O prefeito Bruno Silva e o padre Célio Roberto comemoraram o sucesso do festejo de Sant’Ana, padroeira do município, que levou a Coelho Neto milhares de peregrinos, associados à população local devota da santa. A festa representou a integração da comunidade, independente da religiosidade; mas, principalmente, a confraternização pela fé.
Do período de visitação da imagem aos lares (iniciado em junho) até o encerramento do novenário, foram mais de 40 dias de celebração. Constatou-se o incremento do turismo religioso, interno e externo, com reflexos na economia formal e no trabalho informal. As fases religiosa e leiga se entrosaram, na avaliação o dos organizadores.
Impressões – O ex-prefeito e presidente do Conselho Paroquial, Antônio de Sousa Cruz, observou nunca ter visto tamanha participação á popular no festejo, que acontece há vários anos. Festejou a presença de milhares de fiéis durante o novenário (“o templo esteve sempre cheio”) e constatou muitos peregrinos, mostrando a atenção que a fest desperta nas pessoas de fora do município.
Ele destacou (a exemplo do que fez o vigário) o tema da festa (“Dai-lhes, vós mesmos, de comer”), buscado na Campanha da Fraternidade. Pastor e leigo concordaram que o tema aproximou os segmentos comunitário, despertando, em uns, o desejo de servir; e, noutros, o sentimento de gratidão pelas benesses recebidas.
Atrações – O vereador Rafael Cruz, líder do governo na Câmara, também se surpreendeu com a frequência de público no festejo. Atribuiu o fato pela busca cada vez maior das pessoas pela atenção divina. Ao lado da programação religiosa, ele elogiou a grade de eventos não religiosos, com atrações de qualidade.
Ao longo de 10 dias (16 a 25 de julho) o público grupos religiosos exerceram seu mister de fé, para, após esse cumprimento, participarem da grade cultural e de entretenimento do festejo. Para o prefeito, o final “deu-se com chave de ouro, com o grande show de Mari Fernandes, com público numerosamente inédito no “corredor da folia”.
Desfilaram pelo “corredor da alegria” Aderson Lopes, Dimas e Banda, Lopes Cantor, DJ Raelson, Zé Vaqueiro, Garagem Nacional, DJ Ivo Soares, Gênio Nunes, Swing Bom, Taty Araújo, DJ Hitalo Rocha, Brenda Rodrigues, Mauro Nevis, Jailson Oliveira, Zé Cantor, DJ Guga Mix, Heli Marques, Taty Girl, Banda M3, Nyago Brinder e Mari Fernandes.