Praça Central de Nova Iorque (no Maranhão), que será revitalizada e ganhará estátua igual à existente na cidade norte-americana (Divulgação)
Com vistas a incentivar o turismo na cidade maranhense de Nova Iorque, aproveitando sua nominação com a similar norte-americana, o Governo do Maranhão revitalizará uma praça e erguerá nela uma réplica da Estátua da Liberdade, igual a que domina o porto da cidade dos Estados Unidos.
A obra foi anunciada ao prefeito Daniel Castro pelo governador Carlos Brandão. A ordem de serviço para as duas realizações já foi assinada – pelo prefeito e pelo titular da Secretaria de Governo, Márcio Machado, que coordenará os serviços. Na cerimônia, em São Luís estavam o prefeito, a vice-prefeita Eva Vieira e comitiva de vereadores. Outra obra de vulto na cidade será a urbanização da Beira-Rio, a cargo do Governo Federal.
Turismo – Nova Iorque, no Maranhão, tem aptidão para o turismo e já dispõe de pequena, mas eficiente infraestrutura. Com o monumento que projetamos para lá o fluxo de visitantes será maior e a cidade poderá usufruir dos benefícios que essa importante indústria proporcionará, com oferta de emprego e geração de renda para a estratégica região.
Entre os pontos turístico a serem explorados está a Praia do Caju, no Rio Parnaíba. Associada ao complexo anunciado pelo governador Brandão, o balneário se constituirá num complexo que atrairá visitantes em grande parte do ano, acredita o prefeito, ao comemorar os anúncios. As obras impulsionarão bastante o turismo em nossa cidade”, observou Castro.
Reeleição – O prefeito aproveitou para informar que, diferente da época em seu pai foi prefeito e não ´pôde investir volumosamente em grandes empreendimentos, considerando a insuficiência de recursos e a falta de uma parceria como a de hoje, agora ele pode contar com ajuda de engenharia financeira para construir. “E é o que vou fazer, palmilhando o caminho de minha reeleição”, admitiu.
Indagado sobre a realização da tradicional “festa do caju”, em setembro, ele disse que a agenda está sendo refeita, porque o espaço da praia sofrerá mudanças profundas com as obras anunciadas para o local. Ele acredita que o evento terá nova data, possivelmente com uma ruidosa festa de inauguração pela requalificação do espaço.