Ainda como parte das comemorações pelos 57 de emancipação política de Nina Rodrigues foi realizado o Rally X-Treme Enrola o Cabo – a Arena Beira Rio e as finais do campeonato de futebol, Zumba Gold e entrega de premiações em frente a prefeitura. O Show dançante com Samira Show, Chibata Quente e Jhonny Boy lotou a praça principal da cidade. O vencedor do Rally X-Treme foi Skilo ( da cidade de Vargem Grade)
Uma grande festa foi organizada pelo prefeito Rodrigues da Iara e sua equipe para comemorar os 57 anos de fundação de emancipação política de Nina Rodrigues. A programação foi realizada durante três dias e teve celebrações religiosas, sorteios de mais de 3 mil brinquedos e mais de 40 eletrodomésticos, campeonatos, inaugurações e encerrou neste sábado (29) com o Show dançante com Samira Show, Chibata Quente e Jhonny Boy.
Uma sessão solene na câmara de vereadores, em comemoração aos 57 anos da cidade, mostrou os serviços executados e planejados pelo executivo. O prefeito Rodrigo da Iara agradeceu o apoio da sua família em nome da mãe Iara Quaresma e de toda a população de Nina Rodrigues. “Estamos com 23 oras em andamento o município que são poços artesianos, cisternas, escolas, estradas, unidades básicas de saúde e vamos fazer muito mais. Em 2019 queremos entregar o Hospital Municipal totalmente reformado e equipado para atender a nossa população”, afirmou o prefeito.
A vereadora Cida Braga disse que a sessão acontece como forma de prestação de contas. “Sempre trabalhamos em consonância com o poder executivo e este encontro acontece anualmente para prestar contas com a comunidade que nos elegeu e que depositou sua cofiança nos vereadores”, afirmou a vereadora. A sessão durou mais de duas horas e foram mostradas todas as obras construídas e em andamento na gestão Rodrigues da Iara.
Balanço dos primeiros dois anos de Governo Municipal
O prefeito Rodrigo da Iara mostrou um balanço dos dois primeiros anos de gestão, entre elas a reformas da Escola do Amapá, construção de 12 cisternas escolares com capacidade para 52 mil litros, construção de 3 consultórios odontológicos, aquisição de aparelho de Raio X, viatura policial e trabalho de iluminação pública para garantir maior segurança aos moradores. Em parceria com o Governo do Estado foram adquiridas maquinas e implementos agrícolas, 40 kits de irrigação, ambulância, 20 barracas para os feirantes da agricultura familiar e equipamentos para a banda de música.
Ele disse que estão em andamento a reconstrução da Escola Gonçalves Dias, Mercado Público Municipal, Escola de Ensino Médio (Governo do Estado), Escolas Dignas da Lagoinha e Campestre, Postos Médicos, Creche Marly Sarney, Quadras de Esportes no Conjunto Izabela e São Domingos, poços artesianos, Unidades Básicas de Saúde e 92 cisternas em diversos povoados.
As Secretarias de Saúde e Educação também foram reformadas para melhor atender as necessidades dos serviços. Ainda na área de educação, o prefeito falou que a Escola Maria Assunção Sena – que foi construída pelo Estado e estava em péssimas condições – foi totalmente reconstruída, ampliada e climatizada. A Escola Digna da Vila Esperança, a Domingos Costa e Escola do Campinho também foram reformadas, assim como novos espaços estão sendo construídos para abrigar novos cursos e o IFMA.
A secretária de Educação, Sâmira Corrêa Sá, disse que o município vive um momento ímpar na história. “Estamos com o melhor IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), nossos alunos foram medalhistas de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e nunca havia acontecido, os professores estão sendo valorizados com pagamento em dia e as escolas estão sendo reformadas e climatizadas, como exemplo das Escolas Domingos Hilton e Gonçalves Dias”, completou a secretária.
O Palácio dos Balaios, que é a sede do governo municipal também foi totalmente reformado para agilizar os serviços da prefeitura, assim como a Secretaria de Assistência Social, a Casa do Idoso e Casa dos Conselhos e o Ginásio Poliesportivo. Na Infraestrutura, ele disse que a equipe tem trabalhado a reconstrução e manutenção das estradas vicinais, pontes, Praça da Igreja, ruas e avenidas foram pavimentadas com 4 km de asfalto doados pelo governador Flávio Dino.
Galeria de Fotos:
As Secretárias de Educação e de Assistência Social
Na tarde da última quinta-feira (27), vinte instituições de cidades do Maranhão receberam kits de instrumentos musicais, em mais uma ação do Programa Maranhão Musical. A entrega dos kits ocorreu no Palácio Henrique de La Roque, no Calhau, e contou com a presença do governador Flávio Dino. Durante a entrega, o governador lembrou que ao todo já foram entregues 70 kits a instituições em todo o Maranhão, e que este era um momento dedicado não só à música, mas também à educação, à cultura e à vida.
“Estou muito feliz, depois de entregar tantas outras coisas importantes nesses primeiros quatro anos, eu coloco a música no mesmo patamar, por isso que esses kits são tão fundamentais porque dizem respeito à essa dimensão do cidadão como um ente integral. Um cidadão que é educação, alimentação, saúde, segurança pública, mas que é também aquilo que a arte nos traz. Tenho certeza que esses jovens vão poder praticar ainda mais e vão poder estimular outros jovens a se integrarem a esse processo de aprimoramento do espaço escolar, da educação e da cultura no Maranhão”, afirmou Flávio Dino.
Também participaram da solenidade, o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino; do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; o secretário Municipal de Educação de São Luís, Moacir Feitosa; além de outras autoridades, gestores de cultura e professores de música dos municípios beneficiados.
O Programa Maranhão Musical tem como proposta oferecer cursos regulares de iniciação e formação musical através de aulas práticas e teóricas, contribuindo com a dinâmica da produção cultural nas cidades maranhenses, além de democratizar o acesso ao ensino musical gratuito e de qualidade para todos.
“Esse é um momento muito importante, estamos aqui entregando mais 20 kits instrumentais para cidades do Maranhão e isso demonstra mais ainda o compromisso e a importância com a qual o governador trata a cultura e a educação do nosso Estado. E se Deus quiser em 2019 teremos ainda mais projetos com mais escolas contempladas, mostrando a política de disseminação da cultura por todo o nosso Estado”, explicou o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.
Integram o grupo de instituições e municípios que receberam o kit com instrumentos musicais: a Associação dos Amigos do Bom Menino das Mercês, o Centro de Ensino Estado do Rio Grande do Norte, e o Centro de Ensino em Tempo Integral Barjonas Lobão – CAIC, em São Luís; o Centro de Ensino Amaral Raposo, em Imperatriz; o Colégio Militar 2 de Julho, Unidade II e Unidade III Liceu Ribamarense, em São José de Ribamar; a Escola de Música, em Caxias; o Centro de Ensino Paulo Ramos, em Turiaçu; a Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo, em Pedreiras; a Banda Municipal de Santa Rita, em Santa Rita; além dos municípios de: Alto Parnaíba, Colinas, Davinópolis, Itapecuru, Morros, Palmeirândia, Penalva, Primeira Cruz, São Luís Gonzaga e Serrano do Maranhão.
“Estamos aqui recebendo esse kit do Governo do Estado, que está prestigiando os municípios com uma banda marcial. Penalva recebe esses instrumentos que integraram a Banda Dr. Lourival Gama e nós estamos muito felizes por essa ação de valorização da cultura. A gente observa o quanto que isso movimenta e a juventude se envolve nesses projetos. E mais uma vez a gestão estadual tem sido parceira dos municípios indo muito além, trazendo uma sensibilidade que é de realmente olhar para setores que valorizam o cidadão”, declarou o prefeito do município de Penalva, Romildo Campos.
Cada instituição recebeu um kit de instrumentos musicais contendo três trompetes, três trombones de vara, um bombardino, uma tuba, três bombo marching, três pares de pratos, três caixas tenores e 20 estantes para partitura.
Para Eliel Ribeiro, gestor geral do CE Paulo Ramos, em Turiaçu, os novos instrumentos além de fomentarem nos estudantes o gosto e aprendizado da música, também trarão economia, já que são contratadas bandas de fanfarra do município para acompanhamento das atividades cívicas da escola, e agora, os próprios estudantes do Centro de Ensino é que farão esse acompanhamento.
“Nós não temos banda marcial instituída, mas com esses instrumentos que ganhamos teremos mais vida para nossa escola. Nós temos uma demanda muito grande de alunos que gostam de música e têm habilidades para tocar instrumento. Então, agora vamos formar a banda do ‘Paulo Ramos’, esses instrumentos chegam em ótima hora”, destacou o gestor.
Para Kleyson Ferreira Martins, estudante da 2ª série do Ensino Médio do Centro de Ensino Estado do Rio Grande do Norte, no Conjunto Radional, a música é um elemento de transformação de vida.
O estudante vive na periferia da capital, em uma área de extrema vulnerabilidade social, e encontra na sala de aula e na banda da escola o refúgio para o não envolvimento com o mundo das drogas e marginalidade.
“Eu conheci a música desde os 8 anos, na igreja, sou autodidata, e com esses instrumentos e participar de uma banda de música, são a forma que encontrei de fugir da marginalidade”, diz ele.
“Alguns dos instrumentos que temos na escola são emprestados, e eu tive muito medo de não poder continuar tocando por conta disso. Agora, com os instrumentos sendo nossos, esse medo passou. Posso me dedicar ainda mais à música e buscar realizar meu sonho, que é me formar um grande músico”, reafirma Kleyson.
O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, declara que esses instrumentos não servem apenas para a música, para formar uma banda na escola. A música, a arte, a cultura é um investimento também em educação, em segurança pública, em saúde mental.
“Temos aqui a prova que esse investimento do Governo do Estado está valendo a pena. Nosso estudante Kleyson mora em uma área vulnerável, perto de palafitas e tinha tudo para estar na marginalidade, estava com as notas em baixa e descobriu na música o grande incentivo para melhorar. Então, em nome do secretário Diego Galdino e do governador Flávio Dino, nós da Secretaria de Educação agradecemos por esses instrumentos. Essa é a prova de que arte, cultura e educação salvam vidas”, enfatizou Felipe Camarão.
Sentimento de gratidão também compartilhado pela gestora geral do CE Estado do Rio Grande do Norte, Kalyane Fontenelle.
“Estamos extremamente gratos, essa é a realização de um sonho. Nossa escola iniciou uma banda com instrumentos emprestados de outras escolas e temos prazo para devolvê-los. Então, agora nós termos nossos próprios instrumentos para dar continuidade a esse projeto, é gratificante. Esse trabalho que fazemos com a música dentro da escola tem resgatado muitos alunos que estão dentro da escola construindo uma história digna. É uma nova oportunidade para nossos estudantes”, concluiu a gestora.
O governo federal publicou hoje (28) no Diário Oficial da União a lista com os feriados e pontos facultativos da administração federal em 2019. A lista não inclui feriados estaduais e municipais.
No próximo ano, os feriados que cairão no final de semana serão: Tiradentes (domingo), Independência (sábado), Dia de Nossa Senhora da Aparecida (sábado) e Finados (sábado). Os demais vão cair em dias de semana.
A portaria, publicada pelo, Desenvolvimento e Gestão, diz que os dias de guarda dos credos e religiões, não relacionados, poderão ser compensados, desde que “previamente autorizados pelo responsável pela unidade administrativa do exercício do servidor.”
O texto diz ainda que o cumprimento dos feriados não deve trazer prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais e que caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades “a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais afetos às respectivas áreas de competência”.
Em relação aos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal, eles ficam proibidos de antecipar ou postergar ponto facultativo.
Confira as datas:
1º de janeiro: Confraternização Universal (feriado nacional);
4 de março: Carnaval (ponto facultativo);
5 de março: Carnaval (ponto facultativo);
6 de março: quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até as 14 horas);
19 de abril: Paixão de Cristo (feriado nacional);
21 de abril: Tiradentes (feriado nacional);
1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
20 de junho: Corpus Christi (ponto facultativo);
7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional);
12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
28 de outubro: Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
2 de novembro: Finados (feriado nacional);
15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional);
24 de dezembro: véspera de natal (ponto facultativo após as 14 horas);
25 de dezembro: Natal (feriado nacional);
31 de dezembro: véspera de ano novo (ponto facultativo após as 14 horas)
A Prefeitura de Pedro do Rosário concluiu a recuperação de uma ponte na Comunidade Rural de Vila Nova que liga ao Município de Viana, colocando fim a problemas antigos enfrentados pelos moradores da região. Um sonho de décadas das pessoas que passam todos os dias pela estrada.
O prefeito Raimundo Antônio afirma que esta é mais uma demonstração do trabalho que a Administração está realizando para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Estamos empenhados em manter as pontes rurais em boas condições, facilitando o acesso e proporcionando segurança para as pessoas. As famílias da área rural merecem essas melhorias e vamos continuar trabalhando para melhorar a qualidade de vida delas”, disse o prefeito.
O prefeito usou a página na rede social para dar a noticias aos pedrorrosarienses. “Boa noite, amigos pedrorrosarienses! Há anos antes de assumirmos à gestão, a ponte sobre o Rio do Povoado Vila Nova que liga o município de Viana – MA, andava esquecida pelos poderes públicos, em situação precária de trafegabilidade, e hoje, venho através desta postagem, informar à todos, que a ponte encontra-se totalmente recuperada com madeira de ótima qualidade. Parabéns a todos os envolvidos pelo belo trabalho desempenhado”. Avante! Finalizou Raimundo Antônio.
Encerrada a enquete sobre os candidatos que disputarão a Prefeitura de Cururupu, interior do Maranhão. A enquete ficou durante três dias, teve cerca de 105 comentário e o total de 1.815 votantes
Se a eleição fosse hoje, Maria Rita tem 41% (com 741 votos) da preferência dos votantes, Professora Rosinha com 32% (572 votos), e Júnior Franco em último com 27% (500 votos), na enquete. A professora Rosinha teve um péssimo desempenho e mostrou que o povo de Cururupu não acredita mais em suas promessas.
A ferramenta da enquete não permitiu que o mesmo computador (ou IP) pudesse votar mais de uma vez. Portanto, é 100% segura.
A ideia da enquete e o objetivo é para que os milhares de leitores do município possam saber como anda o avanço de cada candidato.
O vereador Osmar Filho, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), tomará posse como presidente da Câmara Municipal de São Luís no dia 1º de janeiro.
A cerimônia, que terá início a partir das 10h, será realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), na Cohama, e reunirá diversas autoridades; além de representantes dos mais variados segmentos da sociedade.
Na oportunidade, também serão empossados os demais membros da nova Mesa Diretora da Casa, quais sejam Astro de Ogum (1º vice-presidente), Nato Júnior (2º vice-presidente); Josué Pinheiro (3º vice-presidente); Chico Carvalho (1º secretário); Francisco Chaguinhas (2º secretário); Beto Castro (3º secretário); Concita Pinta (4ª secretária) e Afonso Manoel (5º secretário).
Osmar Filho assumirá o comando do Legislativo Municipal, biênio 2019/20, em um dos momentos únicos da sua história, uma vez que, ano que vem, a Câmara completará 400 anos destacando-se como umas das instituições públicas mais antigas do Norte e Nordeste.
O pedetista afirmou que uma das suas principais ações será trazer para dentro do Parlamento um debate pleno e eficaz acerca das problemáticas da cidade, contando com a participação efetiva do cidadão.
O presidente eleito também garantiu investir na modernização das atividades parlamentares; dotar os setores de equipamentos e infraestrutura necessária; ampliar o diálogo com a sociedade através das mais diversas ferramentas de comunicação; capacitar, ainda mais, o corpo de funcionários; inserir a classe estudantil no dia-a-dia da Casa; implantar a Ouvidoria; descentralizar o trabalho da Casa levando as suas atividades para os bairros por meio do projeto “Câmara Itinerante”; dentre outros.
“Nosso objetivo é trazer o cidadão ludovicense para dentro da Câmara. Fazer com que a Casa promova, ainda mais, debates propositivos de interesse da sociedade. Fazer com que o Parlamento, verdadeiramente, funcione como uma caixa de ressonância dos reclames sociais. Contribuir com o aprimoramento das atividades de todos os setores e, claro, investir nos servidores”, disse.
Osmar Gomes dos Santos Filho é formado em Direito e ocupa o cargo de
vereador de São Luís há 10 anos. Foi eleito, pela primeira vez, aos 21 anos e se consagrou, na eleição de 2016, como o parlamentar mais bem votado da capital com quase 10 mil votos.
É casado, pai de dois filhos e levará na bagagem, como chefe do Legislativo, princípios e valores de família para dentro da organização pública.
Possui experiência e repertório para liderar, tendo acumulado cargos de gerência durante sua vida pública. Em 2013, por exemplo, foi convidado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) para coordenar a Secretaria de Articulação Política do Município.
Em 2017, foi eleito membro do Diretório Nacional do PDT, instância máxima do partido.
Aos 31 anos, foi eleito unanimemente, em maio deste ano, o presidente mais jovem da história da Câmara de São Luís.
O Prefeito Luís da Amovelar Filho deverá anunciar nos próximos dias (ou horas) mudanças em sua equipe de governo. Neste momento em que completa 2 anos à frente do município que possui aproximadamente 70 mil habitantes, o jovem prefeito pretende melhorar ainda mais sua aprovação na cidade e combater todo e qualquer tipo de insatisfação popular que possa haver em sua administração.
Nos bastidores comenta-se que as mudanças atingirão algumas secretarias importantes, como por exemplo a Casa Civil, administração e assistência social, dentre outras que o blog ainda não teve informações precisas. Procurado, o prefeito apenas informou que as mudanças deverão sim acontecer e quem em breve falará oficialmente sobre o assunto.
Uma sentença da 1ª Vara da comarca de Itapecuru-Mirim condenou o ex-prefeito do Município, Magno Rogério Siqueira Amorim pela prática de nepotismo na Administração Pública de Itapecuru, além dos parentes Marília Teresa Siqueira Amorim, Milton Silva Amorim Filho, Mágella Isabel Siqueira Amorim, Mylenna Cintia Siqueira Amorim e Wanderson Sousa Martins, por terem concorrido para a prática do ato ilegal e obtido vantagem pessoal. O ex-prefeito Magno Rogério Amorim foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de seis anos; à restituição do valor de R$ 108 mil e pagamento de multa civil de R$ 108 mil; e à proibição de contratar com o Poder Público ou receber incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de cinco anos.
Os demais requeridos na ação também foram condenados à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de oito anos e à proibição de contratar com o Poder Público ou receber incentivos fiscais ou creditícios; e terão que ressarcir os valores recebidos individualmente de forma irregular durante o contrato, totalizando R$ 143 mil.
A sentença, do dia 17 de dezembro, tem assinatura da juíza Laysa Paz Mendes, em ação civil pública por ato de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público Estadual. Na ação, o MP apontou que o ex-prefeito Magno Rogério, na condição de gestor público, incidiu dolosamente na prática de nepotismo no âmbito do Executivo municipal, tendo nomeado para vários cargos comissionados do quadro de pessoal municipal parentes consanguíneos como irmãos e cunhados, fatos ocorridos no exercício de 2013.
Notificados, os requeridos apresentaram defesa alegando inépcia da petição inicial por cerceamento de defesa; ausência de violação de princípios constitucionais e pedindo rejeição do pedido, entre outros. Também levantaram ausência de dolo para a prática do ato ímprobo, e a inexistência de dano ao erário, porque os serviços dos cargos para os quais foram nomeados foram efetivamente prestados.
Na sentença, a magistrada citou entendimentos da doutrina e jurisprudência a respeito da prática de nepotismo no Brasil, objeto da Súmula Vinculante Nº 13/2008 do Supremo Tribunal Federal (STF). “A regra é que o provimento de cargo e emprego público é feito por concurso público”, ressalta.
Para a magistrada, a nomeação de parentes sem concurso para cargos em comissão fere os princípios constitucionais da moralidade, impessoalidade, igualdade e eficiência. Segundo o documento, os argumentos lançados pelos requeridos não foram suficientes para descaracterizar o ato de nepotismo e os atos de improbidade dele decorrentes, tendo sido comprovada a nomeação dos parentes para cargos em comissão sem o devido concurso público. “Configurado, portanto, o nepotismo, com clara violação à Súmula Vinculante Nº 13 do STF, relativa à ofensa aos princípios constitucionais, enquadrando-se como ato de improbidade administrativa praticada por todos os requeridos – autoridade nomeantes e parentes nomeados – vislumbrando-se também a prática de ato de improbidade causador de lesão ao erário, por concorrer para que terceiros enriquecessem ilicitamente”, frisou.
Para celebrar 2015, um ano de grandes mudanças e transformações para o Maranhão, o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís realizam uma grande festa para encerrar o ano com chave de ouro. As comemorações começam nesta terça-feira (29) e quarta-feira (30), com shows e apresentações no Centro Histórico e no Espigão Costeiro, respectivamente.
Na noite da virada (31), uma vasta programação movimentará a Avenida Litorânea. E a festa não para por aí, nos 1º, 2 e 3, a festança continua na orla de São Luís. Toda a programação prestigia a cultura maranhense e os artistas da terra.
A Praça Nauro Machado, no Centro Histórico, e o Espigão Costeiro, na Ponta D’Areia, que foram – ao longo do ano – palco para o Projeto ‘Mais Cultura e Turismo’, recebendo diversas atrações maranhenses, também estão na rota das comemorações de fim de ano. No dia 29, terça-feira, a partir das 17h30 começa a apresentação do Radio Casarão, em seguida, Phill Veras movimentará a Nauro Machado. Já na quarta-feira (30), será a vez da cantora Flávia Bittencourt realizar um grande show no Espigão Costeiro. Durante a noite também acontecerá a feira de artesanatos, com produtos tipicamente maranhenses.
Já na noite do Réveillon (31), a Avenida Litorânea receberá uma mega estrutura. Haverá um palco central, na região do parquinho (praça da alimentação), onde, a partir das 19h, se apresentarão 12 bandas, como Maratuque, grupo Xavecada, Confraria do Copo e grupo Lamparina. No intervalo entre uma banda e outra haverá discotecagem do DJ Pedro Sobrinho.
Ao longo da Avenida Litorânea haverá mais dois pontos de concentração, a partir das 19h, de onde seguirão, em cortejo, blocos, entre tradicionais, alternativos e organizados, blocos afros, turma de samba, bumba-meu-boi e tambor de crioula. Na parte da extensão da Avenida Litorânea, partirá um cortejo de onde sairão 23 apresentações, entre as quais Akomabu, Os Apaixonados, Os Tremendões, Turma do Vandico, bloco Fênix, Boi de Guimarães e Favela do Samba.
Em outro ponto da Avenida Litorânea, próximo à descida do Barramar, partirá outro cortejo com mais 22 apresentações. Entre grupos, se apresentarão ‘Príncipe de Roma’, ‘Fuzilero da Fuzarca’, ‘Gdam’, ‘Os feras’, ‘Boi de Maracanã’, grupo ‘Bicicletinha’, e a escola de Samba ‘Marambaia’.
Para completar a festa tipicamente maranhense, será montada uma tenda na areia para as rodas de tambor de crioula, com as apresentações de Unidos de São Bento de Taim, Caixeiras, Santa Rosa dos Pretos, Arte Nossa, Nivo, Mestre Felipe, Mestre Amaral, Maracrioula e Manto de São Benedito.
À meia noite, acontecerá a tradicional contagem regressiva no palco, com queima de fogos de artifício dando um show à parte. A queima de fogos, com duração de 15 minutos, acontecerá simultaneamente nas praias da Litorânea, Araçagi e Olho D’água. Após os fogos, será dado o primeiro grito de carnaval, com um cortejo com baterias das Escolas de Samba do carnaval de São Luís, e mais os blocos.
‘Virada com Jesus’
Além da programação para dar as boas vindas ao Carnaval, o Governo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São Luís também promoverá a ‘Virada com Jesus’ que acontece na Praça Maria Aragão.
A ‘Virada com Jesus’, acontece no dia 31 e tem uma programação religiosa que reúne nomes expressivos da música gospel como Anderson Freire, Trazendo a Arca e Maurício Paes. Eles estarão ao lado dos maranhenses Francivaldo Borges, Joel Mistokles, Anuacir Zaquel Barros e Victor Gomes, animando a noite da virada. A programação está prevista para encerrar à 1h.
Pós-revéillon
O Governo do Estado resolveu estender a programação cultural por mais três dias, com uma extensa programação de Pós-Réveillon com shows de diversos artistas maranhenses. Sempre a partir do meio dia, os frequentadores da Praia da Litorânea poderão assistir às apresentações no palco montado próximo ao Parquinho.
No dia 1º, será o Show da Paz. 17 artistas maranhenses, como Tássia Campos, Alexandra Nícolas, Lena Machado, Guilherme Júnior, Kadu Ribeiro, Rosa Reis, Criolina, Phill Veras e Anastácia Lia farão pocket shows a partir das 17h. A partir da 20h, terão ainda shows completos de Hip Hop Cangaceiro, Carlinhos Veloz e, para encerrar, Tião Carvalho. A partir das 22h, terá a apresentação do show ‘Som do Mará’, com os cantores Chiquinho França, Mano Borges, Beto Pereira, Flávia Bittencourt, Glad Azevedo, Erasmo Dibel, Luis Carlos Dias e Milla Camões.
Na segunda noite de pós-réveillon, será a vez do projeto ‘Reggae de Todos Nós’, com 12 apresentações. A partir das 16h terá discotecagem do DJs Ademar Danilo e Joaquim Zaion. A partir das 17h começam os pockets shows de Célia Sampaio, Santa Cruz, Fabinho de Jah, Fabiana Rasta e Dicy Rocha. Os show completos, a partir das 18h30, ficarão por conta dos grupos Barba Branca, Criolos D’Ifé, Banda Raja, Banda Kazamata e Raiz Tribal.
Na última noite, no dia 3, acontecerá o ‘Samba de Todos Nós’, que levará 18 atrações de samba para fazer a festa, que começa a partir das 16h com DJ Radio Casarão, seguido da apresentação de Cantinho do Choro. A partir das 18h, Fernanda Garcia, Nivaldo Santos, Patativa, Sami do Cavaco, Adão Camilo, Serrinha, César Teixeira e Joãozinho Ribeiro farão apresentações. Os shows completos serão, a partir das 19h, dos grupos Turma de Vandico, Grupo Argumento, Feijoada Completa, Vamu di Samba, Amigos do Samba, Batuka Negro, Soul Samba e As Brasileirinhas.