Cedral ganha novo curso do Programa Ensinar

O ensino acadêmico proporcionado pelo polo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em Cedral, foi ampliado com a oferta do Curso de Física. Ele foi associado ao de Biologia, oferecido quando da implantação do Programa Ensinar no município, ano passado. O novo curso decorreu da assinatura do termo de aditamento ocorrida em solenidade em São Luís, esta semana, no Palácio “Henrique de La Rocque”.

O prefeito Fernando Cuba firmou o documento juntamente com o reitor da UEMA, professor doutor Walter Canales, em presença da alta direção da universidade e de secretários de Estado. Com os novos acordos sobe para 50 o número de polos do programa em funcionamento no Maranhão. Neles são ofertados os cursos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Física, Geografia, História, Letras Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas, Matemática, Pedagogia e Química, todos em grau de licenciatura.

Educação – Sobre a praticidade ofertada pelo Ensinar, Cuba destacou a adequação do espaço para o funcionamento dos cursos, o preparo dos professores que ministram as aulas e demais mecanismos que possibilitem completa absorção de conhecimentos. Afinal, ressalta, este público-alvo será responsável pela formação dos futuros alunos das classes iniciais, depois universitários, estabelecendo-se o ciclo.

 

Para Cedral o aditamento foi o segundo ato importante no processo de educação no período, pois na véspera, Carlos Brandao e Felipe Camarão entregaram uma escola inteiramente reconstruída no município. O governo Cuba dá à educação a atenção necessária a um setor que é responsável pela formação cidadã dos futuros líderes e dirigentes da comunidade.

Creche – Indagado sobre o funcionamento da creche em Outeiro, o prefeito disse que a construção, iniciada em 2016, sofreu interrupções causadas pela atualização dos valores do projeto, financiado pela União (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), pela insuficiência da verba inicialmente destinada para a obra. Depois de várias tentativas, ele conseguiu autorização que o município assumisse a edificação.

Agora com a retomada, o cronograma está sendo cumprido e a entrega está programada para o aniversário da cidade (9 de junho). Mas a pretensão de Fernando Cuba é colocá-la em funcionamento antes desta data. Ele já tem a garantia do mobiliário, dada pelo vice-governador e secretário estadual de Educação, Felipe Camarão. Mas parte dos equipamentos já foi comprada pelo município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *