SINFA-MA ganha destaque na AgroBalsas em defesa da pecuária

O presidente do SINFA-MA, Diego Sampaio, explica, na AgroBalsas, o papel do sindicato na política maranhense de Defesa Agropecuária.

A realização do 2° Fórum Regional de Desenvolvimento da Pecuária e Agroindústria Sustentável, com Ênfase à Sanidade dos Produtos, dentro da AgroBalsas 2023, teve organização do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA) e parceria da organização da feira. O destaque para a pecuária levou em consideração o crescimento do rebanho na região (atualmente estimado em cerca de 900 mil cabeças em 13 municípios), face à associação lavoura de soja e milho com a criação de gado. Pecuária acabou sendo tema-destaque da mostra. No leilão que abriu a feira mais de duas mil cabeças foram colocadas à venda. Participaram criadores do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia.

O presidente do sindicato, Diego Sampaio, festejou o acolhimento da ideia do fórum e mostrou os caminhos que o Governo do Maranhão precisa trilhar para alcançar a classificação sanitária proposta pelo Ministério de Agricultura e Pecuária, que suspende a vacinação obrigatória: que a arrecadação da AGED (Agência Estadual de Defesa Agropecuária) volte a ser recolhida a ela, que a Agência tenha restruturada sua estrutura física (prédios e frota) e que sejam fixadas barreiras na divisa com o Piauí.

A responsável pelo Programa da Aftosa na autarquia, Margarida Prazeres, informou que algumas medidas já estão sendo tomadas para permitir ao Maranhão ganhar o status de Zona Livre de Aftosa sem Vacinação, proposta pelo Ministério de Agricultura e Pecuária e já aplicada em algumas Unidades da Federação. Como o Estado do Tocantins.

O responsável pelo Programa de Vigilância da Aftosa no Tocantins, João Eduardo Pires, indicou alguns procedimentos que o Maranhão pode adotar para ganhar da auditoria, a ser procedida em julho próximo, a habilitação. À quase unanimidade, criadores e candidatos a criadores da região acreditam que, com a adoção da medida, abrem-se novos mercados para a carne produzida no Maranhão.

A delegação do SINFA-MA que comparece à AgroBalsas 2023 está animada com os rumos que a campanha iniciada pela representação sindical toma, sensibilizando crescente número de criadores e futuros empreendedores no ramo da pecuária. A comitiva aproveita para divulgar o 1° Seminário Estadual de Defesa Agropecuária – Maranhão na Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, marcado para os dias 15 e 16 de junho próximo, em São Luís, no Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *