No dia 11 de dezembro de 2006 o edifício que abrigava a Prefeitura de São Luís Gonzaga pegou fogo e foi inteiramente destruído pelas chamas. As ruinas permaneceram à mostra por 15 anos, até a decisão do prefeito Doutor Júnior em reconstruir o prédio. E ter a parceria do Governo do Maranhão para a reconstrução. Que foi concluída agora, na gestão do governador reeleito Carlos Brandão. Que compareceu ao município para entrega-lo às autoridades e à população.
Brandão reinaugurou o Edifício “João de Brito Raposo”, inteiramente reconstruído, numa cerimônia que associou lembranças amargas e a satisfação do dever cumprido. As cenas dantescas do incêndio foram revistas. E prefeito e governador também celebraram os serviços de pavimentação do trecho rodoviário São Gonzaga a Trizidela do Vale, ligação esperada há mais de 50 anos; e o bom andamento das obras do novo hospital do município, atualmente funcionando em casa alugada.
O governador Carlos Brandão, juntamente com a primeira-dama, Larissa Brandão, logo pela manhã deste domingo (30), compareceu ao Centro de Ensino Maria José Macedo Costa, colégio eleitoral onde vota em sua cidade natal, Colinas (a 437 km de São Luís).
“Acabo de exercer a minha cidadania, ao votar no município de Colinas, onde eu tenho domicílio eleitoral. Eu quero fazer um apelo a todos os maranhenses que ainda não votaram, que vá às urnas para que a gente possa exercer e fortalecer a democracia, em um momento decisivo para escolher o futuro de todos os maranhenses e de todos os brasileiros. Portanto, eu já fiz a minha parte, agora cabe a cada um dos brasileiros e maranhenses fazerem a sua. Deposite naquele candidato que é o melhor, o melhor para o Maranhão, o melhor para o Brasil. Vamos à luta e vamos à vitória”, manifestou.
Apoiado pelo ex-presidente Lula em sua campanha exitosa, vencida no primeiro turno com 51,29% dos votos válidos, Brandão seguiu reiterando publicamente apoio ao candidato do PT, como em vídeo postado em suas redes sociais na última sexta-feira (28).
“É chegada a hora de decidirmos os rumos do nosso país. Onde houver ódio, que vença o amor. Onde houver medo, que vença a esperança. Por você, pela sua família, pelo seu próximo, pelo Brasil, vamos à vitória com Lula 13.”
No início da tarde, o governador já retorna a São Luís, onde vai se encontrar com o senador eleito Flávio Dino para acompanhar a apuração de votos.
A Prefeitura de Pinheiro, através da secretaria municipal de saúde, em parceria com o hospital Aldenora Belo, administrado pela Fundação Antonio Dino promoveu de 24 a 28 de outubro ação de prevenção alusivasl à campanha outubro rosa, com atendimento de exame preventivo (papanicolau) e orientação quanto ao autoexame da mama. Esse atendimento é fundamental para fortalecer o cuidado com as mulheres Pinheirenses.
O atendimento ocorreu na unidade de saúde do bairro Pacas, Povoados, Paraíso e Santa Sofia, e Hospital Aldenora Belo. A ação atraiu dezenas de mulheres que aproveitaram a oportunidade para colocar o exame preventivo em dia.
Na manhã da quarta-feira, o vice-presidente da fundação, Antonio Dino Tavares, aproveitou a ocasião para visitar as obras de construção do Hospital do Câncer de Pinheiro, um importante equipamento que em breve fortalecerá a luta contra a doença.
Direcionado a gestores e professores de escolas públicas, o curso “Atualização em Gestão Escolar – Planejamento e Avaliação” aborda essencialmente a educação básica. Quem ministrará as aulas serão as professoras e pesquisadoras da Fundaj Verônica Fernandes e Juceli Bengert.
“A gestão escolar tem sido apontada como um dos aspectos essenciais para a superação dos graves problemas na qualidade da educação nas escolas brasileiras, principalmente na região Nordeste. Esse curso foi estruturado a partir dos elementos identificados na Pesquisa Qualidade Educacional e Gestão Escolar, que reuniu gestores de escola com bom desempenho educacional para a discussão sobre gestão e qualidade educacional”, destacou a professora Juceli.
Ao todo, o curso conta com 20 horas de duração, divididas nos módulos: I- Planejamento Participativo; e II- Avaliação Educacional. A primeira aula acontecerá no próximo dia 31 de outubro e a última no dia 10 de novembro. Será de segunda a sexta e não haverá aula no dia 02/10, devido ao feriado. Para se inscrever, basta acessar o link: https://prematricula.suportegerencial.com.br/.
O primeiro módulo abordará o “Planejamento Participativo”. Falando de questões essenciais no planejamento da gestão escolar, como o processo de construção do Projeto Político Pedagógico, formas de participação, de consulta e deliberações, as concepções essenciais que orientam o PPP e a implementação e a gestão desse projeto. Essa parte será conduzida por Verônica Fernandes, que é doutora em Políticas Públicas e mestre em Educação.
Já o módulo “Avaliação Educacional” apresentará concepções, tipos e modelos teóricos de avaliação educacional e orientações para ações pedagógicas e de gestão. Ministrada pela mestra em Educação, Juceli Bengert, a etapa final da capacitação também contemplará o histórico da implantação dos sistemas de avaliação da educação no Brasil.
Detalhes do curso
Atualização em Gestão Escolar – Planejamento e Avaliação
Módulo I- Planejamento Participativo
Professora: Verônica Soares Fernandes (É Pesquisadora da Fundaj, e instrutora da ENAP desde 2014. Tem experiência em Educação, com ênfase em Avaliação de Políticas, Planos, Programas e Projetos Educacionais e em planejamento na gestão pública. Doutora em Políticas Públicas, graduada em Serviço Social, especialista em pesquisa em educação e tem mestrado em Educação.)
Módulo II- Avaliação Educacional
Professora: Juceli Bengert: (pesquisadora da Coordenação Geral de Estudos Educacionais da Fundaj e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE . Graduada em Matemática e mestre em Educação. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, avaliação educacional, avaliação de políticas públicas da educação, métodos quantitativos e educação matemática.)
Carga horária total do curso: 20h
Plataforma: SG Edu
Data: De 31 de outubro a 10 de novembro de 2022
Horário: Das 19h às 21h30
Plataforma: SG Edu
Luciano decidiu conceder entrevista ao programa Pinheiro Agora nesta sexta-feira, 28, com o intuito de conversar com a população e esclarecer pontos importantes sobre os últimos acontecimentos na cidade. Retorno do transporte estadual e federal, novos ônibus, doação do terreno para a construção do Fórum de Justiça, eleições e muito mais assuntos estiveram em pauta nesse bate-papo que durou pouco mais de 30 minutos.
Pinheiro enfrentou problemas com o transporte escolar devido a paralisação dos serviços da empresa Expresso Pinheirense, os maiores prejudicados foram os alunos da rede estadual e federal, Luciano interviu ajudando com combustível e colocando a disposição ônibus municipais para realizar o trajeto. O gestor de Pinheiro anunciou a aquisição de mais 10 ônibus para reforçar a frota do município do transporte escolar, hoje composta por 60 veículos. Um dos ônibus já foi entregue, o outro está a caminho e mais 8 chegarão até o final de dezembro.
A doação do terreno localizado no bairro Antigo Aeroporto para a construção do Fórum de Justiça causou discussão nas rodas de conversa da comunidade Pinheirense, principalmente porque a oposição especulou sobre prejuízos à comunidade visto que o local funciona como área de prática de esportes como o futebol. Luciano apontou os benefícios como geração de emprego e renda, valorização do Bairro com mais uma construção imponente, como é o caso do hospital do Câncer que em breve será entregue.
“Inventar mentiras é muito fácil, é o que oposição mais tem feito nos últimos tempos, tentar criar tumulto com fake news, enquanto isso a gente trabalha e muito. Com relação ao terreno precisamos pensar do ponto de vista do desenvolvimento, é o que mais temos feito, buscar o crescimento econômico e social de nossa cidade. Vamos construir nas proximidades um campo de futebol, já construímos um ginásio. Vamos continuar com nossos projetos buscando o melhor para nossa Pinheiro”, disse Luciano.
O prefeito ainda falou sobre a antecipação do salário dos professores para segunda, e desejou a todos uma boa votação, sem declarar o seu voto, reafirmando a liberdade de escolha de cada um.
Dando continuidade às ações que estão contribuindo para o avanço do desenvolvimento em todos os setores em Cururupu, esteve na última segunda-feira em São Luis o vice- prefeito, Gustavo Pestana, ao lado do governador, Carlos Brandão, do ex-presidente da AGERP e, hoje, deputado estadual eleito, Júlio Mendonça, e do suplente de deputado estadual, Miltinho Aragão, participando da abertura do ano agricola 2022/2023. Na oportunidade, o vice- prefeito que representava o prefeito, Aldo Lopes, que se encontra em missão de trabalho na zona praiana, recebeu do governador uma tonelada e meia de sementes que vão impulsionar mais ainda a agricultura familiar no município. Segundo Gustavo Pestana, ” passada a ressaca das eleições, é hora de darmos, também, uma arrancada no setor agricola, objetivando aumentar a nossa produção, gerando mais emprego, renda e melhorando a qualidade de vida dos nossos agricultores ” finalizou.
Levando em consideração o dia 28 de outubro (sexta-feira), data em que se comemora o dia do Servidor Público e o feriado nacional do dia 02 de novembro (quarta-feira), data dedicada a prestar homenagens aos entes falecidos, o prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, no uso das suas atribuições legais transferiu para o dia 31 de outubro, segunda-feira, o ponto facultativo em alusão ao dia do Servidor Público e ponto facultativo nas repartições públicas do Município de Pinheiro no dia 01 de novembro do corrente ano (terça-feira).
O ponto facultativo não será aplicado para os serviços enquadrados legalmente como serviços essenciais: Educação; Saúde; Limpeza urbana; Comissão Central de Licitação; Tributos; e Assistência social.
Muitos Pinheirenses farão uso dessas datas para viajar para votar e, rever familiares e amigos.
O Maranhão entrou no seleto grupo de estados brasileiros com normas e orientações específicas para reduzir a emissão dos gases do efeito estufa que são gerados pelo desmatamento. Ao mesmo tempo, essas normas vão estimular o desenvolvimento econômico e social da população.
Ou seja, a proteção do meio ambiente vai ter que andar de mãos dadas com a geração de renda e bem-estar para a população. Trata-se do decreto que regulamenta o chamado REDD+, iniciativa relacionada ao tema de mudanças climáticas, serviços ambientais e redução das emissões do desmatamento. O documento foi assinado pelo governador Carlos Brandão nesta quarta-feira (26).
O Maranhão é o terceiro estado no Brasil inteiro a ter esse tipo de decreto. “Hoje é uma data histórica para o Maranhão, para o Brasil e o mundo. Momento importante para a preservação das florestas, do meio ambiente e, acima de tudo, para reduzir a emissão do gás carbônico. O mundo todo está atento a isso, e o Maranhão não poderia ficar de fora”, afirmou Brandão.
Além do REDD+, o decreto assinado no Maranhão também regulamenta o chamado PSA, que trata do pagamento por serviços ambientais. Juntos, o REDD+ e o PSA formam uma série de mecanismos para que a proteção ambiental seja lucrativa para a população. Isso torna essas ferramentas mais atrativas e eficientes.
Como parte da Amazônia Legal, o Maranhão tem uma das mais ricas e valiosas biodiversidades do Brasil.
Investimentos
Os mecanismos têm uma série de objetivos. Entre eles, incentivar e aperfeiçoar programas de pagamento por serviços ambientais. O Maranhão já tem exemplos nesta área, como é o caso do programa Maranhão Verde, que paga uma bolsa para moradores de determinadas áreas ajudarem na preservação ambiental.
Um ponto bastante importante do decreto é a previsão de adotar instrumentos legais para atrair investidores, sempre alinhados à proteção ambiental e ao desenvolvimento social. Ou seja, investidores com iniciativas sustentáveis.
Também está prevista a proteção dos rios e do litoral maranhense, para que sejam usados de maneira sustentável pela atual e pelas próximas gerações.
O REDD+ ainda garante o desenvolvimento sustentável dos povos indígenas e das comunidades tradicionais.
Um elemento bastante importante é que todos esses mecanismos estão em linha com os acordos internacionais dos quais o Brasil faz parte. Isso facilita a atração de investidores internacionais.
Para a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Raysa Maciel, “o Maranhão desponta como um estado que aposta na preservação do meio ambiente, aliado ao desenvolvimento econômico”.
Todas as normas específicas serão definidas e gerenciadas por conselho e comitês com representantes do governo e da sociedade em geral.
Proteção ambiental
O REDD+ e o PSA vão intensificar um trabalho que já é feito no Maranhão. Atualmente, o Maranhão faz a gestão de 15 unidades de conservação, que abrangem em torno de 7 milhões de hectares – aproximadamente 23% do território estadual. Três das unidades de conservação têm reconhecimento internacional.
Entre as medidas já adotadas para a proteção ambiental, estão o Programa Agente Jovem Ambiental (com bolsas para jovens atuarem na proteção ambiental), o já citado Programa Maranhão Verde e uma série de instrumentos legais regulamentando o uso dos recursos naturais.
COP-27
O decreto ganha mais força porque foi assinado às vésperas da COP-27, o grande encontro mundial sobre mudanças climáticas, que começa no dia 6 de novembro no Egito.
Com o documento, o Maranhão transmite a mensagem ao mundo de que está preparado para contribuir na luta contra o aquecimento global.
“Mais do que isso, estamos também apresentando as potencialidades do nosso estado para recebermos investimentos verdes e as ações efetivas em prol do desenvolvimento sustentável e, assim, termos um retorno que beneficie toda a população maranhense”, diz o governador Carlos Brandão.
Coletiva de imprensa foi realizada no Gabinete Português de Leitura, no bairro de Santo Antônio
Com o tema “Do passado ao contemporâneo digital: Brasil e Portugal”, a segunda edição da Festa Literária de Pernambuco (Flipe) celebrará grandes nomes da literatura nacional e internacional em evento marcado para os dias 2, 3 e 4 de dezembro. Por meio de coletiva realizada nesta terça-feira (25), às 10h, no Gabinete Português de Leitura, a organização da Flipe divulgou à imprensa a programação completa da festa que homenageará o escritor português José Saramago e o mestre pernambucano das xilogravuras, J.Borges.
Realizada pela Inova d.A.a.Z, sob coordenação da produtora cultural Patrícia Guedes, a Flipe promoveu nesta manhã a coletiva para divulgação dos painéis presentes no encontro literário, assim como um diálogo sobre a responsabilidade social que eventos como esse carregam no mercado cultural. Para Patrícia, o papel da Flipe é mostrar que o livro sempre será o protagonista da história, mesmo com as mudanças existentes no mercado literário ao longo de 20 anos. “Quem não gosta de ir a uma livraria física e curtir uma leitura, sentindo o toque do papel? O fato é que a tecnologia está aí para tudo e é preciso se adequar ao momento”, destaca.
Com curadoria geral assinada pelo jornalista Múcio Aguiar e Literária pelo escritor Cássio Cavalcante, ambos se pronunciaram sobre a união Brasil e Portugal. “Em um universo de globalização, a possibilidade de construir pontes de irmandade entre esses países de língua portuguesa se mostra importante”, reforça Cássio. A curadora Bia Medeiros abordou na coletiva sobre o processo de criação da programação infanto-juvenil da Flipe. “As contações de histórias e apresentações musicais foram partes cruciais na composição da grade para as crianças, além dos debates com as temáticas do universo infantil”, afirma.
Integrando uma rede de feiras literárias em Portugal, entre elas a I Feira do Livro de Benfica e o II Festival Conexões Atlânticas, a II Flipe debaterá o mercado editorial e as suas novas plataformas de divulgação. Com foco especial no universo digital, essa edição do evento contará com parcerias importantes como o Porto Digital e a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).
Com uma programação diversa, a organização da Flipe anunciou na coletiva de imprensa, nesta terça (25), os ambientes Flipe Geek, Espaço de Inovação e Tecnologia, Espaço Literário, Meio Ambiente e Espaço Infância, assim como seus respectivos painéis abertos ao público geral. Outras atrações importantes anunciadas para o evento são as exposições “Saramago sem ponto final”, a qual reúne 12 obras que marcaram a trajetória do escritor português, além da mostra “Baobás – símbolos de resistência e ancestralidade”, de autoria do jornalista Marcus Prado e curadoria é do escritor Antônio Campos, que se insere na programação de meio ambiente.
A Flipe
O tema da II Festa Literária de Pernambuco (Flipe) é “Do passado ao contemporâneo digital: Brasil e Portugal”. Durante os três dias (2 a 4 de dezembro), grandes nomes da literatura nacional e internacional estarão falando sobre o mercado editorial e suas novas plataformas. A Flipe integra uma rede de feiras literárias em Portugal, entre elas a I Feira do Livro de Benfica e o II Festival Conexões Atlânticas. Será realizada em uma área de mil mil metros quadrados, no piso L3 do RioMar Shopping, no bairro do Pina, em Recife. A entrada é gratuita e as inscrições para participar das palestras, cursos e oficinas estarão disponíveis em pelo site https://flipe.art.br/. Realizada pela Inova d.A.a.Z, sob coordenação da produtora cultural Patrícia Guedes, a Festa Literária tem curadoria geral assinada pelo jornalista Múcio Aguiar e Literária pelo escritor Cássio Cavalcante. Já a curadoria da programação infantil é de Bia Medeiros.
Terá 30 estandes, com áreas de 9m² a 108m² para academias, editoras, livrarias e distribuidoras de todo o país. A Flipe conta com o apoio institucional de diversas instituições. Além-mar, da Fundação Saramago, do Instituto Camões e da Associação Portuguesa de Imprensa. No Estado, do Gabinete Português de Leitura, da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), da Academia Pernambucana de Letras, da União Brasileira de Escritores – Seção de Pernambuco, do Hospital Português, do Consulado de Portugal no Recife, da Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP) e do Instituto Cultural Maestro Leonildo.
Serviço:
II Festa Literária de Pernambuco – Flipe
Data: 2 a 4 de dezembro
Horários: Sexta e sábado das 9h às 22h Domingo das 12h às 21h
Local: Piso L3 do RioMar Shopping
Entrada gratuita