Aos 74 anos, Parnarama ganha Procon e Escola Militar

O presente pelo 74º aniversário de emancipação política de Parnarama veio pelo telefone, anunciado de Brasília. Antes de viajar à China, na comitiva do presidente Lula, o governador Carlos Brandão autorizou a parceria do governo maranhense na construção dos prédios que abrigarão, no município, o Viva Procon e o Colégio Tiradentes (militar).

A boa nova foi transmitida ao secretário de Estado de Articulação Política, Rubens Pereira, que representou o governador nas comemorações. Na avaliação do secretário, o prefeito Raimundo Silveira é merecedor de mais essa contribuição, pelo trabalho que realiza como gestor e pela confiança que detém do eleitorado local, que lhe concede a chance de governá-lo pela sexta vez.

Recorde – Com os dois novos empreendimentos, Silveira caminha para ser um dos prefeitos mais produtivos no Maranhão. Ele alimenta a pretensão de, ao final do atual mandato, bater o recorde de obras erigidas por um gestor no Estado. Desejo fácil de ser alcançado para um administrador que está, pela sexta vez, à frente do governo municipal.

Na festa de agora ele ampliou o leque de obras novas, com a inauguração do Centro Tecnológico, na área da Educação, avançada unidade de formação e capacitação de estudantes, professores e candidatos ao mercado de trabalho. A secretária Gábia Silveira espera atender, inicialmente, perto de 700 candidatos. “Esta unidade demonstra a atenção especial que o prefeito concede ao setor da Educação municipal”, observa.

Serviços – Os secretários Breno Silveira (Planejamento) e Márcia Silveira (Saúde) falaram da importância da festa pelos novos serviços que a gestão municipal ofereceu à população. Caso da pavimentação em áreas urbanas e rurais e a instalação de moderno equipamento de Raio-X no hospital local. A secretária parabenizou o povo pelo aparelho digital e falou da importância dele para a qualidade da saúde oferecida.

Márcia Silveira destacou ainda a cobertura que o município recebe do Programa Saúde da Família (PSF), com unidades nos povoados-polo, onde estão as Unidades Básicas de Saúde (UBS), e unidades na sede. Mesmo com grande território, o município é bem atendido, independente das distâncias, com assistência sem diferença de qualidade.

Dia feliz- Para Breno Silveira o dia “foi dos mais felizes”, principalmente pela entrega de equipamentos importantes para a Educação, a Saúde e a Infraestrurura (pavimentação). Neste particular, com o tratamento em pedra e bloquete dado aos pisos das comunidades da zona rural. Trabalho ajudado pelo apoio de parceiros importantes com suas emendas parlamentares.

O secretário citou os deputados Othelino Neto (estadual) e Rubens Filho (federal) sempre atentos às demandas da administração e sempre prontos a transferir recursos que proporcionem a implantação de obras e serviços. Destacou os investimentos proporcionados pelo ex-governador e atual senador Flavio Dino e pelo governador Carlos Brandão, desde quando na vice-governadoria.

Homenagens – O prefeito Raimundinho Silveira e a primeira-dama e secretaria da Mulher Girlene Costa dividiram as honras da celebração com as personalidades homenageadas com comendas e placas de “honra ao mérito” pelos serviços que prestaram ou prestam à comunidade. Justificaram a outorga como reconhecimento a essa dedicação.
Entre os laureados está o ex-vereador e ex-deputado estadual J. J. Pereira, de meteórica, mas produtiva passagem pela Assembleia Legislativa nos anos de 1990. Hoje plenamente radicado no município, o escritor, jornalista, historiador e líder comunitário ainda se dedica a ajudar, “no limite dos meus espaços”, o povo de sua terra.

Manifestações – O padre da paróquia local, pe. Gildenor, o prefeito de São Francisco do Maranhão, Adelbarto Santos, foram autoridades que prestigiaram a comemoração. Para o vigário celebrar a data está associada à satisfação que as pessoas demonstram pelos serviços recebidos da administração de Parnarama. O prefeito veio ver como Silveira governa para imitar-lhe o exemplo em São Francisco do Maranhão.

A programação geral da festa incluiu, ainda, roda de capoeira, premiação esportiva e feira de artesanato (Cais “Juarez Leal”), ciclismo (Avenida Caxias), confraternização de idosos (Quadra “Anísio Batista”) e show de atrações artísticas com Banda Forrozão Turbinado, Brasas do Forró e dupla Iguinho e Lulinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *