A Prefeitura de Arari foi uma das beneficiadas com o acordo de cooperação técnica firmado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) com administrações municipais para formação de professores e inclusão de idosos em programas de congraçamento e interação. A cerimônia no Palácio “Henrique de La Rocque”, em São Luís, foi prestigiada pelo vice-governador Felipe Camarão; pelos secretários-chefes da Casa Civil, Sebastião Madeira e da Governadoria Geral, Luís Fernando Silva.
O reitor da UEMA, professor doutor Walter Canales, assinou os documentos referentes aos acordos, juntamente com os prefeitos, dando prosseguimento ao Programa Ensinar, que alcança, atualmente, 50 municípios, com os 22 incorporados agora. Por intermédio dele são “atendidas as demandas crescentes na formação docente para a educação básica, contribuindo para a melhoria dos indicadores sociais e educacionais do Estado do Maranhão”.
Atualmente, o Ensinar oferece os cursos de Ciências Biológicas Licenciatura; Ciências Sociais Licenciatura; Física Licenciatura; Geografia Licenciatura; História Licenciatura; Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas; Matemática Licenciatura; Pedagogia Licenciatura, Química Licenciatura.
Idosos – O prefeito Rui Filho conseguiu com a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), professora Ilka Soares, a inclusão de Arari em programas de interação de idosos, trabalho que o município promove com êxito há vários anos. “Agora poderemos investir na excelência dessas ações, como interagir com o Coral Vozes da UNABI”, informou o prefeito.
Sobre a parceria com a UEMA, o prefeito revelou que há mais de 30 anos ela existe, desde seu primeiro mandato como gestor em Arari. Ao falar de resultados do Ensinar, informou que, graças ao programa, pôde-se alcançar a excelência do ensino acadêmico no município.