Santa Quitéria do Maranhão celebra 111 anos e gestão prepara nova cidade

A prefeita Samia Moreira (MDB) anunciou planos para uma nova cidade e a construção de um município que atenderá às necessidades de todas as faixas da população. Ela reverenciou os ancestrais, que, no passado, lutaram pela conquista da soberania e prepararam o caminho para o desenvolvimento regional integrado que hoje se instala. Foi durante a celebração dos 111 anos da emancipação política.

A história da cidade também foi recordada pelo vice-prefeito Eliézer Fontenele, que começa com os irmãos Marcolino e Alexandre Rodrigues instalando o primeiro armazém para exportação de produtos. E lembrou a data – 16 de abril de 1912 – na qual a independência foi conquistada. Em sua fala percorreu longo caminho até chegar à gestão sapiente, inteligente e honesta da atual prefeita. E, por isso, parabenizou o povo pela coragem.

Valorização/harmonia – O vice se estendeu em explicações sobre as dificuldades de serem realizadas obras de infraestrutura num território situado entre morros e o Rio Parnaíba, de desenho acidentado. Pelo que enalteceu a prefeita e a equipe de governo, que se sabem valer dos mecanismos tecnológicos para construir com segurança e conforto as realizações de que a população necessita.

Nas entrevistas, Samia confirmou que governa com respeito à comunidade, valorizando as manifestações populares, estimulando o esporte e, principalmente, respeitando as categorias funcionais. “Aqui o funcionalismo tem a garantia do seu salário no dia certo, para ter a satisfação de dar sua contribuição ao desenvolvimento do município”, observou, justificando os benefícios que essa ação confere ao cenário econômico do município.

Prefeita e vice reafirmaram que trabalham voltados para a segurança da população, sem confrontos pessoais e com as ações voltadas para o futuro. Ambos fizeram questão de celebrar a data com anúncios de obras estruturantes, só agora possíveis, passada a temporada da pandemia e com a correção de rumos necessária aos erros administrativos encontrados.

Inaugurações – A secretária da Educação, Iara Raquel, destacou a importância da entrega do prédio do Centro de Atendimento Educacional Especializado “Antunes Spíndola Moreira Martins”, parceria com a APAE, que oferece ações de saúde e assistencial social, associado às duas pastas responsáveis por essas políticas no município ao público-alvo portador de necessidades especiais.

Também anunciou a entrada em funcionamento da primeira escola de regime integral do município – a “Dom Jaime Câmara”. A integralidade anterior estava dividida entre duas etapas, com intervalo para o almoço. Agora, na nova escola, os alunos entrarão pela manhã e deixarão o prédio escolar no final da tarde, após três refeições, atividades escolares regulares e de extensão, inclusive informática.

Liderança – O ex-prefeito Neto Carvalho, liderança política no Baixo Parnaíba, com correligionários ocupando posições de comando nas prefeituras da região, prestigiou a festa em Santa Quitéria. Indagado sobre seu futuro político, manifestou intenção de disputar a administração municipal de Araióses. Disse estar estudando o chamado de vários amigos para aceitar o desafio. “E eu gosto de desafios”, ameaçou.

Já sobre a liderança da prefeita de Santa Quitéria ele e os secretários municipais Ricardo Pimentel (Saúde), Auriete Costa (Direitos Humanos e Cidadania) e Iara Raquel (Educação) se pronunciaram. Todos foram unânimes em admitir a disposição dela para trabalhos desafiadores e inovações administrativas. Como a primeira escola integral do município. “É um ganho imenso que a gestão municipal proporciona, não só à educação, como a todos os setores da administração municipal”, concordaram.

Prefeita aponta dificuldades para administrar
Num alentado discurso, a prefeito alertou a população para as dificuldades enfrentadas por um gestor, por maior que seja a boa vontade e a vontade política para realizar o necessário. Chamou a atenção para a falta de planejamento de algumas administrações, no caso do seu município, responsável por situações de insegurança experimentadas atualmente. E pediu tolerância à população.

Falou da situação das estradas vicinais (são 500 quilômetros de extensão), construídas sem os cuidados preliminares recomendados pela engenharia, que causam a deterioração do leito das vias. Referiu-se às construções em locais inadequados, num território cercado de elevações (morros) e à beira de caudaloso rio. A falta de planejamento no passado criou os problemas que agora são enfrentados. Agora, algumas correções podem ser adotadas, respeitando as regras impostas pela engenharia.

Ela anunciou realizações de peso: a complementação da reforma ampla do hospital, que terá suas atividades transferidas para outro prédio; reconstrução integral do prédio da prefeitura, com reconstrução da parte histórica e incorporação de moderna instalação. E destacou como parceiros o ex-deputado federal Hildo Rocha (atualmente secretário executivo do Ministério das Cidades), o ex-senador Roberto Rocha (destinou emendas para pontes) e o senador Weverton Rocha, patrono de recursos para a abertura de 137 quilômetros de vicinais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *