DEPUTADO FEDERAL MARRECA FILHO VIABILIZA A ENTREGA DE BENFEITORIAS PARA BOM JARDIM

O deputado federal Marreca Filho (Patriota-MA) prestigiou, neste final de semana, o 33º Festival do Peixe, que reuniu milhares de pessoas às margens do Rio Pindaré, no balneário do Povoado Santa Luz, na cidade de Bom Jardim. Além das atrações musicais, a tradicional festa foi marcada pelo anúncio de benfeitorias para o município.

Em Bom Jardim, o parlamentar foi recebido pela prefeita Cristiane Varão, vereadores e amigos. E, ao lado da prefeita, Marreca Filho fez a entrega de uma pá carregadeira, uma retroescavadeira e a estrada do povoado Santa Luz, que foram viabilizadas pelo parlamentar.

“É uma alegria estar, mais uma vez, em Bom Jardim, no Festival do Peixe, participando dessa importante entrega de estradas vicinais, entregando equipamentos, viabilizados pelo nosso mandato. Agradeço a prefeita Cristiane e todo seu grupo político, a todos de Bom Jardim, por ter me tornado o deputado federal mais bem votado da história do município. Isso me dá responsabilidade para ter que ajudar muito o município. Fico muito feliz com essa parceria e tenho certeza que continuaremos a colher bons frutos dessa parceria de sucesso”, destacou Marreca.

Os benefícios vão contribuir para a melhoria da infraestrutura do município e para a circulação de quem mora na zona rural, tirando a população do isolamento. Na ocasião, a prefeita Cristiane Varão agradeceu a parceria com o deputado Marreca Filho.

“Agradeço a presença do nosso deputado federal, deputado que tem nos ajudado muito a construir essa nova história do nosso município. Estamos muito felizes”, ressaltou a prefeita.

Assembleia retoma trabalhos legislativos nesta terça-feira (1º), após recesso parlamentar

Biaman Prado

Assembleia retoma trabalhos legislativos nesta terça-feira (1º), após recesso parlamentar

Plenário Nagib Haickel, da Assembleia Legislativa do Maranhão

Após o período regimental de recesso parlamentar, a Assembleia Legislativa do Maranhão retoma, nesta terça-feira (1º), os trabalhos no Plenário Nagib Haickel, com a realização da primeira sessão ordinária deste segundo semestre, às 9h30.

Já na quarta-feira (2) não haverá expediente na Casa, atendendo ao disposto na Resolução Administrativa 986/2023, que decreta ponto facultativo no Parlamento Estadual, em virtude dos jogos da seleção brasileira de futebol feminino na Copa do Mundo da Fifa.

O expediente será retomado normalmente na quinta-feira (3), com sessões ordinária e solene no Plenário Nagib Haickel.

Festejo de Sant’Ana em Coelho Neto bate todos os recordes

O prefeito Bruno Silva e o padre Célio Roberto comemoraram o sucesso do festejo de Sant’Ana, padroeira do município, que levou a Coelho Neto milhares de peregrinos, associados à população local devota da santa. A festa representou a integração da comunidade, independente da religiosidade; mas, principalmente, a confraternização pela fé.

Do período de visitação da imagem aos lares (iniciado em junho) até o encerramento do novenário, foram mais de 40 dias de celebração. Constatou-se o incremento do turismo religioso, interno e externo, com reflexos na economia formal e no trabalho informal. As fases religiosa e leiga se entrosaram, na avaliação o dos organizadores.

Impressões – O ex-prefeito e presidente do Conselho Paroquial, Antônio de Sousa Cruz, observou nunca ter visto tamanha participação á popular no festejo, que acontece há vários anos. Festejou a presença de milhares de fiéis durante o novenário (“o templo esteve sempre cheio”) e constatou muitos peregrinos, mostrando a atenção que a fest desperta nas pessoas de fora do município.

Ele destacou (a exemplo do que fez o vigário) o tema da festa (“Dai-lhes, vós mesmos, de comer”), buscado na Campanha da Fraternidade. Pastor e leigo concordaram que o tema aproximou os segmentos comunitário, despertando, em uns, o desejo de servir; e, noutros, o sentimento de gratidão pelas benesses recebidas.

Atrações – O vereador Rafael Cruz, líder do governo na Câmara, também se surpreendeu com a frequência de público no festejo. Atribuiu o fato pela busca cada vez maior das pessoas pela atenção divina. Ao lado da programação religiosa, ele elogiou a grade de eventos não religiosos, com atrações de qualidade.

Ao longo de 10 dias (16 a 25 de julho) o público grupos religiosos exerceram seu mister de fé, para, após esse cumprimento, participarem da grade cultural e de entretenimento do festejo. Para o prefeito, o final “deu-se com chave de ouro, com o grande show de Mari Fernandes, com público numerosamente inédito no “corredor da folia”.
Desfilaram pelo “corredor da alegria” Aderson Lopes, Dimas e Banda, Lopes Cantor, DJ Raelson, Zé Vaqueiro, Garagem Nacional, DJ Ivo Soares, Gênio Nunes, Swing Bom, Taty Araújo, DJ Hitalo Rocha, Brenda Rodrigues, Mauro Nevis, Jailson Oliveira, Zé Cantor, DJ Guga Mix, Heli Marques, Taty Girl, Banda M3, Nyago Brinder e Mari Fernandes.

Nova Iorque maranhense ganhará estátua igual à de sua co-irmã nos EUA

Praça Central de Nova Iorque (no Maranhão), que será revitalizada e ganhará estátua igual à existente na cidade norte-americana (Divulgação)
Com vistas a incentivar o turismo na cidade maranhense de Nova Iorque, aproveitando sua nominação com a similar norte-americana, o Governo do Maranhão revitalizará uma praça e erguerá nela uma réplica da Estátua da Liberdade, igual a que domina o porto da cidade dos Estados Unidos.

Praça central de Nova Iorque (MA), onde a réplica da Estátua da Liberdade ser entronizada

A obra foi anunciada ao prefeito Daniel Castro pelo governador Carlos Brandão. A ordem de serviço para as duas realizações já foi assinada – pelo prefeito e pelo titular da Secretaria de Governo, Márcio Machado, que coordenará os serviços. Na cerimônia, em São Luís estavam o prefeito, a vice-prefeita Eva Vieira e comitiva de vereadores. Outra obra de vulto na cidade será a urbanização da Beira-Rio, a cargo do Governo Federal.

Turismo – Nova Iorque, no Maranhão, tem aptidão para o turismo e já dispõe de pequena, mas eficiente infraestrutura. Com o monumento que projetamos para lá o fluxo de visitantes será maior e a cidade poderá usufruir dos benefícios que essa importante indústria proporcionará, com oferta de emprego e geração de renda para a estratégica região.

Entre os pontos turístico a serem explorados está a Praia do Caju, no Rio Parnaíba. Associada ao complexo anunciado pelo governador Brandão, o balneário se constituirá num complexo que atrairá visitantes em grande parte do ano, acredita o prefeito, ao comemorar os anúncios. As obras impulsionarão bastante o turismo em nossa cidade”, observou Castro.

Reeleição – O prefeito aproveitou para informar que, diferente da época em seu pai foi prefeito e não ´pôde investir volumosamente em grandes empreendimentos, considerando a insuficiência de recursos e a falta de uma parceria como a de hoje, agora ele pode contar com ajuda de engenharia financeira para construir. “E é o que vou fazer, palmilhando o caminho de minha reeleição”, admitiu.

Indagado sobre a realização da tradicional “festa do caju”, em setembro, ele disse que a agenda está sendo refeita, porque o espaço da praia sofrerá mudanças profundas com as obras anunciadas para o local. Ele acredita que o evento terá nova data, possivelmente com uma ruidosa festa de inauguração pela requalificação do espaço.

Processo licitatório de quase R$ 6 milhões na saúde é anulado em município do MA após recomendação do MP

Após Recomendação da Promotoria de Justiça de Bacuri, expedida no início de julho deste ano, o Município de Apicum-Açu (termo judiciário) anulou uma licitação no valor de R$ 5.968.837,20 e os respectivos contratos. A anulação foi oficializada em 11 de julho e publicada no Diário Oficial do Município.

O procedimento licitatório havia sido aberto, em setembro de 2022, para contratação de 24 pessoas físicas para prestar serviços junto à Secretaria Municipal de Saúde, pelo período de 12 meses.

RECOMENDAÇÃO

A Recomendação, formulada pelo promotor de justiça Igor Adriano Trinta Marques, foi encaminhada, em 4 de julho, ao prefeito José de Ribamar Ribeiro e ao secretário municipal de Saúde, Wenner Monteiro.

Na manifestação, o representante do MPMA solicitou imediata anulação da licitação, com base em ilegalidades. Entre elas estava a falta de disponibilização integral do processo no Portal da Transparência do município e no Sistema de Acompanhamento Eletrônico de Contratações Públicas (Sacop), do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e os contratos resultantes e respectivos extratos de publicação.

O órgão ministerial fixou prazo de 24 horas para informar sobre o acatamento da Recomendação. Em 13 de julho, a administração municipal informou sobre a anulação do processo licitatório.

“O Ministério Público continuará buscando a resolução dos conflitos e fiscalizando a probidade, impessoalidade e moralidade administrativas para garantir o interesse público”, enfatizou Igor Trinta.

Concurso Alema – Candidatos que solicitaram devolução da taxa de inscrição do certame anulado começam a ser ressarcidos

Certame estava sob a responsabilidade da banca Fundação Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro CEPERJ/RJ e a primeira etapa das provas objetivas foi anulada em junho de 2022.

Concurso Alema - Candidatos que solicitaram devolução da taxa de inscrição do certame anulado começam a ser ressarcidos

Os candidatos inscritos no concurso público anulado da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) e que solicitaram a devolução da taxa de inscrição começaram a ser ressarcidos na última segunda-feira (24). Até o momento, já foram realizadas 88% das devoluções solicitadas. O certame estava sob a responsabilidade da banca Fundação Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro CEPERJ/RJ e a primeira etapa das provas objetivas foi anulada em junho de 2022.

Vale ressaltar que os candidatos aptos à devolução do valor da taxa de inscrição deverão validar sua chave PIX, que deve ser, obrigatoriamente, o número do CPF. Segundo Lylian Soares, diretora de Finanças da Alema, à proporção que as pessoas cadastrarem a chave CPF estarão aptas a receber o valor, que será creditado automaticamente.

“A chave PIX pode ser cadastrada em qualquer instituição bancária, mas precisamos que seja o número do CPF. Se o candidato colocar e-mail ou telefone, não vai funcionar. Precisamos que seja o CPF, porque o programa que utilizamos para ressarcimento só permite que o PIX seja o CPF”, enfatizou.

O prazo final para que seja efetuado o cadastro via PIX é de até 30 dias corridos, a contar do dia 24 de julho. Após esse período, não haverá mais devolução, pois o convênio com o Banco do Brasil para essa finalidade será encerrado.

Reconhecimento e ação: Pinheiro será polo da expansão dos serviços do SAMU promovida pelo Governo do Estado

Na última terça-feira, a cidade de Pinheiro recebeu a visita do chefe do departamento de urgência e emergência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Maranhão, Marcus Raul Pinheiro foi a sede de regulação de aproximadamente 19 bases dessa ferramenta de saúde espalhadas pela Baixada. Após 12 anos de implantação da unidade do Samu de Pinheiro a tão esperada expansão desse serviço fundamental iniciará ainda no segundo semestre de 2023.

Todas as chamadas de toda a região serão reguladas por Pinheiro, que encaminhará esses chamados para as respectivas bases.

Na reunião estiveram presentes a coordenadora da regional do Samu de Pinheiro, Daciane Fernandes, Diego Froz coordenador de enfermagem, Emerson Obem coordenador de Frota, e o médico regulador plantonista Dr. Rafael Barbosa.

 

“Essa sem dúvida nenhuma é uma excelente notícia. Agora teremos unidades espalhadas por toda a Baixada e da BR. Estamos muito felizes em fazer parte desse grande avanço para a saúde de nossa região. Esse é um reconhecido reconhecimento ao trabalho da regional de Pinheiro”, disse Daciane Fernandes, coordenadora da regional do Samu de Pinheiro.

O SAMU oferece atendimento pré-hospitalar com prioridade para casos de risco à vida.

Iracema Vale propõe proibir eucalipto e grandes monoculturas para proteger Lençóis Maranhenses

PL n° 434/2023 visa conter o avanço de novas lavouras destinadas a plantações em larga escala, especialmente de eucalipto e soja, delimitando e protegendo as áreas prioritárias para conservação

Agência AssembleiaIracema Vale propõe proibir eucalipto e grandes monoculturas para proteger Lençóis Maranhenses

Iracema Vale atendeu pedido antigo da população da região dos Lençóis Maranhenses

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, a deputada Iracema Vale (PSB), atendeu pedido antigo da população da região e protocolou um Projeto de Lei voltado para a preservação e proteção dos Lençóis Maranhenses.

O PL n° 434/2023 visa conter o avanço de novas lavouras destinadas a plantações em larga escala, especialmente de eucalipto e soja, delimitando e protegendo as áreas prioritárias para conservação e recuperação dos ecossistemas nos municípios que fazem parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, especialmente Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz.

A proibição prevista no PL não se aplica aos agricultores familiares e às atividades de subsistência das comunidades tradicionais da região. O projeto também prevê a criação de programas de educação e capacitação ambiental para a população, o estímulo de pesquisas voltadas à conservação e manejo do bioma, implantação de sistemas agroflorestais, além do incentivo ao ecoturismo e turismo sustentável.

“Este projeto é muito importante para toda a região, pois além de ter o objetivo de preservar o meio ambiente, também levará capacitação e incentivará novas formas de turismo e consequentemente geração de renda nesses municípios. Trabalhar pela Região dos Lençóis é um dos compromissos do meu mandato e ele seguirá assim, atento e próximo às necessidades da população”, frisou a deputada.

O projeto, que já foi protocolado, tramitará pela Casa Legislativa, e, sendo aprovado, será mais uma importante ação voltada para os municípios da Região dos Lençóis.

Cenas de motivação sexual, em show no Estreito, em presença do prefeito, chocam público presente

Cenas chocantes com motivação sexual estarreceram o público que compareceu ao show da banda paraense da cantora Manu Bahtidão, contratada pelo prefeito de Estreito, Léo Cunha, nesse final de semana. Ele acompanhou do palco a performance dos dançarinos e aplaudiu os trejeitos de inspiração libidinosa.

O público que assistiu ao espetáculo tinha a presença de crianças e adolescentes, acompanhados de pais e responsáveis. A maioria reprovou o comportamento dos artistas. A líder da banda atribuiu a apresentação à insistência do prefeito. Depois do show, a artistas, demonstrando visível estado de embriaguez, foi para a casa do gestor, onde a farra continuou, com todos ingerindo cachaça com maconha.

Os que reprovaram os gestos reclamaram da ausência do Ministério Pública em atuar na defesa da moral e dos bons costumes; e do comportamento do prefeito, prestigiando a libidinagem com sua presença no palco e, mais tarde, levando os artistas para sua residência, para prosseguimento da farra.

Mais tarde, aparentemente arrependida, a cantora pediu desculpas ao público e informou que aquela parte do espetáculo estava fora do programa, por decisão do seu marido, produtor do espetáculo. Ela insinuou que a apresentação desrespeitosa foi sugestão do prefeito, no que não foi desmentida por ele.

Veja o vídeo: