51ª Abav Expo: Sebrae destaca desenvolvimento turístico em territórios empreendedores

Com apoio do Sebrae, comunidade kalunga da Chapada dos Veadeiros (GO) e população da Floresta dos Guarás no Maranhão transformam realidade local pelo turismo. 

51ª Abav Expo: Sebrae destaca desenvolvimento turístico em territórios empreendedores

Com apoio do Sebrae, comunidade kalunga da Chapada dos Veadeiros (GO) e população da Floresta dos Guarás no Maranhão transformam realidade local pelo turismo

No último dia da 51ª edição da Abav Expo, neste sábado (28), em Brasília (DF), o público participante do evento teve a oportunidade de conhecer experiências bem-sucedidas do turismo na Comunidade Kalunga Engenho II, em Cavalcante (GO), na região da Chapada dos Veadeiros, e também na Floresta dos Guarás, região que fica na parte amazônica do estado do Maranhão. As apresentações aconteceram durante o painel “Territórios Empreendedores: Como Desenvolver Territórios Turísticos“, na arena Estratégias do Abav Talk, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

As duas iniciativas fazem parte das ações de desenvolvimento do Território Nordeste Goiano e do Território Litoral Ocidental do Maranhão, respectivamente. Ambos integram a estratégia Territórios Empreendedores do Sebrae que, atualmente, conta com 75 Territórios Empreendedores, em 20 estados, 807 municípios e mais de 3 mil lideranças participantes.

Equipe do Sebrae participa do painel que trouxe experiências bem-sucedidas do turismo na região da Chapada dos Veadeiros e na Floresta dos Guarás. Foto: Erivelton Viana

Uma dessas lideranças é o presidente da Associação Kalunga Comunitária do Engenho II, Adriano Paulino. Durante o painel ele contou como foi o processo de desenvolvimento turístico na comunidade. Segundo ele, no começo os principais desafios foram integrar a comunidade e formar mão de obra qualificada. Hoje, ele conta, que os desafios são outros.

Presidente da Associação Kalunga Comunitária do Engenho II, Adriano Paulino. Foto: Erivelton Viana

“Temos apoio, fazemos parcerias com o Sebrae, adquirimos conhecimento, mas ainda enfrentamos desafios quantos aos investimentos. Não temos linhas de crédito específicas para o turismo comunitário que tem suas próprias necessidades, como também ainda enfrentamos dificuldades para melhorar o acesso e locomoção em algumas localidades”, comentou.

Atualmente, a comunidade conta com 500 guias quilombolas, quatro restaurantes e de seis a oitos pontos de hospedagens como campings e pousadas.

Os Territórios Empreendedores são parte de uma jornada coletiva de cooperação e colaboração que ativa a governança local para a construção e implementação de uma agenda de desenvolvimento territorial, inspirada na identidade e no propósito de cada localidade.

De acordo com o analista de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional André Ligório, a atuação nesta estratégia tem a capacidade de unir os atores, as pessoas, as lideranças nos territórios de forma respeitosa e produtiva.

Há respeito às ancestralidades, às tradições, à dinâmica do território ao mesmo tempo que há profissionalização, geração de negócios a partir de uma dinâmica adequada aos novos tempos e também a cada realidade.

André Ligório, analista de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional

Branco Melo, fotógrafo e dono de uma pousada familiar em Cedral. Foto: Erivelton Viana

Na Floresta dos Guarás, no Maranhão, outra liderança ativa é o empresário Branco Melo, fotógrafo e dono de uma pousada familiar em Cedral, um dos dez municípios que compõem o território. Segundo ele, as dificuldades enfrentadas não são diferentes da realidade Kalunga, mas as situações podem ser contornadas com apoio do Sebrae e atuação das lideranças.

“Estou nessa luta pelo desenvolvimento do turismo há mais de 15 anos e há três anos descobri o programa LIDER do Sebrae. Eu comecei a entender que o verdadeiro líder precisa ser moldado com conhecimento. Estamos conseguindo modificar o cenário e tirando aquela impressão de que cidade do interior, comunidade quilombola, comunidade ribeirinha, comunidade pesqueira não têm valor”, frisou.

Ele aproveitou o momento para apresentar o mais novo roteiro turístico do Maranhão, chamado “Caminhos dos Guarás” que contempla cinco municípios da ilha de São Luís e 10 municípios do litoral ocidental maranhense.

Turismo responsável fruto da construção coletiva

Painel “Territórios Empreendedores: Como Desenvolver Territórios Turísticos“. Foto: Erivelton Viana

Na ocasião, a gestora estadual de Turismo do Sebrae no Maranhão, Flávia Nadler, destacou a importância da profissionalização das atividades turísticas. Segundo ela, é preciso elevar o nível do turismo brasileiro a partir do desenvolvimento territorial. “Esse é um olhar extremamente necessário. Quando chegamos nas governanças percebemos o quanto faz diferença ter uma liderança unida”, frisou.

O analista do Sebrae Goiás Charles Dumaresq, por sua vez, aproveitou para ressaltar a importância de integrar todos os atores no processo de desenvolvimento territorial. “Mesmo com ações pontuais, precisamos pensar no território como um todo”, enfatizou.

Iracema Vale reforça apoio à candidatura de Saulo Machado em Anajatuba durante ato político

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, no domingo (29), de um grande ato político em apoio ao candidato a prefeito de Anajatuba, Saulo Machado (PSB). Na ocasião, a parlamentar reiterou seu compromisso com a população anajatubense e aproveitou para agradecer, mais uma vez, a expressiva votação que obteve no município no último pleito.

“Eu não poderia deixar de vir aqui para dizer que esse é o palanque da verdade, da honradez e do trabalho. Saulo Machado é a melhor opção para Anajatuba, porque é uma liderança que se preocupa com a população e que busca permanentemente ações em benefício da sua cidade. Eu não tenho dúvidas de que ele vai promover a grande renovação que Anajatuba precisa e merece”, disse Iracema Vale.

O ato começou com uma carreata pelas ruas da cidade, culminando com um grande comício no povoado Afoga, a 18 quilômetros da sede do município, onde uma multidão se concentrou no largo principal da comunidade para ouvir as propostas dos candidatos.

*Chapa*
Encabeçando a chapa “Vamos Juntos com o Homem do Povo”, Saulo Machado concorre à prefeitura de Anajatuba pela primeira vez, tendo como vice a advogada Laise Marinho, filha de Dr. Nilton.

Machado destacou a importância do apoio da deputada Iracema Vale e agradeceu pela presença da parlamentar em um dos maiores atos políticos já realizados no povoado Afoga.

“Deputada Iracema nos engrandece com sua presença e seu apoio. Ela, que já é uma inspiração para todos nós, por ser essa mulher guerreira, honrada e que faz história na política do Maranhão, nos deixou ainda mais felizes com sua vinda à nossa cidade para nos prestar esse apoio”, afirmou Saulo Machado.

JOSIVALDO JP aparece no BRASIL DE FATO como líder nas pesquisas em Imperatriz

O site jornalístico BRASIL DE FATO postou matéria neste domingo (29) destacando os primeiros colocados nas pesquisas das 103 cidades que terão segundo turno nas eleições deste ano. O nome de JOSIVALDO JP consta na liderança em Imperatriz.

O BRASIL DE FATO fez o levantamento usando como média as últimas três ou duas pesquisas publicadas até o dia 26 de setembro. Em 30 dos 103 municípios a eleição acabaria ainda no primeiro turno. Desses candidatos eleitos sem precisar do segundo turno, 19 são prefeitos que tentam a reeleição.

JOSIVALDO JP considera que a liderança é reflexo da sua atuação na cidade. “Mesmo sendo deputado Federal, o foco do meu trabalho sempre foi em Imperatriz. A cidade não foi cuidada pelo atual prefeito e quero fazer mais pelos moradores. Eleito prefeito, minha dedicação passa a ser exclusiva, e vou trabalhar muito para reconstruir Imperatriz e dar todo desenvolvimento e dignidade que nossos moradores precisam e merecem”, afirma JP.

Manifestação quilométrica mostra “Porto Rico no Rumo Certo”

Manifestação ao longo de 10 quilômetros, partindo do Povoado Rabeca até o Bairro Betel, na sede, animou a organização da Coligação “Porto Rico no Rumo Certo” (PL-PRD), em Porto Rico do Maranhão. “Depois desta demonstração é difícil não acreditar na reeleição de Aldo Brown (PL) e Zequinha (PRD)”, comentou um correligionário durante a sessão de pronunciamentos.

Aldo e Zequinha lideraram a caminhada-motociata-carreata, que foi recebendo manifestantes à medida em que se aproximava do local da concentração principal. Moradores de localidades ao longo do trajeto foram aderindo durante a passagem do cortejo. Momentos houve em que o espaço das vias foi tomado inteiramente.

Democracia – Para o vice-prefeito Zequinha a movimentação “foi a maior festa da democracia que já se viu nesta cidade. Pela manifestação já se pode dizer que o povo confirmou nossa permanência no comando da administração porto-riquense”. Ele atribui este apoio ao reconhecimento pelo trabalho de quase quatro anos de mandato. E cunhou a frase: “É um povo que ama o prefeito que tem e um prefeito que ama o povo que governa”.

Para o prefeito candidato à reeleição, “foi gratificante o prestígio popular demonstrado, com certeza o reconhecimento pelo trabalho feito ao longo dos quase quatro anos desta gestão, que se encerra em 31 de dezembro próximo”. Ele lamenta que tenha vivido um ano de inatividade (2021, quando assumiu), em razão da pandemia que assolou o mundo.

Ações – O candidato revela que de 2022 em diante “pôs mãos à obra”, incentivado por emendas parlamentares, que lhe permitiram desenvolver obras estruturantes constantes do seu plano de governo. Como o balneário de Parnamirim e o acesso por ponte de concreto, integrando a pequena comunidade ao território municipal.

A sede recebeu benefícios como escolas (nas quais os filhos do prefeito estudam), pavimentação em bloquete (incluindo o Bairro da Brasília), reforma e construção de prédios públicos (inclusive o espaço destinado à prefeitura), instalações esportivas (quadras) e praças. E a zona rural começou a ganhar investimentos, com vários equipamentos comunitários. Destaque para Rio Grande, Engenho, Remanso, Catinga, Santa Maria, Kumaru, Rabeca, Cateaua, nos quais há obras concluídas, em andamento e a iniciar.

Jaqueline: uma auxiliar iluminada

Jaqueline Luz vai além da luminosidade no nome. Ela clareia os caminhos da administração, tirando da escuridão os planos que alimentavam o sonho da comunidade há muitos anos. Como secretária de Assistência Social, associada ao papel de primeira-dama, tem a missão de aproximar a comunidade carente do poder público, transformando em realidade a esperança dos que idealizavam dias melhores.

Ao desenvolver as políticas próprias de sua área, ela contribui para o aprimoramento das ações em setores básicos, principalmente na Educação e na Saúde, dando o tom da sensibilidade próprio da natureza feminina. Ela considera que a população já disse SIM à continuidade, o que representa mais quatro anos de prosperidade para Porto Rico do Maranhão.

Porto Rico do Maranhão: Quadra poliesportiva incentiva esporte em Rabeca e região

A estrutura urbana de Porto Rico do Maranhão ganhou novo equipamento comunitário, com a inauguração de quadra poliesportiva, na localidade São José, integrante do Povoado Rabeca, numeroso conglomerado comunitário do município. A realização reuniu as equipes das Secretarias Municipais de Obras e Infraestrutura e de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Juventude e da Coordenadoria de Esporte, cujos titulares, respectivamente, Fernando Louzeiro, WisleyLiam Passinho e Sidevan Passinho, em companhia da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jaqueline Luz, presidiram a inauguração.

Louzeiro destacou o material de qualidade usado na obra, elogiado pelos trabalhadores que o utilizaram, vindos da capital do Estado. Ele foi mais além, fazendo um balanço das realizações entregues (Ponte de Parnamirim, esperada há 30 anos, por exemplo) e das programadas para atenderem a população até o final do atual mandato. Disse haver vários projetos “engatilhados”, com geração de emprego e renda. E a cargo de auxiliares naturais do município, identificados com a comunidade.

Compromisso – O coordenador Passinho, também professor, realçou o compromisso da administração, transmitido ao titular logo no início da gestão e executado ao longo desses três anos e meio de governo. Chamou a atenção para a importância dessa política na condução comportamental dos jovens, encaminhando-os para uma convivência saudável, longe das ameaças dos desvios de conduta.

O mesmo compromisso, agora com o social, foi destacado pela secretária Jaqueline Luz. Entre os projetos da pasta que dirige, destacou o Mesa Digna, destinado a contemplar com alimentação saudável a população carente. Ela está confiante que, de 2025 em diante, este e outros projetos serão fortalecidos.

Protagonismo – O secretário Passinho falou do protagonismo que o Esporte ganhou na atual administração, com ações voltadas para o incentivo aos atletas, principalmente os que mostram inclinação para a atividade. Ele revelou que a programação da secretaria focou na realização de competições e descobriu expressivas vocações. “Prioridade que ajudou a nossa juventude em mostrar interesse pelo esporte e aumentar sua dedicação à atividade”, reconheceu.

HELIEZER E ROSA PINHEIRO SÃO CONDENADOS A RETIRADA DE MATERIAL DE GOVERNADOR SOB BUSCA E APREENSÃO

E mais uma vez Heliezer ex do povo passa vergonha, desta vez por desacatar uma ordem judicial.

Foi expedido uma ordem para que o mesmo retirasse o material político que o ligasse ao atual governador do estado Carlos Brandão, no entanto o ex do povo resolveu desobedecer a justiça.

Agora uma nova ordem foi expedida, dessa vez para busca e apreensão de todo o material político que o liga ao governador !

Essa é a marca do ex do povo, desrespeito à justiça e a ordem pública, que tenta a todo custo iludir a população que tem apoio do Governo.

A única marca que ele deixa é de ser o pior gestor do Municípios da Baixada Maranhense, que envergonha toda a população Perimiriense pelo abandono da sua gestão.

Pioneirismo – Rádio e TV Assembleia farão exibição simultânea do ‘Diário da Manhã’ a partir desta segunda-feira

Diretora de Comunicação da Alema, Jacqueline Heluy, enfatizou que a medida segue as diretrizes de trabalho e investimento da gestão da presidente Iracema Vale

Pioneirismo – Rádio e TV Assembleia farão exibição simultânea do ‘Diário da Manhã’ a partir desta segunda-feira

Jornalista Ronald Segundo apresenta o programa ‘Diário da Manhã’, que agora terá transmissão simultânea na Rádio e TV Assembleia

Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado

A Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa inova e dá um passo pioneiro entre os veículos públicos do estado do Maranhão. A partir de segunda-feira (30), das 9h às 9h30, a Rádio e TV Assembleia farão a exibição simultânea e ao vivo, do programa ‘Diário da Manhã’, com apresentação do jornalista Ronald Segundo.

A diretora de Comunicação da Alema, jornalista Jacqueline Heluy, destacou a importância desse momento para o setor no estado e enfatizando que a medida segue as diretrizes de trabalho e investimento da gestão da presidente Iracema Vale (PSB) à frente da Alema.

“Será a primeira vez que esse formato de transmissão será usado no Maranhão. Assim, também seguimos alinhados com as metas da gestão da presidente Iracema Vale, reforçando seu compromisso com a inovação e a prestação de serviços de comunicação de qualidade, buscando sempre novas formas de se conectar com a sociedade e oferecer conteúdos relevantes e acessíveis”, declarou Jacqueline Heluy.

Dono de público fiel na Rádio Assembleia, o ‘Diário da Manhã’ agora ganhará a telinha da TV Assembleia. A transmissão simultânea acontecerá, ao vivo de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30.

Nesse horário, a TV Assembleia inicia as transmissões ao vivo das sessões plenárias do Parlamento Estadual. Vale destacar que a Rádio Assembleia segue com a transmissão do programa.

Equipes técnicas da Rádio e TV Assembleia acertam todos os detalhes para a transmissão simultânea do ‘Diário da Manhã’

No ‘Diário da Manhã’, os maranhenses têm acesso a um conteúdo diversificado e dinâmico, que vai além das fronteiras tradicionais da mídia, trazendo informações em tempo real sobre o clima, esportes e, claro, as atividades parlamentares.

O subdiretor de Rádio e TV da Assembleia, Juraci Filho, também enfatizou a inovação do formato e o impacto que o programa trará para os telespectadores e ouvintes.

“O ‘Diário da Manhã’ será inovador, pioneiro ao unir rádio e TV em uma transmissão simultânea. Além de trazer informações sobre o trânsito em tempo real, com uso de tecnologia de ponta, o programa vai antecipar os acontecimentos do dia na Assembleia, oferecendo um conteúdo diversificado e de grande relevância para a população maranhense”, concluiu.

Jornalista Ronald Segundo apresenta o programa ‘Diário da Manhã’, que agora terá transmissão simultânea na Rádio e TV Assembleia

Produtoras rurais do Litoral Ocidental brilham no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024

Campeãs da categoria Produtora Rural posam ao lado da diretoria do Sebrae Maranhão na cerimônia do PSMN 2204

Aline Martins, de Guimarães, e Regina Ferreira, de Bequimão, conquistaram o primeiro e segundo lugar na categoria Produtora Rural na edição 2024 do PSMN.

O Litoral Ocidental Maranhense está em festa! Duas empreendedoras da região foram vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na categoria negócio rural. Aline Martins de Guimarães e Regina Cunha Ferreira de Bequimão são detentoras de histórias inspiradoras do empreendedorismo que transforma realidades de norte a sul do Maranhão.
Ouro – Aline Martins, de 34 anos, moradora da comunidade quilombola de Cumun, localizada no município de Guimarães, impressionou o júri com uma história de determinação, que envolve tradição e muito sabor. Aline usou a receita herdada dos avós para conquistar o paladar de uma vasta clientela. No começo, o bolo de tapioca era o principal produto fabricado na comunidade. Mas, logo, deliciosos biscoitos de tapioca se tornariam protagonistas do negócio, tocado pela comunidade. Antes produzido para consumo próprio, logo esse item passaria a ser o carro-chefe de vendas.

Como em todo empreendimento logo as dificuldades apareceram. Com o apoio do Sebrae, a comunidade de Cumun conseguiu se reinventar, fortalecendo suas tradições e cultura. O Sebrae levou capacitação para as mulheres, com cursos, palestras e consultorias para precificação do produto e melhorias na embalagem. Passos decisivos para o sucesso dos biscoitos de tapioca. Hoje, Aline toca o empreendimento de forma coletiva com mais 10 mulheres, que também residem na comunidade. A maioria delas são membros da família de Aline, que por onde anda leva junto uma sacola cheia de biscoitos para não perder oportunidades de vendas.
“Eu tô com todo gás, muito feliz porque representei as mulheres do meu quilombo, que, de alguma forma, estavam lá (na solenidade de premiação) comigo. Somos unidas e vamos seguir assim. Para o futuro, pretendemos melhorar ainda mais o nosso produto com a rotulagem e o registro da marca, que tem sabor único por ser uma receita tradicional do nosso quilombo. Sou grata a todos os que nos ajudaram até aqui e agradeço ao Sebrae por tudo o que tem feito por nossa comunidade”, celebrou a empreendedora.

Prata – Já Regina Cunha Ferreira tem 38 anos, mora em Benfica, povoado do município de Bequimão/MA, onde desenvolve um negócio de piscicultura, um empreendimento em que sucesso rima com perseverança e dedicação. A história de Regina começa em 2013, quando ela iniciou um pequeno viveiro para criação de tambaquis. Com dificuldades por falta de conhecimento, recursos financeiros e, principalmente, por dificuldades na gestão, ela buscou ajuda no Sebrae. E foi aí que as mudanças começaram a acontecer.

Biscoitos de tapioca comercializados por Aline, moradora da comunidade quilombola de Cumun

Com os cursos, capacitações e consultorias, Regina aprendeu sobre gestão, planejamento, marketing e sobre o manejo de produção. Munida de conhecimentos, ela conseguiu consolidar o negócio, conquistando a sonhada independência financeira. Hoje, além de tambaqui, a empreendedora produz variedades como panga, curimatã e matrinxã. Com o incentivo recebido, Regina continuou buscando qualificação, sendo hoje formada em Engenharia de Pesca, sem deixar de lado a veia empreendedora.

O que antes era uma pequena criação de peixes, hoje se transformou na Piscicultura Regina, um negócio organizado e produtivo. Hoje, a empresa abastece o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e vende para o consumidor final. Com o apoio do Sebrae, já conquistou a identidade visual, aprendeu a comprar ração direto da fábrica para se tornar mais competitiva, oferecendo bons preços aos parceiros comerciais e ao consumidor. Hoje, ela considera a si mesma “uma mulher de negócios”.

“Meu coração transborda de alegria e gratidão por receber o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Este reconhecimento vai além de uma conquista pessoal, mas é um verdadeiro símbolo de perseverança, dedicação e empoderamento, representando não só o meu esforço, mas o triunfo de mulheres que nos inspiram e motivam para seguir em frente. Isso mostra ao mundo que somos capazes de mudar nossa realidade”, pontuou a empreendedora.

Um Futuro Promissor
As histórias de Aline e Regina são um exemplo para todas as mulheres que buscam empreender no campo, conforme avalia a gerente da Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro, Rosa Amélia.
Comandando a Unidade, que atende as regiões da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense, a gerente ressalta a importância do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios para fortalecer o empreendedorismo feminino e impulsionar o desenvolvimento econômico do Maranhão.
“Ter clientes, mulheres de negócios do Litoral Ocidental Maranhense reconhecidas na 11ª edição da Premiação SEBRAE Mulher de Negócios, nos deixa muito felizes. O perfil das mulheres vencedoras nos sinaliza o foco para a excelência, qualidade de produtos e conquista de novos mercados, além do compromisso de seguir avançando para gerar ainda mais impactos na sociedade, inspirar outras mulheres e contribuir para o desenvolvimento do Maranhão. Esse reconhecimento é, portanto, mais que uma conquista feminina, mas fruto de uma busca incessante pela diferenciação e igualdade de oportunidades”, ressaltou a gerente Rosa Amélia.

Regina mostra um dos viveiros da propriedade, durante manejo dos peixes

VENCEDORAS DO PRÊMIO SEBRAE MULHER DE NEGÓCIOS 2024

CATEGORIAS PEQUENOS NEGÓCIOS
Bronze: Edna Monteiro Martins – Imperatriz
Prata: Mayara Munike – Imperatriz
Ouro: Tânia Miyake – São Luís

CATEGORIA PRODUTORA RURAL
Bronze: Rosário Del Pila Grobner – Anapurus
Prata: Regina Cunha Ferreira – Bequimão
Ouro: Aline Martins – Guimarães

CATEGORIA MEI
Bronze: Joelma Sousa Costa – Estreito
Prata: Ana Frota – São Luís
Ouro: Lucilene Pimenta – São Francisco do Brejão

CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
Bronze: Maria do Socorro Pereira da Silva – São Luís
Prata: Patrícia Girotto – Açailândia
Ouro: Mayara Gomes – São Luís

NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Ouro: Ana Luzia Alhadeff – São Luís

Violência em Alto Alegre do Maranhão recebe repúdio dos candidatos e dá motivo a ação judicial contra autores

Os candidatos da Coligação “Todos por Alto Alegre do Maranhão”, Maninho e Hélcio da Clínica, divulgaram nota de repúdio (abaixo) contra os autores da violência promovida no Bairro Caxuxa, nessa quinta-feira, 26 de setembro, durante ato político. A intolerância resultou em ferimento com gravidade de uma pessoa presente à reunião.
As autoridades de segurança iniciaram investigação para identificar os envolvidos na agressão e permitir aos candidatos buscar reparação judicial contra os autores.
NOTA DE REPÚDIO

Vimos a público manifestar nosso repúdio aos atos de violência ocorridos na noite desta quinta-feira, 26 de setembro, durante nossa palestra no bairro Caxuxa. Infelizmente, uma eleitora foi gravemente ferida após ser atingida por uma pedrada na cabeça. O episódio demonstra o nível de intolerância que alguns adversários têm alimentado.

Esse tipo de atitude é inaceitável em qualquer circunstância, especialmente num momento tão importante para a democracia. Nossa campanha sempre foi e continuará sendo pautada pelo respeito, pela paz e pelo diálogo, acreditando que o debate de ideias é o caminho para o crescimento de Alto Alegre do Maranhão.

Reafirmamos que nosso jurídico já está tomando as providências cabíveis e pedimos que a Justiça puna os responsáveis por esse ato covarde. Continuaremos firmes, guiados por Deus e pelo desejo de mudança do nosso povo.

Que a paz prevaleça e que possamos seguir juntos na luta por um Alto Alegre do Maranhão melhor para todos.

Maninho de Alto Alegre do Maranhão | Hélcio da Clínica

Ministério Público propõe Ação Civil Pública contra o prefeito Heliezer sobre situação precária do Hospital Municipal de Peri Mirim

A ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Maranhão contra o prefeito Heliezer de Peri Mirim destaca preocupações sérias sobre a situação do Hospital Municipal São Sebastião, veja Petição Inicial.

As irregularidades constatadas podem incluir a falta de insumos médicos, a precariedade na infraestrutura, a ausência de profissionais de saúde qualificados, e a falta de condições mínimas para o atendimento aos pacientes, veja fotos ambulâncias.

Essas questões refletem um descaso com a saúde pública, afetando diretamente a população local, que depende do hospital para atendimentos urgentes e rotineiros.

O Ministério Público busca, por meio dessa ação, garantir que medidas adequadas sejam tomadas para sanar as irregularidades e promover melhorias no serviço de saúde municipal.

A situação pode levar a uma série de consequências legais para a administração municipal, além de mobilizar a comunidade em busca de soluções efetivas para a saúde no município.

É fundamental que haja um comprometimento por parte das autoridades locais para resolver esses problemas e assegurar os direitos à saúde e ao bem-estar da população.

Por: Blog do Vandoval Rodrigues