JEIS 2026 é encerrado com grande celebração, premiações e entrega de novos ônibus escolares em Itapecuru-Mirim

A cerimônia de encerramento dos Jogos Escolares Itapecuruenses (JEIS) 2026 marcou um momento de emoção, conquistas e importantes avanços para a educação do município. Realizado em sua 23ª edição, o evento reuniu estudantes, professores, gestores e autoridades em uma grande celebração do esporte aliado à educação.

Durante a solenidade, o secretário municipal de Educação, Paulo Buzar, destacou a importância do evento e os impactos positivos para a comunidade escolar. Em sua fala, ele ressaltou a emoção de mais uma edição concluída com sucesso:

“Estamos muito emocionados com a conclusão dos jogos escolares, que já estão na sua vigésima terceira edição. Este ano foi fenomenal. E para abrilhantar ainda mais esse momento, o prefeito Felipe Marreca entregará 10 novos ônibus com ar-condicionado para o transporte dos estudantes. Isso garante mais conforto, pontualidade e tranquilidade para os pais. O mais importante é que escola e transporte caminham juntos para fortalecer a aprendizagem dos nossos alunos. E esse encerramento será uma grande surpresa para todos.”

O prefeito Felipe Marreca também celebrou o sucesso do JEIS 2026, destacando o crescimento do evento e os investimentos realizados na educação do município:

“Hoje é dia de premiar e parabenizar todos os vencedores, mas também todos que participaram dessa grande festa esportiva da educação. Conseguimos realizar um JEIS ainda maior que o do ano passado, e ver a alegria dos alunos recebendo seus troféus e medalhas é gratificante. Além disso, entregamos um presente importante para a comunidade escolar: 10 novos ônibus com mais acessibilidade e conforto. Também assinamos quatro ordens de serviço para reforma, ampliação e construção de novas escolas, dentro do nosso compromisso de entregar 25 unidades em 12026.”

Rafael Brito reforça compromisso com a segurança e inaugura moderno Centro de Monitoramento Inteligente em Timon

A preocupação da gestão do prefeito Rafael Brito com a proteção da população ganhou mais um importante reforço nesta segunda-feira (1º), com a inauguração do MIRA (Monitoramento Integrado de Resposta e Ação), o novo Centro de Monitoramento Inteligente de Timon. A estrutura, instalada na sede da Guarda Civil Municipal, representa um dos maiores investimentos já realizados pelo município na área da segurança pública.

O novo sistema entra em funcionamento com 210 câmeras distribuídas em pontos estratégicos da cidade, equipadas com tecnologia de inteligência artificial, reconhecimento facial, leitura de placas de veículos, identificação de pessoas e câmeras termais. O objetivo é ampliar a vigilância urbana, agilizar a resposta às ocorrências e fortalecer as ações de prevenção e combate à criminalidade.

A solenidade contou com a presença da vice-prefeita Socorro Waquim, do secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, além de representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, forças de segurança do Maranhão e do Piauí, vereadores e autoridades municipais.

Durante a inauguração, Rafael Brito destacou que a segurança da população tem sido uma das prioridades de sua administração e que o investimento foi realizado integralmente com recursos próprios da Prefeitura.

“Estamos investindo em tecnologia para cuidar das pessoas. O MIRA não é apenas um conjunto de câmeras, mas um sistema inteligente que funcionará 24 horas por dia, integrado às forças de segurança e preparado para oferecer respostas mais rápidas e eficientes. Nosso compromisso é garantir mais tranquilidade para as famílias timonenses e fortalecer o trabalho das instituições responsáveis pela segurança pública”, afirmou o prefeito.

Rafael Brito também ressaltou que a implantação do centro de monitoramento faz parte de uma estratégia mais ampla de fortalecimento da segurança pública municipal, baseada na integração entre os órgãos de segurança, no uso da tecnologia e na ampliação da capacidade operacional da Guarda Civil Municipal.

O secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, elogiou a iniciativa e destacou que Timon passa a ocupar posição de destaque na região ao investir em inteligência, tecnologia e integração institucional como ferramentas fundamentais para a redução da criminalidade e o fortalecimento da segurança cidadã.

Além da implantação do MIRA, a Prefeitura de Timon tem ampliado investimentos em equipamentos, capacitação de agentes, fortalecimento da Guarda Civil Municipal e ações integradas com as forças de segurança dos estados do Maranhão e do Piauí, consolidando uma política pública voltada à proteção da população e à construção de uma cidade cada vez mais segura.

Parabéns, Governador Carlos Brandão! 🎂✨

Hoje celebramos a vida de um líder que tem contribuído para o desenvolvimento do Maranhão, trabalhando com dedicação e compromisso em favor da nossa população.

Que esta nova etapa seja marcada por muita saúde, sabedoria, felicidade e realizações. Que Deus continue guiando seus passos e fortalecendo sua missão de construir um Maranhão cada vez melhor para todos.

Receba os votos de felicidades da prefeita Maria Alves e de toda a população de Arari. 🎊👏

#ParabénsCarlosBrandão #Maranhão #MariaAlves #Arari #Felicidades #Desenvolvimento #TrabalhoECompromisso

BESALIEL ALBUQUERQUE FORTALECE TRADIÇÃO, ENTREGA BENEFÍCIOS E VALORIZA CULTURA DURANTE FESTA DAS MÃES EM MATA ROMA

Celebração, emoção e conquista, assim foi a realização de mais uma grande festa em homenagem às mães, promovida pelo prefeito Besaliel Albuquerque em Mata Roma. O evento, que já se consolidou como tradição na cidade em seu quinto ano consecutivo, reuniu autoridades, lideranças e a população em um momento marcado pela valorização das famílias e pela entrega de importantes benefícios.

Durante a programação, o prefeito destacou a alegria de poder proporcionar esse momento especial às mães do município, reforçando o compromisso da gestão com ações que impactam diretamente a vida da população.

“É um dia muito alegre para o nosso município, e para mim, como prefeito, ainda mais especial por poder realizar essa distribuição de prêmios para o nosso povo. Estamos no mês de maio, dedicado às mães, e fazemos questão de manter essa tradição. E já adianto que em agosto teremos mais uma grande premiação para os pais, porque isso já virou marca da nossa gestão”, afirmou Besaliel.

Um dos momentos mais marcantes foi a entrega de uma motocicleta 0km para a moradora da zona rural, Mayara Aguiar, do povoado Taboquinha. Emocionada, ela agradeceu pela oportunidade de viver um Dia das Mães inesquecível, destacando que não tinha expectativa de conquistar um bem tão importante.

Além da moto, foram sorteados prêmios como geladeiras, tvs, fogões, microondas, máquinas de lavar, entre outros.

Aproveitando o momento festivo, o prefeito também realizou a entrega de uma retroescavadeira, adquirida por meio da parceria com o Governo do Maranhão, reforçando os investimentos em infraestrutura e apoio à produção rural.

“Esse equipamento vai ajudar na limpeza pública, na agricultura familiar e na recuperação das estradas vicinais. É mais um avanço para o desenvolvimento do nosso município. Agradeço ao governador Carlos Brandão pela parceria, que tem sido fundamental para essas conquistas”, ressaltou o gestor.

Besaliel também destacou que sua gestão tem o compromisso de valorizar todas as datas comemorativas do calendário municipal, promovendo eventos que fortalecem a cultura, a tradição e o sentimento de pertencimento da população.

 

O presidente da Câmara Municipal, Fernando Boa Sorte, destacou a importância da iniciativa e da união entre os poderes.

“Essa festa virou tradição porque o nosso prefeito nunca esquece essa data tão importante. Hoje estamos celebrando com as mães de Mata Roma um momento de alegria e gratidão. A parceria entre o Executivo e o Legislativo tem sido essencial para construirmos um município mais desenvolvido e próspero”, afirmou.

A secretária municipal de Finanças, Alceises, também reforçou o compromisso da gestão com a valorização das mães e a continuidade dessas ações.

“Não é custo, é prazer proporcionar esse momento. Mãe é amor, cuidado e merece todo reconhecimento. Todos os anos o prefeito Besaliel tem feito isso, e vamos dar continuidade enquanto estivermos aqui”, destacou.

A vice-prefeita Chaguinha celebrou a emoção de participar de mais uma edição do evento, enfatizando a inclusão das mães da zona rural.

“Desde o início da gestão, vivemos esse momento com muita alegria. Para mim, como mãe e avó, é uma felicidade dupla. Ver as mães da zona rural sendo beneficiadas é gratificante. Só tenho a agradecer ao prefeito Besaliel por esse olhar humano e sensível com a nossa população”, concluiu.

MEGA FESTA DAS MÃES: PREFEITO JÚNIOR GARIMPEIRO SUPERA EXPECTATIVAS COM SHOW DE PRÊMIOS PARA MÃES DE CENTRO NOVO

Momentos de muita emoção e alegria marcaram a realização da tradicional Festa das Mães, promovida pelo prefeito Júnior Garimpeiro no último dia do mês em Centro Novo do Maranhão. O evento, que já é marca registrada da gestão, surpreendeu mais uma vez pela grandiosidade e pelo cuidado com cada detalhe.

Neste ano, a celebração contou com o sorteio de quatro motos zero quilômetro, além de geladeiras, televisores, máquinas de lavar, fogões e diversos brindes, garantindo felicidade e reconhecimento às mães centronovenses.

Durante o evento, que reuniu mais de cinco mil mães, o prefeito destacou a evolução da festa ao longo dos anos e reafirmou seu compromisso em valorizar cada vez mais as mães do município.

“A gente vem crescendo a cada dia, colocando mais prêmios. Começamos com uma moto, depois duas, três, e hoje já são quatro. Além disso, tem geladeira, televisão e vários outros prêmios que deixam as mães satisfeitas. É uma lembrança que a gente leva com muito carinho, e isso só vai acabar quando eu morrer”, afirmou.

Júnior Garimpeiro também ressaltou as tradições da festa, que incluem premiações para diferentes perfis de mães, como as que tiveram mais filhos e até momentos descontraídos que reforçam o clima de alegria do evento.

Outro destaque foi o anúncio de um gesto que emocionou o público: uma das mães contempladas também receberá uma casa nova, com apoio direto da gestão municipal.

“Ela me falou que precisava da casinha dela, e eu dei o aval. Amanhã mesmo a equipe começa. Vamos dar toda assistência para construir a casa dela”, garantiu o prefeito. Outro diferencial da premiação é que as mães mais velhas ou com mais filhos receberam pix no valor de mil reais.

A decisão de realizar a festa no fim do mês também teve um significado especial, como explicou o gestor.

“A gente não quis fazer na data exata do Dia das Mães por motivos pessoais. Minha mãe já não está mais comigo, e a mãe do nosso secretário também partiu recentemente. Então resolvemos fazer agora, e todos compreenderam”, disse.

A vereadora Gezânia destacou o compromisso da gestão e elogiou a qualidade do evento.

“É muito fácil trabalhar com a gestão do Júnior Garimpeiro. É uma equipe comprometida, inclusiva e preocupada com as pessoas. Os eventos são sempre bem organizados, com prêmios de qualidade. A cada ano, o prefeito se supera, e o povo participa porque sabe que é bem tratado. É uma festa maravilhosa e uma tradição que só cresce”, afirmou.

Já o vice-prefeito Moabe Carrias reforçou o carinho da administração com as mães do município.

“Essa data não poderia passar em branco. O prefeito demonstra seu carinho proporcionando essa linda festa, com muitos prêmios, incluindo quatro motos zero quilômetro. É uma tradição que se mantém forte e que valoriza as mães centronovenses”, destacou.

Entre as premiadas, a emoção tomou conta. Raquel comemorou a conquista, enquanto Ana Cléia, ganhadora de uma das motos, expressou sua gratidão.

“A emoção é muito grande. Estou muito feliz com esse prêmio e agradeço ao nosso prefeito por esse cuidado com a gente. A festa foi linda e feita de coração”, disse Ana Cléia.

Prefeito Zé Martins assina Ordem de Serviço para construção da ponte sobre o Rio Carrapicho, em Juraraitá

Neste domingo (31), o prefeito de BequimãoZé Martins, assinou a Ordem de Serviço que autoriza o início da construção da ponte de concreto sobre o Rio Carrapicho, na região d Juraraitá. O momento foi acompanhado pelo vice-prefeito Professor Ivaldo, morador da região e importante articulador da demanda junto à gestão municipal. O ato reuniu ainda vereadores, secretários municipais, lideranças locais e moradores, que celebraram mais uma importante conquista para a infraestrutura da zona rural.

Foto: Leandro Rodrigues/Ascom/PrefeituraDeBequimão
Foto: Leandro Rodrigues/Ascom/PrefeituraDeBequimão

A obra será executada com recursos próprios da Prefeitura de Bequimão e substituirá a atual estrutura, garantindo mais segurança, durabilidade e melhores condições de tráfego para moradores, estudantes, produtores rurais e todos que utilizam a via diariamente. A construção da ponte atende a uma demanda histórica das comunidades e reforça o compromisso da gestão municipal com investimentos que impactam diretamente a qualidade de vida da população, fortalecendo o acesso entre localidades, facilitando o escoamento da produção rural e contribuindo para o desenvolvimento da região.

Foto: Leandro Rodrigues/Ascom/PrefeituraDeBequimão
Foto: Leandro Rodrigues/Ascom/PrefeituraDeBequimão

A solenidade contou com a presença dos secretários municipais Zé Orlando Martins (Governo), Creuber Pereira (Desenvolvimento Rural), Cleonilde Pereira (adjunta de Desenvolvimento Rural), Franklin Pereira (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Diógenes Rodrigues (Esporte, Juventude e Lazer), Rodrigo Martins (Cultura e Turismo), Sinara Almeida (Educação), Otoniel Gusmão (Segurança), Carlos Potoca (Infraestrutura) e Neto Martins (adjunto de Infraestrutura), além do fiscal de obras Murilo Martins, do coordenador da Defesa Civil Amarildo Paixão, do coordenador do Procon Leônidas Neto e de Peterson Formiga, representante da Teknise Infraestrutura. Também participaram do ato os vereadores Pedro Acará, presidente da Câmara Municipal, Janny Enfermeira, Carlinhos Severaldo e Tonilson da Saúde, reforçando o apoio institucional à realização da obra.

Foto: Leandro Rodrigues/Ascom/PrefeituraDeBequimão

Prefeitura de Bequimão promove curso pioneiro de fotografia e edição de imagens com celular

Entre enquadramentos, técnicas e novos olhares, dois dos mais belos cartões-postais de Bequimão se transformaram em sala de aula a céu aberto. O Porto de Bequimão e o Cais Flutuante de Paricatíua, às margens do Rio Itapetininga, foram os cenários escolhidos para a etapa prática do Curso de Fotografia e Edição de Imagens com Celular, promovido pela Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc.

A iniciativa, pioneira no município, reuniu 27 participantes em uma formação voltada ao aperfeiçoamento de técnicas fotográficas e ao desenvolvimento de um olhar mais sensível sobre a fotografia produzida com smartphones. Durante dois dias, os alunos tiveram acesso a conteúdos teóricos e práticos, aprendendo a utilizar melhor os recursos dos aparelhos celulares para registrar imagens com mais qualidade e criatividade.

Foto: Davi Licoln/Ascom/PrefeituraDeBequimão

Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins, o curso foi pensado para fortalecer talentos locais e ampliar as oportunidades para quem utiliza a fotografia como ferramenta de trabalho ou de expressão.

“Aconteceu nesses dois dias o curso de fotografia e edição de imagem com celular. Um curso pioneiro aqui no município de Bequimão, que teve o apoio do prefeito Zé Martins, da Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com recurso da Lei Aldir Blanc. Tivemos 27 participantes que já dominam essa técnica da fotografia, e o curso veio com o objetivo de aprimorar o olhar e a sensibilidade das pessoas que utilizam o celular como ferramenta de trabalho.”

Foto: Davi Licoln/Ascom/PrefeituraDeBequimão

Responsável pela formação, o fotógrafo Marco Borba destacou que a proposta foi mostrar que é possível produzir imagens de qualidade utilizando apenas o smartphone.

“Nesses dois dias de curso a gente passou muitas técnicas, enquadramento, como extrair o máximo do seu iPhone ou smartphone. Aqui nesse curso a gente conseguiu passar algumas técnicas de posicionamento, de ângulo, de campo de profundidade e de como usar uma câmera de forma clara.”

Além de promover qualificação, a iniciativa também despertou novos olhares sobre as potencialidades turísticas e culturais do município. Durante a aula prática, os participantes puderam aplicar os conhecimentos adquiridos em cenários que representam a identidade e as belezas naturais de Bequimão.

Foto: Davi Licoln/Ascom/PrefeituraDeBequimão

Para a estudante Ana Karoline, que participou da formação representando o Centro Educa Mais, a experiência foi uma oportunidade de ampliar conhecimentos e descobrir novas possibilidades.

“Bom, esse curso de fotografia foi uma grande oportunidade, onde eu pude aprender coisas novas. Além do que eu já sabia, agregou mais ao meu conhecimento. Além de estar representando a minha escola, o Centro Educa Mais. Foi uma experiência muito boa. Eu espero que venham mais para nós estudantes aprendermos mais.”

Foto: Davi Licoln/Ascom/PrefeituraDeBequimão

O empreendedor Fábio Abreu também ressaltou a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, especialmente para registrar momentos importantes do cotidiano.

“Como eu gosto de viajar com a família e tal, acaba que a gente perde o momento por não tirar uma boa foto ou fazer um bom vídeo. E esse curso vai me ajudar a agregar esses valores nos momentos de família, registrar esses momentos.”

Foto: Davi Licoln/Ascom/PrefeituraDeBequimão

Ao unir qualificação, cultura e valorização do patrimônio local, a ação fortaleceu o compromisso da gestão do prefeito Zé Martins com o incentivo à formação de talentos e ao desenvolvimento de iniciativas que ampliem o acesso ao conhecimento e à economia criativa.

Prefeitura de Bequimão abre programação dos 91 anos do município com atendimentos gratuitos da Carreta da Mulher Maranhense; saiba como participar

A contagem regressiva para os 91 anos de Bequimão começa com uma ação especial voltada à saúde e ao bem-estar da população. Na próxima quinta-feira (4), a Prefeitura de Bequimão recebe a Carreta da Mulher Maranhense, que oferecerá consultas, exames e diversos serviços gratuitos durante todo o dia.

A unidade móvel ficará estacionada em frente à Praça Santo Antônio, ao lado da Igreja Matriz, das 8h às 17h, ampliando o acesso da população a atendimentos especializados e exames preventivos.

Serão disponibilizadas consultas em pediatria, ginecologia e dermatologia, além de mamografia, exame preventivo, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, testes rápidos e ultrassonografia para pacientes com requisição médica.

Os interessados em participar devem realizar o agendamento antecipado a partir desta segunda-feira (1), na Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Para os atendimentos de mamografia, é necessário apresentar cópia do Cartão do SUS, documento de identidade e comprovante de residência.

A ação abre oficialmente a programação comemorativa pelos 91 anos de Bequimão e reforça o compromisso da gestão do prefeito Zé Martins em aproximar os serviços de saúde da população, garantindo mais acesso, prevenção e qualidade de vida.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Governo do Maranhão, a Prefeitura de Bequimão, a EMSERH e a Secretaria de Estado da Mulher, fortalecendo as ações de cuidado e atenção à saúde no município.

Foto: Divulgação

Orleans Brandão defende continuidade do municipalismo em reunião com lideranças regionais

Encontro de lideranças da região no sítio da deputada Iracema Vale

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, participou neste domingo (31) de uma reunião com lideranças de diversos municípios em Urbano Santos. O encontro reuniu prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e representantes políticos da região em mais uma demonstração de apoio ao projeto político liderado por Orleans Brandão.

Ao lado da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, e do senador Weverton Rocha, Orleans destacou a parceria construída com os municípios ao longo dos últimos anos e afirmou que pretende dar continuidade a uma gestão baseada no diálogo, no trabalho e na presença constante junto às lideranças locais.

“Eu aprendi a trabalhar com os prefeitos, vereadores e lideranças. Foi ouvindo quem conhece a realidade de cada cidade que conseguimos levar obras, programas e ações para todo o Maranhão. Eu não estava vendo as coisas do gabinete ou pelo celular. Eu fui aos municípios, acompanhei entregas, ouvi as pessoas e ajudei a transformar a vida de muita gente. E tenho certeza de que podemos fazer ainda mais”, afirmou o pré-candidato.

Durante sua fala, Orleans relembrou ações que ajudou a coordenar ao lado do governador Carlos Brandão, entre elas o programa Maranhão Livre da Fome, a expansão da rede estadual de hemodiálise e importantes investimentos em infraestrutura, educação e assistência social, ressaltando que o trabalho realizado nos últimos anos mostrou a força da parceria entre o Governo do Estado e os municípios.

Ao declarar apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão, a presidente da Assembleia Legislativa destacou sua atuação em todas as regiões do Maranhão e sua participação direta na construção de programas e ações que beneficiaram milhares de famílias.

“O Maranhão conhece o trabalho de Orleans. Ele tem presença, diálogo e serviço prestado em todas as regiões do estado. Todas as vezes que precisei ajudar os municípios e a população, encontrei nele disposição para trabalhar e resolver problemas. É por isso que nosso grupo caminha unido ao seu lado”, afirmou Iracema Vale.

O senador Weverton Rocha também ressaltou a importância da união das lideranças regionais e da construção coletiva de um projeto voltado para o desenvolvimento do Maranhão.

“Quando cada liderança faz a sua parte e trabalha pelo seu município, o resultado é a construção de um projeto forte. Esse sentimento de união que vemos aqui hoje é fundamental para o futuro do Maranhão”, afirmou Weverton Rocha.

O pré-candidato também destacou que tem percorrido o estado discutindo propostas e construindo um plano de governo voltado para ampliar oportunidades e melhorar a qualidade de vida da população maranhense.

“Tenho orgulho do que construímos até aqui, mas estou ainda mais motivado pelo futuro. O Maranhão avançou e agora precisamos continuar investindo nas pessoas, fortalecendo os municípios e criando oportunidades para quem mais precisa. É com trabalho, diálogo e parceria que vamos continuar transformando a vida da população”, finalizou Orleans.