos em educação, saúde e infraestrutura. Esse evento só tende a crescer e trazer ainda mais resultados para a região”, afirmou.

O ex-prefeito e ex-presidente da FAMEM, Ivo Resende, reforçou a importância da feira para o desenvolvimento econômico.

“São Mateus é o maior produtor de arroz do Maranhão e um dos maiores do Nordeste. A Agrosamas traz tecnologia, investimentos e oportunidades de negócios, gerando divisas e fortalecendo toda a região”, destacou.

A programação da Agrosamas 2026 é ampla e inclui exposições, rodadas de negócios, apresentação de novas tecnologias, concurso Garota Agrosamas e grandes shows com atrações nacionais como Gildean Marques, Andrio Henrique, Mateus Mohamed e Cláudio Ney & Juliana, além de artistas locais.

Além disso, o evento também conta com a presença de importantes lideranças políticas, incluindo o pré-candidato ao governo do Maranhão, Orleans Brandão, reforçando a relevância da feira no cenário estadual.

Com foco em inovação, a edição deste ano destaca a agricultura de precisão, o uso de inteligência artificial no campo, drones, sensores e soluções tecnológicas que ajudam o produtor a enfrentar desafios climáticos e aumentar a produtividade.

 

Em Capinzal do Norte, Orleans Brandão consolida ampla frente política em apoio à sua pré-candidatura

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), participou de uma série de reuniões com lideranças políticas de Capinzal do Norte, nesta quarta-feira (3). O emedebista foi recebido pelo prefeito Abnadar Portela e por seu grupo político, ocasião na qual foram discutidas demandas do município e apresentados compromissos para o desenvolvimento local.

Durante a agenda, Orleans também visitou as unidades do Restaurante Popular e do Viva/Procon, equipamentos públicos que ajudou a planejar e a viabilizar quando esteve à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas.

“A nossa caminhada tem sido baseada no diálogo, ouvindo as lideranças e entendendo os anseios de cada município. Capinzal do Norte é uma das cidades que tivemos a satisfação de ajudar quando estive à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, com ações importantes como o Restaurante Popular, o Viva/Procon, pavimentação asfáltica e diversas outras iniciativas que melhoram a vida das pessoas”, frisou Orleans.

Orleans também ressaltou os avanços alcançados pelo Maranhão nos últimos anos e defendeu a continuidade do projeto político que vem dando certo.

“O Maranhão avançou muito nos últimos anos. O Governo do Estado conseguiu retirar mais de um milhão de pessoas da extrema pobreza, ampliou a rede de restaurantes populares, expandiu os serviços de hemodiálise, fortaleceu programas como o Maranhão Livre da Fome e realizou investimentos importantes em infraestrutura, educação e saúde. Mas eu tenho convicção de que podemos fazer ainda mais. É com esse propósito que estamos percorrendo o estado, ouvindo a população e construindo um projeto que continue gerando oportunidades e desenvolvimento para todos os maranhenses”, declarou.

No encontro, o prefeito Abnadar Portela reafirmou o apoio do seu grupo político à pré-candidatura de Orleans Brandão e destacou a parceria construída ao longo desse período.

“Levamos diversas demandas do município e fomos atendidos em muitas delas. É claro que o Estado não consegue resolver tudo de uma vez, mas Orleans sempre fez a sua parte, articulando e buscando soluções para as necessidades de Capinzal do Norte. Por isso, esperamos que continue olhando com carinho para nossa cidade. Nosso grupo está fechado com aquele que consideramos o melhor pré-candidato para Capinzal e para o Maranhão. Sempre que for para defender os interesses do nosso município, estaremos juntos”, afirmou Portela.

Além do encontro com o prefeito e sua base política, Orleans reuniu-se também com o ex-vereador Kleiton Mororó, uma das principais lideranças do município. Ao declarar apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão, Mororó destacou sua atuação voltada às necessidades da população e a atenção dedicada aos municípios maranhenses.

“A boa política é aquela que pensa em quem mais precisa e em quem está lá na ponta. E é dessa forma que Orleans tem trabalhado, ouvindo as pessoas. Por isso, ele tem o meu apoio e o apoio de todo o nosso grupo nessa jornada”, afirmou.

A agenda incluiu ainda um encontro com o ex-prefeito de Capinzal do Norte, Eliomar Miranda, e Daeli Miranda, ampliando o diálogo com diferentes lideranças da cidade. “Precisamos nos unir em prol de um bom projeto para Capinzal. E nós acreditamos que esse caminho é com o nosso pré-candidato Orleans Brandão”, disse Daeli.