Governador Brandão destaca importância do agronegócio para o Maranhão na Abertura da Agrobalsas 2023

Na Fazenda Sol Nascente, o governador Carlos Brandão participou da abertura da Agrobalsas 2023, nesta terça-feira (16). O evento reúne produtores, especialistas e entusiastas do agronegócio de todo o Maranhão e do Brasil para discutir tendências, tecnologias e oportunidades do setor. Na ocasião, o governador foi homenageado com o Título de Cidadão Balsense, em agradecimento aos benefícios realizados à cidade.

Nesta 19ª edição, que acontece até sábado (20) e tem como tema “Responsabilidades Compartilhadas”, o Governo segue marcando presença por meio de, aproximadamente, 20 secretarias e órgãos estaduais, apresentando serviços e programas voltados para os produtores, atividades para o público em geral, além de apoio às empresas que estão realizando exposições, comercialização de produtos agrícolas, entre outras oportunidades de negócios.

Durante o evento, o governador Carlos Brandão ressaltou a importância do agronegócio para a balança comercial do Brasil e destacou o papel de Balsas como a capital do agronegócio no estado do Maranhão. “O agronegócio tem sustentado a balança comercial do Brasil. E em Balsas, a capital do agronegócio no Maranhão, a gente sempre se faz presente para fortalecer, discutir com os pecuaristas, agricultores rurais e industriais que fazem o grande agronegócio no nosso estado”, afirmou Brandão.

Brandão também ressaltou a evolução da Agrobalsas em relação ao apoio aos pequenos, médios e grandes produtores. O governador mencionou, ainda, a importância da presença de representantes das secretarias e órgãos do estado na feira para a prestação de orientações, a exemplo do Porto do Itaqui, que é um ponto central de exportação de milho e soja para o exterior.

“A AgroBalsas tem evoluído no que diz respeito aos pequenos e médios produtores, antigamente eram só os grandes. Nós entendemos, claramente, a importância deles aqui, essa feira traz um momento diferente de venda de equipamentos, para capacitação e melhoria do aprendizado dos pequenos, médios e também dos grandes. Além dos investimentos, o Governo se faz presente com os estandes das nossas secretarias, com a abertura do espaço para tirarem dúvidas, inclusive, temos a presença do Porto do Itaqui, onde é concentrada toda a exportação do milho e soja para o exterior”, disse o governador Carlos Brandão.

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), Iracema Vale, enfatizou a importância da abertura da Agrobalsas para o estado, destacando o papel impulsionador do agronegócio no desenvolvimento do Maranhão.

“A abertura da AgroBalsas é um momento importante para o Maranhão, o agronegócio impulsiona muito o desenvolvimento do estado. Hoje, em comitiva de deputados, estamos atentos e parceiros, torcendo para que o AgroBalsas seja um sucesso e que o agronegócio continue alavancando e ajudando o estado do Maranhão”, disse a presidente da Alema.

O prefeito de Balsas, Erick Silva, expressou sua gratidão pela presença do governador Carlos Brandão no evento e ressaltou o impacto positivo da Agrobalsas na economia local.

“A visita do governador Carlos Brandão estava sendo muito esperada por toda a população de Balsas. A gente quer agradecer o incentivo, o apoio que o governador sempre deu à Balsas e todo o Sul do Maranhão. O evento da AgroBalsas, que é a maior feira do agronegócio do nosso estado, sempre teve o apoio do governador Carlos Brandão. É muito bom para aquecer a nossa economia, trazer mais investimentos para a nossa região. A AgroBalsas tem esse potencial de trazer os olhos do estado e do país à cidade de Balsas”, disse o prefeito de Balsas.

Paulo Roberto Kreling, membro da organização do AgroBalsas, expressou sua satisfação em receber o governador Carlos Brandão na abertura da feira. Ele frisou o apoio constante e o papel do governador como incentivador do evento.

“Esta é a 19ª edição do AgroBalsas, a maior feira do agronegócio do Maranhão. É uma alegria muito grande, é uma honra poder contar com a presença do governador Carlos Brandão na abertura, ele sempre tem nos dado total apoio e é um incentivador do AgroBalsas. É uma feira que movimenta todo o agronegócio, comércio, prestação de serviços, gera empregos e renda; e representa todo o potencial agrícola da nossa região”, destacou Kreling.

A superintendente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), Gisela Introvini, sublinhou a importância do evento para a construção de um Maranhão cada vez mais sustentável, equilibrando o desenvolvimento econômico com a conservação ambiental.

“Hoje, nós temos a comprovação de que somos um grande celeiro que representa a minimização das diferenças sociais, dos riscos agropecuários. Inclusive, o tema proposto é ‘Responsabilidades compartilhadas’. Somos o grande celeiro que alimenta e vai alimentar as futuras gerações e dar a segurança que precisamos na produção de alimentos e na preservação de todos os biomas que contém o nosso Maranhão. Isso representa o AgroBalsas e a grande parceria com o Governo do Estado”, afirmou Introvini.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *