Curso de Atualização em Gestão Escolar está com inscrições abertas

Direcionado a gestores e professores de escolas públicas, o curso “Atualização em Gestão Escolar – Planejamento e Avaliação” aborda essencialmente a educação básica. Quem ministrará as aulas serão as professoras e pesquisadoras da Fundaj Verônica Fernandes e Juceli Bengert.

“A gestão escolar tem sido apontada como um dos aspectos essenciais para a superação dos graves problemas na qualidade da educação nas escolas brasileiras, principalmente na região Nordeste. Esse curso foi estruturado a partir dos elementos identificados na Pesquisa Qualidade Educacional e Gestão Escolar, que reuniu gestores de escola com bom desempenho educacional para a discussão sobre gestão e qualidade educacional”, destacou a professora Juceli.

Ao todo, o curso conta com 20 horas de duração, divididas nos módulos: I- Planejamento Participativo; e II- Avaliação Educacional. A primeira aula acontecerá no próximo dia 31 de outubro e a última no dia 10 de novembro. Será de segunda a sexta e não haverá aula no dia 02/10, devido ao feriado. Para se inscrever, basta acessar o link: https://prematricula.suportegerencial.com.br/.

O primeiro módulo abordará o “Planejamento Participativo”. Falando de questões essenciais no planejamento da gestão escolar, como o processo de construção do Projeto Político Pedagógico, formas de participação, de consulta e deliberações, as concepções essenciais que orientam o PPP e a implementação e a gestão desse projeto. Essa parte será conduzida por Verônica Fernandes, que é doutora em Políticas Públicas e mestre em Educação.

Já o módulo “Avaliação Educacional” apresentará concepções, tipos e modelos teóricos de avaliação educacional e orientações para ações pedagógicas e de gestão. Ministrada pela mestra em Educação, Juceli Bengert, a etapa final da capacitação também contemplará o histórico da implantação dos sistemas de avaliação da educação no Brasil.

Detalhes do curso
Atualização em Gestão Escolar – Planejamento e Avaliação

Módulo I- Planejamento Participativo
Professora: Verônica Soares Fernandes (É Pesquisadora da Fundaj, e instrutora da ENAP desde 2014. Tem experiência em Educação, com ênfase em Avaliação de Políticas, Planos, Programas e Projetos Educacionais e em planejamento na gestão pública. Doutora em Políticas Públicas, graduada em Serviço Social, especialista em pesquisa em educação e tem mestrado em Educação.)

Módulo II- Avaliação Educacional
Professora: Juceli Bengert: (pesquisadora da Coordenação Geral de Estudos Educacionais da Fundaj e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE . Graduada em Matemática e mestre em Educação. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, avaliação educacional, avaliação de políticas públicas da educação, métodos quantitativos e educação matemática.)

Carga horária total do curso: 20h
Plataforma: SG Edu
Data: De 31 de outubro a 10 de novembro de 2022
Horário: Das 19h às 21h30
Plataforma: SG Edu

Inscreva-se: https://prematricula.suportegerencial.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *