II Festa Literária de Pernambuco (Flipe) anuncia programação oficial nesta terça-feira (25)

Coletiva de imprensa foi realizada no Gabinete Português de Leitura, no bairro de Santo Antônio

Com o tema “Do passado ao contemporâneo digital: Brasil e Portugal”, a segunda edição da Festa Literária de Pernambuco (Flipe) celebrará grandes nomes da literatura nacional e internacional em evento marcado para os dias 2, 3 e 4 de dezembro. Por meio de coletiva realizada nesta terça-feira (25), às 10h, no Gabinete Português de Leitura, a organização da Flipe divulgou à imprensa a programação completa da festa que homenageará o escritor português José Saramago e o mestre pernambucano das xilogravuras, J.Borges.

Realizada pela Inova d.A.a.Z, sob coordenação da produtora cultural Patrícia Guedes, a Flipe promoveu nesta manhã a coletiva para divulgação dos painéis presentes no encontro literário, assim como um diálogo sobre a responsabilidade social que eventos como esse carregam no mercado cultural. Para Patrícia, o papel da Flipe é mostrar que o livro sempre será o protagonista da história, mesmo com as mudanças existentes no mercado literário ao longo de 20 anos. “Quem não gosta de ir a uma livraria física e curtir uma leitura, sentindo o toque do papel? O fato é que a tecnologia está aí para tudo e é preciso se adequar ao momento”, destaca.

Com curadoria geral assinada pelo jornalista Múcio Aguiar e Literária pelo escritor Cássio Cavalcante, ambos se pronunciaram sobre a união Brasil e Portugal. “Em um universo de globalização, a possibilidade de construir pontes de irmandade entre esses países de língua portuguesa se mostra importante”, reforça Cássio. A curadora Bia Medeiros abordou na coletiva sobre o processo de criação da programação infanto-juvenil da Flipe. “As contações de histórias e apresentações musicais foram partes cruciais na composição da grade para as crianças, além dos debates com as temáticas do universo infantil”, afirma.

Integrando uma rede de feiras literárias em Portugal, entre elas a I Feira do Livro de Benfica e o II Festival Conexões Atlânticas, a II Flipe debaterá o mercado editorial e as suas novas plataformas de divulgação. Com foco especial no universo digital, essa edição do evento contará com parcerias importantes como o Porto Digital e a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

Com uma programação diversa, a organização da Flipe anunciou na coletiva de imprensa, nesta terça (25), os ambientes Flipe Geek, Espaço de Inovação e Tecnologia, Espaço Literário, Meio Ambiente e Espaço Infância, assim como seus respectivos painéis abertos ao público geral. Outras atrações importantes anunciadas para o evento são as exposições “Saramago sem ponto final”, a qual reúne 12 obras que marcaram a trajetória do escritor português, além da mostra “Baobás – símbolos de resistência e ancestralidade”, de autoria do jornalista Marcus Prado e curadoria é do escritor Antônio Campos, que se insere na programação de meio ambiente.

 

A Flipe
O tema da II Festa Literária de Pernambuco (Flipe) é “Do passado ao contemporâneo digital: Brasil e Portugal”. Durante os três dias (2 a 4 de dezembro), grandes nomes da literatura nacional e internacional estarão falando sobre o mercado editorial e suas novas plataformas. A Flipe integra uma rede de feiras literárias em Portugal, entre elas a I Feira do Livro de Benfica e o II Festival Conexões Atlânticas. Será realizada em uma área de mil mil metros quadrados, no piso L3 do RioMar Shopping, no bairro do Pina, em Recife. A entrada é gratuita e as inscrições para participar das palestras, cursos e oficinas estarão disponíveis em pelo site https://flipe.art.br/. Realizada pela Inova d.A.a.Z, sob coordenação da produtora cultural Patrícia Guedes, a Festa Literária tem curadoria geral assinada pelo jornalista Múcio Aguiar e Literária pelo escritor Cássio Cavalcante. Já a curadoria da programação infantil é de Bia Medeiros.

 

 

Terá 30 estandes, com áreas de 9m² a 108m² para academias, editoras, livrarias e distribuidoras de todo o país. A Flipe conta com o apoio institucional de diversas instituições. Além-mar, da Fundação Saramago, do Instituto Camões e da Associação Portuguesa de Imprensa. No Estado, do Gabinete Português de Leitura, da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), da Academia Pernambucana de Letras, da União Brasileira de Escritores – Seção de Pernambuco, do Hospital Português, do Consulado de Portugal no Recife, da Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP) e do Instituto Cultural Maestro Leonildo.

Serviço:
II Festa Literária de Pernambuco – Flipe
Data: 2 a 4 de dezembro
Horários: Sexta e sábado das 9h às 22h Domingo das 12h às 21h
Local: Piso L3 do RioMar Shopping
Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.