Prefeito Felipe Marreca recebe o governador Carlos Brandão em Itapecuru e fortalece parceria com entrega de obras e assinatura de ordens de serviço em várias áreas

O municipalismo do governador Carlos Brandão chegou a Itapecuru-Mirim. O município celebrou um dia histórico marcado por uma ampla agenda de entregas e anúncios que reforçam o desenvolvimento do município. A ação conjunta evidência a aliança entre o prefeito Felipe Marreca e o governador Carlos Brandão numa parceria sólida, responsável por transformar a realidade da cidade em diversas áreas.

Durante a programação, o governador destacou o compromisso do Governo do Maranhão com os municípios, ressaltando que a gestão tem como prioridade ouvir as demandas locais e garantir que elas sejam atendidas.

“Dia de municipalismo muito forte aqui em Itapecuru. Recebemos os prefeitos no Palácio dos Leões e agora estamos entregando obras que assumimos o compromisso. Estamos implantando a primeira escola militar em tempo integral do Maranhão, investindo na educação, que é a melhor maneira de mudar a vida das pessoas”, afirmou Carlos Brandão.

Entre os destaques da agenda está a implantação do 1º Colégio Militar 2 de Julho de Tempo Integral (Unidade LXVII), que representa um marco para a educação no estado. Na ocasião, foram entregues 530 fardamentos aos alunos e assinada a ordem de serviço para ampliação e requalificação da quadra poliesportiva.

A programação também contemplou a inauguração da Areninha Esportiva no bairro Caminho Grande, fortalecendo o esporte e o lazer na região, além da entrega de tablets e novos fardamentos para agentes comunitários de saúde e de endemias, reforçando o trabalho da atenção básica.

O prefeito Felipe Marreca destacou a importância da parceria com o Governo do Estado e o impacto direto das ações na vida da população.

“É um carinho impressionante por Itapecuru. Hoje estamos recebendo o primeiro ensino médio militar integral do Maranhão, uma nova areninha, tablets para os agentes de saúde, além de vistoriarnos importantes obras como o centro de hemodiálise e o mercado municipal. Itapecuru está de portas abertas e seguimos juntos com o governador Carlos Brandão em todos os projetos que trazem desenvolvimento para nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Felipe Marreca também adiantou novos investimentos, anunciando a realização de um grande “Dia D da Educação”, que contará com a entrega de diversos projetos, ordens de serviço e 10 novos ônibus escolares, beneficiando alunos e profissionais da rede municipal.

O secretário adjunto de Estado da Educação, José Luís Helluy, reforçou que os investimentos fazem parte de uma política ampla de fortalecimento da educação em todo o Maranhão.

“Estamos garantindo transporte escolar, levando tecnologia com tablets, climatizando escolas e fortalecendo o modelo das escolas militares, que hoje são referência em disciplina e qualidade de ensino. Em Itapecuru, implantamos a primeira escola militar de ensino médio integral, com jornada completa, alimentação e estrutura adequada para os alunos”, destacou.

Além das ações nas áreas de educação, saúde e esporte, a agenda também incluiu vistoria em obras importantes, como o mercado municipal e o centro de hemodiálise, além da entrega de equipamentos como ambulância, viatura policial e veículos para as áreas de Educação e Assistência Social. Também foi anunciado o envio de um trator agrícola para fortalecer a agricultura familiar.

A gestão do prefeito Felipe Marreca tem se destacado não apenas pela parceria com os governos estadual e federal, mas também pelo uso de recursos próprios para ampliar investimentos e garantir resultados concretos. Esse modelo de gestão eficiente tem refletido em altos índices de aprovação junto à população.

Orleans Brandão arrasta multidão em Tutóia e amplia força política no litoral maranhense

Sob forte clima de mobilização política, o pré-candidato a governador Orleans Brandão reuniu uma multidão de apoiadores e lideranças na tarde desta quarta-feira (27), em Tutóia, em uma grande demonstração de apoio ao projeto de continuidade do desenvolvimento do Maranhão. Ovacionado pelo público, Orleans defendeu um governo presente nos municípios e destacou os avanços vividos pela cidade nos últimos anos.

“Eu tenho muito orgulho de fazer parte desse momento que o Maranhão está vivendo. O nosso estado voltou a crescer, voltou a gerar emprego e a olhar para quem mais precisa. E quando eu chego em Tutóia e vejo essa cidade avançando, vejo um povo esperançoso e cheio de potencial, eu tenho ainda mais certeza de que nós estamos no caminho certo”, afirmou Orleans Brandão.

Durante sua fala, Orleans ressaltou que Tutóia passou a viver uma nova realidade a partir da parceria construída com o Governo do Estado, com ações voltadas para infraestrutura, desenvolvimento social e fortalecimento da economia local.

“O povo sente quando o governo está presente. Sente quando os investimentos chegam, quando os municípios são respeitados e quando existe compromisso de verdade com as pessoas. Tutóia hoje vive um novo momento e isso é resultado de trabalho, parceria e presença do governo”, enfatizou.

O prefeito de Tutóia, Viriato Cardoso, também destacou a importância da parceria institucional e manifestou apoio ao projeto liderado por Orleans Brandão.

“Tutóia reconhece quem trabalha pelo município e quem tem compromisso com o nosso povo. Orleans representa a continuidade de um trabalho que vem transformando o Maranhão e ajudando nossa cidade a crescer, gerar oportunidades e fortalecer o turismo e a economia local”, frisou o prefeito.

Um dos momentos mais marcantes da mobilização foi quando Orleans Brandão falou sobre o potencial turístico de Tutóia e defendeu investimentos voltados para geração de emprego e fortalecimento da economia local.

“Quando eu conheci ainda mais as belezas de Tutóia, só uma coisa passava na minha cabeça: nós precisamos mostrar essa cidade para o mundo inteiro. Tutóia tem um potencial gigantesco e pode se transformar em uma grande referência turística do Maranhão”, declarou Orleans.

O clima de mobilização tomou conta da agenda do início ao fim, reunindo vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias, representantes sindicais e apoiadores de diversas regiões do município em torno da pré-candidatura de Orleans Brandão.

“Eu acredito no potencial de Tutóia e acredito na força do povo dessa cidade. Nós vamos continuar trabalhando para gerar oportunidades, fortalecer os municípios e garantir que o desenvolvimento chegue para todos os maranhenses”, finalizou Orleans Brandão.

A forte mobilização registrada em Tutóia marcou mais um importante movimento político na região, demonstrando o crescimento da pré-candidatura de Orleans Brandão e fortalecendo a defesa da continuidade das ações e investimentos que vêm impulsionando o desenvolvimento do Maranhão nos últimos anos.

Orleans Brandão agradece carinho de moradores da área da Madre Deus e reafirma compromisso com desenvolvimento de São Luís

O pré-candidato a governador Orleans Brandão pediu a confiança da população de São Luís em seu trabalho e na sua capacidade de dialogar para construir soluções ao participar de mais um forte encontro de lideranças realizado na capital maranhense, na noite desta terça-feira (26), no bairro da Madre Deus. O entusiasmo com que ele foi recebido no evento que reuniu cerca de três mil pessoas, organizado pelo suplente de vereador Álvaro Pires, mostra o crescimento da sua pré-candidatura também em São Luís.

 

“Por onde tenho andado em São Luís, é o mesmo carinho. E garanto a vocês que a minha juventude, criticada pelos meus adversários, serviu de combustível para que nos últimos quatro anos eu percorresse todos os 217 municípios do Maranhão, para conhecer de perto as necessidades da população, ouvindo as pessoas e ajudando a construir obras e programas históricos que estão desenvolvendo nosso estado. Já fizemos muito e sei que podemos fazer muito. Esse é o meu compromisso: dar continuidade a esse grande governo e continuar avançando”, enfatizou Orleans Brandão no encontro, que contou também com a participação do deputado federal Júnior Lourenço.

Falando para representantes de dezenas de bairros de São Luís, Orleans Brandão mais uma vez citou importantes obras e programas que ajudou a construir, como secretário de Assuntos Municipalistas, entre eles o programa Maranhão Livre da Fome, a expansão da rede de hemodiálise, o programa Educação de Verdade, a duplicação da Litorânea, a construção da avenida Metropolitana, o entreposto pesqueiro e o terminal da Baixada. E assumiu o compromisso de avançar em questões prioritárias, como a mobilidade urbana e o transporte coletivo da capital.

“E é importante dizer que não se faz sozinho, por isso hoje estou aqui com o amigo Álvaro Pires, uma grande liderança de São Luís, que cuida das pessoas e acredita no meu trabalho. Eu gosto dos vereadores, porque eles trabalham pela população e têm nos ajudado a resolver os problemas das comunidades. E é assim que vamos seguir, com diálogo e trabalho por todo o Maranhão”, finalizou ele.

Ao apresentar Orleans Brandão como seu pré-candidato a governador, Álvaro Pires conclamou todas as lideranças a mostrarem a suas famílias, vizinhos e amigos que quem tem trabalho e está preparado para governar o Maranhão é Orleans Brandão. “É ele quem vai nos ajudar a resolver os problemas de São Luís, quem estará junto comigo quando eu buscar melhorias para suas comunidades. Por isso, todos nós hoje abraçamos a sua pré-candidatura”, concluiu ele.

Prefeita Suane Dias e ex-prefeito Vadilson Dias, de Gonçalves Dias, declaram apoio à aliança entre Orleans Brandão e Weverton Rocha para 2026

Em um movimento que reforça a articulação política visando as eleições de 2026, a prefeita de Gonçalves Dias, Suane Dias, e o ex-prefeito Vadilson Dias declararam apoio à união entre Orleans Brandão e o senador Weverton Rocha, consolidando um grupo que deve caminhar junto no pleito estadual.

O anúncio ocorreu nesta segunda-feira, em São Luís, durante um grande evento político que reuniu dezenas de prefeitos de todas as regiões do Maranhão, além de diversas lideranças políticas, demonstrando força e alinhamento em torno do projeto.

Durante o encontro, ficou evidenciada a decisão do senador Weverton Rocha de apoiar Orleans Brandão, mesmo diante do posicionamento do Partido dos Trabalhadores (PT), que defendia o apoio ao nome de Felipe Camarão. A escolha do senador marca um novo momento político no estado, ao priorizar a construção de uma aliança mais ampla.

A articulação conta ainda com o respaldo do governador Carlos Brandão e já reúne o apoio da maioria dos prefeitos maranhenses, fortalecendo o grupo que pretende disputar as eleições de 2026 de forma unificada.

Para Vadilson, a união representa continuidade de trabalho e desenvolvimento para os municípios. A liderança destacou os avanços conquistados por Gonçalves Dias, especialmente nas áreas de saúde e infraestrutura, e reafirmou o compromisso de seguir apoiando o projeto político que vem trazendo benefícios concretos para a população.

Já a prefeita Suane enfatizou:

“Gonçalves Dias está com Orleans e está com Weverton Rocha, que também tem nos ajudado muito. Para nós, é uma grande honra estar apoiando esse grupo, além do Rui Jorge, que é o nosso pré-candidato a deputado estadual. Seguimos firmes e unidos”.

Prefeito de Aldeias Altas, Kedson Lima prestigia e aprova aliança entre Weverton Rocha e Orleans Brandão

O prefeito de Aldeias Altas, Kedson Lima, manifestou apoio e entusiasmo à parceria entre o senador Weverton Rocha e o pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, consolidada na manhã desta segunda-feira (25), durante evento político realizado em São Luís.

A articulação, que também contou com a presença de dezenas de prefeitos e lideranças do Maranhão, reforça a construção de um grupo político unido visando as eleições de 2026. Na ocasião, Kedson reafirmou seu apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão ao Governo do Maranhão e declarou Weverton Rocha como sua principal escolha para o Senado Federal.

Weverton, que bateu o pé e decidiu contra o PT que queria que ele apoiasse Felipe Camarão. Mesmo assim, o senador segue ao lado do presidente Lula em defesa dos maranhenses.

Para Kedson Lima, a união entre as lideranças representa um avanço significativo para o estado e, especialmente, para os municípios do interior.

“É uma ótima ideia. O senador Weverton Rocha é um grande político, que tem presença marcante no nosso estado e presta serviço ao município de Aldeias Altas. Essa parceria entre ele e o Orleans vem para engrandecer ainda mais o desenvolvimento do Maranhão”, destacou o prefeito.

Prefeitura de Timon investe R$ 7 milhões para melhorar estrutura das escolas municipais

A Prefeitura de Timon está realizando uma ampla força-tarefa de manutenção, revitalização e reforma em escolas da rede municipal de ensino, com investimento aproximado de R$ 7 milhões nos anos de 2025 e 2026. As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), contemplando unidades das zonas urbana e rural, além de espaços de apoio ligados à educação.

O objetivo é garantir ambientes mais seguros, modernos e adequados para estudantes, professores e toda a comunidade escolar. Entre os serviços executados estão recuperação de salas de aula, revitalização de ambientes internos e externos, melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas, recuperação de coberturas e manutenção preventiva contínua em diversas unidades da rede municipal.

O prefeito Rafael Brito destacou que os investimentos reforçam o compromisso da gestão com a qualidade da educação pública no município.

“Estamos trabalhando para oferecer uma estrutura digna e acolhedora para nossos alunos e profissionais da educação. Investir nas escolas é investir no futuro de Timon. Essas melhorias garantem mais conforto, segurança e melhores condições de aprendizagem para nossas crianças e jovens”, afirmou o prefeito.

De acordo com a SEMED, as intervenções fazem parte de um planejamento permanente de fortalecimento da educação municipal, priorizando espaços mais adequados para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e ampliando a qualidade do ensino oferecido à população.

As melhorias já contemplaram escolas de educação infantil, ensino fundamental e centros de apoio educacional, beneficiando diretamente centenas de estudantes da rede pública municipal.

Entre as unidades beneficiadas estão:

EMEI Daniel Nascimento

Beija Flor I

Beija Flor II

Farol do Saber

Faculdade São José – Centro de Apoio

EMEF Irmã Dulce

EMEI ABC da Criança

EMEI Zilda Arns

EMEI Elda Maria

EMEF Benedito Silvestre

EMEF Desembargador Odilo Costa Filho

EMEF Tia Rufino

EMEF Estevan Belo

EMEF Nazaré Rodrigues

EMEF Hermenegildo

EMEF Lápis na Mão

EMEF Elizete de Oliveira

EMEF Tia Maria Luiza Moura

EMEF João Fonseca

EMEF Anjo Gabriel

EMEF Pequeno Polegar

EMEF Pedro Falcão (quadra esportiva)

EMEF Enoque Moura

EMEF Alice Mendes

EMEF Antônia Diva Rodrigues

Almoxarifado da Educação

EMEI Ester

EMEI Pequeno Polegar

EMEI Mãos Dadas

Tia Mundoca

Maria José Pinheiro Serra

Sete Estrela

EMEI Jackson Lago

EMEF Paulo Freire

EMEF Tia Carmélia

Povoado Canudos

EMEF Ogmar Monteiro

EMEF Padre Fábio

Odilo Costa

Projeto Alvorada

EMEF João Ferreira

São João de Oportunidades une cultura popular, turismo e geração de renda no Maranhão

Boi de Morros mantém viva uma das manifestações culturais mais emblemáticas do Maranhão, encantando gerações no período junino.

Projeto do Sebrae Maranhão chega à 5ª edição valorizando tradições juninas, impulsionando o empreendedorismo local e conectando visitantes às experiências culturais e turísticas da região.

Entre matracas, sotaques, fitas coloridas e o brilho dos arraiais, o Maranhão se prepara para viver mais uma temporada em que a cultura popular também se transforma em oportunidade, geração de renda e fortalecimento dos territórios. O São João de Oportunidades 2026 chega à sua 5ª edição consolidado como uma grande vitrine da identidade maranhense e como uma estratégia de valorização dos pequenos negócios ligados ao turismo, gastronomia, artesanato e economia criativa.

Realizado pelo Sebrae Maranhão, por meio da Unidade de Negócios Lençóis-Munim, em parceria com prefeituras municipais, instâncias de governança regional e atores locais, o circuito acontece entre maio e julho, conectando municípios da região em uma programação que une tradição, turismo e empreendedorismo. O projeto enaltece a cultura como vetor de desenvolvimento sustentável, promovendo inclusão produtiva, movimentação econômica e valorização das expressões culturais maranhenses.

Calendário Cultural

Um dos grandes diferenciais desta edição é o lançamento do Calendário Cultural Munim, Lençóis e Delta, disponível no link: bit.ly/saojoaodeoportunidades2026, o documento que reúne as principais datas das manifestações e festas do período junino, como batizados de bois, arraiais, encontros culturais, apresentações e festivais realizados em diversos municípios da região.

“O calendário funciona como uma ferramenta estratégica para integrar e divulgar os eventos culturais do território durante o período junino, facilitando o planejamento de turistas, operadores e empreendedores locais. A iniciativa também fortalece a circulação de visitantes entre os municípios e amplia a visibilidade das manifestações tradicionais que movimentam as comunidades”, destaca David Amorim, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Lençóis-Munim.

Boi de Barbosa reafirma a força da cultura popular maranhense e a tradição que movimenta comunidades e visitantes durante o São João

A programação inclui eventos como o Festival São João de Oportunidades 2026, no Polo Munim, em Morros; os batizados de grupos tradicionais de bumba-meu-boi; o Encontro de Gigantes, em Rosário; além de arraiais e circuitos culturais em cidades como Axixá, Barreirinhas, Icatu, Santa Rita, Primeira Cruz, Paulino Neves e Água Doce do Maranhão.

Para Lobato, amo do Boi de Morros, o São João representa muito mais do que uma celebração popular. “O São João do Maranhão é muito mais do que festa. Ele carrega alegria, emoção, pertencimento e mantém viva a nossa identidade cultural. Ao mesmo tempo em que encanta quem vive aqui, também atrai turistas de vários lugares, movimentando a economia dos municípios e fortalecendo toda uma cadeia produtiva ligada à cultura, ao artesanato, à gastronomia e aos pequenos negócios. Cada arraial, cada apresentação e cada encontro cultural geram oportunidades para as comunidades. O São João é a alma do Maranhão, é o nosso coração pulsando através da cultura popular”, destaca.

No Quilombo Boa Vista, em Rosário, cultura, ancestralidade e empreendedorismo caminham juntos fortalecendo a identidade das comunidades tradicionais durante o São João de Oportunidades

Festival São joão de Oportunidades

O projeto também apresenta o Festival São João com Oportunidades com o Roteiro Turístico Cultural “De Rosário ao Munim: Caminhos de História, Sabores e Tradições”, um famtour de experiência criado para conectar visitantes às vivências turísticas autênticas do território que compõem o calendário. A programação e inscrições estão disponíveis no https://ma.loja.sebrae.com.br.

O roteiro, que acontece entre os dias 5 e 7 de junho, com saída de São Luís e passagem por diversos municípios da região, propõe uma imersão nas vivências culturais, históricas e produtivas dos territórios do Munim, Lençóis e Delta. A experiência visa valorizar o protagonismo das comunidades locais e transformar o turismo em uma jornada de pertencimento, troca de saberes e conexão cultural.

Olarias de Rosário (MA) fazem parte do Circuito cultural do São João de Oportunidades (1)

Integrado ao São João de Oportunidades, o circuito também fortalece os empreendedores do setor turístico, envolvendo quilombos, pousadas, restaurantes, guias, artesãos, barqueiros, produtores culturais e pequenos negócios da região. Ao apresentar atrativos históricos, culturais e naturais, o roteiro amplia a permanência dos visitantes nos municípios e cria novas oportunidades de renda para quem vive do turismo comunitário e da economia criativa.

Protagonismo dos pequenos negócios

A força das comunidades tradicionais também faz parte da construção do São João de Oportunidades. Participando desde a primeira edição do projeto, Rosa Gaspar, do Quilombo Boa Vista, em Rosário, destaca a importância da iniciativa para fortalecer o empreendedorismo e valorizar a cultura local. “O São João de Oportunidades é um projeto incrível para impulsionar o empreendedorismo, a cultura e a geração de renda, especialmente em comunidades tão ricas em história e tradição como as comunidades quilombolas. Somos muito gratos ao Sebrae Maranhão por sempre trazer capacitação, apoio e valorização para a nossa comunidade”, ressalta.

Artesanato regional será comercializado durante o projeto São João de Oportunidades

Durante o circuito junino, pequenos empreendedores dos segmentos de alimentação, hospedagem, artesanato, transporte e serviços também são diretamente beneficiados pelo aumento do fluxo de visitantes e pela movimentação econômica gerada nos municípios.

“Ao chegar à sua quinta edição, o São João de Oportunidades reafirma o potencial da cultura maranhense como força econômica, social e identitária. Em cada arraial, cada batizado de boi e cada experiência compartilhada, o projeto mostra que tradição e desenvolvimento podem caminhar juntos, mantendo viva a essência do Maranhão e criando novas oportunidades para quem faz da cultura seu modo de vida”, conclui David Amorim, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Lençóis-Munim.

Grande público é esperado durante as apresentações culturais do São João de Oportunidades

 

Orleans Brandão assume compromisso de investir em mobilidade urbana e no transporte público de São Luís

O pré-candidato a governador do Maranhão, Orleans Brandão, assumiu na noite deste sábado (23) o compromisso de incluir em seu plano de governo grandes obras de mobilidade urbana e transporte público de qualidade em São Luís, ao participar de mais um forte encontro político com dezenas de lideranças da capital maranhense, organizado pela vereadora Concita Pinto e pelo deputado estadual Jota Pinto. Sob aplausos, ele afirmou que as maiores obras realizadas na capital maranhense foram do Governo do Estado, e que quer continuar trabalhando pelo desenvolvimento de São Luís.

“Tenho muito orgulho de ter auxiliado o governador Carlos Brandão, como secretário de Assuntos Municipalistas, a realizar obras em todos os 217 municípios. E em São Luís, é ele quem está dobrando a avenida Litorânea, quem está construindo a avenida Metropolitana para garantir mobilidade a mais de um milhão de pessoas em 50 bairros, requalificou a praça do Sol, implantou os restaurantes populares, muitas e muitas ações para a população ludovicense”, listou Orleans Brandão, para assumir o compromisso de dar continuidade a esse trabalho.

Diante das lideranças que apontaram a má qualidade do transporte público da capital, Orleans Brandão disse que não é mais aceitável que a responsabilidade em resolver a crise no sistema seja sempre transferida, sem que a Prefeitura de São encontre uma solução para a precariedade do transporte que tem prejudicado milhares de pessoas. “Se não resolverem, quando chegar lá nós vamos resolver”, afirmou ele.

Orleans Brandão listou os inúmeros avanços conquistados pelo Maranhão nos últimos quatro, graças aos investimentos feitos no combate à pobreza, na qualificação profissional, na geração de renda e na ampliação de programas e serviços importantes, como o Maranhão Livre da Fome, os Restaurantes Populares, o Trabalho Jovem, o Educação de Verdade e a regionalização dos centros de hemodiálise.

“Nosso compromisso é dar continuidade a esse grande trabalho realizado pelo governador Carlos Brandão e do qual tenho muito orgulho de ter participado, conhecendo a realidade das pessoas e buscando as soluções. A população do Maranhão conhece o nosso trabalho e por isso estou muito confiante de que vamos fazer muito mais pelos maranhenses”, concluiu ele.

*Confiança*

Jota Pinto e Concita Pinto apresentaram Orleans Brandão às lideranças como o pré-candidato a governador que já demonstrou sua capacidade de trabalhar por São Luís e por todo o Maranhão, sempre aberto ao diálogo com os representantes da população. “Orleans é humano, trabalhador, conhece todos os municípios e ajudou o governador a realizar obras e serviços que elevaram os indicadores do nosso estado. Por isso caminharemos ao seu lado com a certeza de que seu projeto será vitorioso”, enfatizou Jota Pinto.

Concita Pinto conclamou todas as suas lideranças comunitárias, da zona urbana e rural de São Luís, a irem às ruas de São Luís para manifestar que seu grupo apoia a pré-candidatura de Orleans Brandão por acreditar na sua capacidade de trabalho e de diálogo: “Trabalhamos diariamente pelas nossas comunidades com apoio de grandes parceiros. Por isso hoje viemos aqui reafirmar que temos lado e vamos seguir firmes com Orleans Brandão”.

Econométrica aponta empate técnico entre Orleans e Braide; governo Brandão tem 58% de aprovação

O pré-candidato Orleans Brandão (MDB) aparece em empate técnico com o ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), segundo dados da pesquisa Econométrica para o governo do Maranhão, divulgada neste domingo (24). No cenário estimulado, a diferença entre os dois é quase inexistente, com o emedebista somando 39,1% das intenções de voto contra 39,6% do ex-gestor da capital.

Nesse mesmo cenário, Lahesio Bonfim aparece em terceiro, com 8,6%; seguido por Felipe Camarão, com 4.6%. Um total de 1,7% afirmou que votará nulo e 6,3% afirmaram não saber ou não responderam.

Na pesquisa espontânea, a diferença registrada entre os dois pré-candidatos também é bem pequena. Orleans Brandão soma 29,7% enquanto Eduardo Braide tem 32,5%. Em seguida, aparecem Lahesio Bonfim (4,9%) e Felipe Camarão (2,9%). Percentual de 0,9% declarou que votará nulo e 28,9% disseram não saber ou não responderam.

 

 

Vale destacar que, no comparativo com levantamento de maio do ano passado, a pesquisa aponta crescimento de Orleans Brandão, que na época aparecia em terceiro no cenário estimulado, com 17,9%. Outra constatação é a desaceleração de Eduardo Braide, que já tinha 33,8% na pesquisa do ano passado e registra pouca alteração no percentual de lá para cá.

Senado

A Econométrica apontou sobre a disputa para o Senado. A deputada federal Roseana Sarney, com 15,3%, e o senador Weverton Rocha, com 11,8%, lideram a corrida no cenário com duas opções de nome. Em seguida, estão Roberto Rocha (11,0%,), André Fufuca (9.6%), Duarte Jr. (8.8%), Eliziane Gama (7,8%), Pedro Lucas (5,1%), Simplicio Araújo (2,3%) e Hilton Gonçalo (2.0%).

No cenário espontâneo, Roseana Sarney também aparece em primeiro, com 9,2%, e Weverton Rocha é o segundo, com 5,8%. Na sequência, aparecem Roberto Rocha (5,0%), Eliziane Gama (4,8%), Duarte Jr. (4,4%), André Fufuca (3,3%), Pedro Lucas (1,9%), Brandão (0,3%), Hilton Gonçalo e Simplício Araújo (ambos com 0,2%).

Avaliação

De acordo com o levantamento da Econométrica, o governo de Carlos Brandão (MDB) tem aprovação de 58,1% enquanto 38,1% disseram não aprovar.

A pesquisa Econométrica, encomendada pelo jornal O Imparcial, ouviu 1.607 pessoas e foi realizada no período de 11 a 14 de maio de 2026, com intervalo de confiança de 95%.

Artesãs de Matinha (MA) transformam missão técnica em inspiração para fortalecer turismo e economia criativa

Artesãs de Matinha participaram de missão técnica em Barreirinhas voltada ao fortalecimento do turismo e da economia criativa.

Missão do Sebrae em Barreirinhas promoveu aprendizado, troca de experiências e valorização do artesanato feminino da Baixada Maranhense.

“Estamos conhecendo histórias de superação, histórias que são semelhantes às nossas. Isso nos faz perceber que não estamos sozinhas nas dificuldades e que também podemos superar os desafios”. A fala da artesã Gisiane Belfort Pereira resume a experiência vivenciada por empreendedoras de Matinha em um dos principais destinos turísticos do país, a cidade de Barreirinhas.

Durante missão técnica promovida pelo Sebrae Maranhão, integrantes do grupo “Elas Empreendem Matinha” participaram, na última semana, de uma programação voltada ao fortalecimento do empreendedorismo feminino, da economia criativa e do turismo regional no município, conhecido como o “Portal dos Lençóis Maranhenses”. A ação incluiu visitas aos povoados Mandacaru, Marcelino e Boa Vista, além do Centro de Artesanato de Barreirinhas, onde as artesãs conheceram iniciativas de sucesso ligadas ao artesanato sustentável e ao turismo ecológico.

Experiência promovida pelo Sebrae proporcionou troca de conhecimentos entre mulheres empreendedoras da Baixada Maranhense.

Em Mandacaru, as empreendedoras puderam conhecer de perto o trabalho desenvolvido com matérias-primas locais, como búzios, conchas e fibra de buriti. Já no povoado Marcelino, o grupo teve contato com histórias de mulheres que transformaram o artesanato em fonte de renda e autonomia financeira.

A missão também passou pelo povoado Boa Vista, onde as participantes conheceram experiências voltadas ao turismo ecológico e comunitário. Para Luciana Silva, presidente da associação de artesãs da comunidade, o encontro simboliza um importante intercâmbio de saberes. “Agradecemos ao Sebrae por trazer a caravana de Matinha até a gente para essa troca de experiência. É um momento de aprendizado mútuo”, destacou.

Grupo conheceu iniciativas de sucesso ligadas ao artesanato sustentável e ao turismo comunitário em Barreirinhas.

Segundo a analista do Sebrae, Elayne Tinoco, a proposta da missão foi aproximar as empreendedoras de modelos que já apresentam resultados positivos no turismo e na economia criativa. “Este foi um excelente momento de troca de experiências, de boas práticas de gestão e desenvolvimento de ações voltadas para o impulsionamento do turismo. A ideia foi mostrar práticas que estão dando certo e também os desafios que podem ser superados”, afirmou.

Artesanato em destaque

O artesanato tem se consolidado como uma importante ferramenta de geração de renda e fortalecimento da economia criativa no estado. Um levantamento do Observatório do Turismo do Maranhão revelou que o estado possui mais de 2,6 mil artesãos cadastrados oficialmente, com predominância feminina em diversos polos turísticos.

Durante a missão, além do aprendizado técnico, as participantes também destacaram o impacto humano da experiência. Para a artesã Rosiolanda Câmara, o momento ultrapassou o aspecto profissional.

“Estamos levando daqui não apenas o conhecimento sobre artesanato, mas também o conhecimento sobre as pessoas. Essa é uma experiência muito importante. Através do Sebrae estamos chegando cada vez mais longe, não só nos nossos negócios, mas no crescimento pessoal também”, relatou.

O sentimento de gratidão também foi compartilhado pela artesã Fátima Mendonça. “Gostei demais e agradeço todo mundo que se empenhou para estarmos aqui. É, com toda certeza, uma grande experiência”, disse.

Mulheres empreendedoras vivenciaram experiências inspiradoras em comunidades referência no artesanato maranhense.

Já para Lucimar Pinheiro, a missão reforçou a importância da valorização do trabalho artesanal. “Só falta as pessoas darem mais valor. É uma arte linda, um trabalho que requer habilidade e muito empenho”, afirmou.

A expectativa do Sebrae é que iniciativas como essa fortaleçam os pequenos negócios de Matinha, ampliem as oportunidades de geração de renda e consolidem o protagonismo feminino no desenvolvimento econômico da Baixada Maranhense.

Serviço – Se você tem interesse em saber mais sobre missões técnicas do Sebrae ou as ações realizadas pelo Sebrae para o fortalecimento dos negócios ligados a cadeia produtiva do turismo na região, procure a Unidade de Negócios do Sebrae em Santa Inês pelo WhatsApp, no número (98) 99145-5002, ou presencialmente, na Rua do Comércio, 900, Centro, ou ainda a Sala do Empreendedor mais próxima.

Para mais informações sobre a atuação do Sebrae, acesse o Portal Sebrae (sebrae.com.br) ou entre em contato pela Central de Atendimento, no telefone 0800 570 0800 (também disponível via WhatsApp).

Canais digitais do Sebrae no Maranhão: Instagram (@sebraemaranhao) e YouTube (Sebrae Maranhão – https://www .youtube.com/sebraemaranhao).