Missão China: Brandão compõe comitiva presidencial que visa investimentos para o Brasil e o Maranhão

“O Brasil vive agora um outro momento, um momento de abertura comercial para outros países”, disse o governador Carlos Brandão na manhã desta quinta-feira (13), após os primeiros de uma série de compromissos previstos na viagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à China.

O governador do Maranhão integra a comitiva presidencial composta por outros governadores, ministros e parlamentares, que acompanha Lula em agendas políticas e empresariais no país asiático, segunda maior economia do globo e maior parceiro comercial do Brasil no mercado de exportações.

Primeiro dia

O governador Carlos Brandão participou da posse da ex-presidente Dilma Rousseff no Banco do Brics e de outros encontros. Também nesta quinta-feira, o governador acompanhou a comitiva do presidente Lula em visita ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Huawei, em Xangai.

Entre os objetivos da missão diplomática estão a assinatura de acordos em diversas áreas estratégicas para os dois países. Para o Maranhão, o governador espera conquistar novos investimentos nas áreas de siderurgia e portos.

“Já fui sete vezes à China quando era vice-governador. Agora, estamos vivendo um novo momento com o presidente Lula abrindo o mercado nacional para os grandes empresários. E nós fomos convidados porque temos projetos prontos para trazer mais investimentos que gerem emprego e renda para o Maranhão”, destacou.

Durante seu discurso na cerimônia de posse da nova presidente do Banco do Brics, Dilma Rousseff, o presidente Lula reafirmou o compromisso do governo federal com o diálogo internacional. “O tempo em que o Brasil esteve ausente das grandes decisões mundiais ficou no passado. Estamos de volta ao cenário internacional, após uma inexplicável ausência. Temos muito a contribuir em questões centrais do nosso tempo, a exemplo da mitigação da crise climática e do combate à fome e às desigualdades”, disse.

Huawei, Infraestrutura e carros elétricos

Na Huawei, Brandão conheceu a gigante de tecnologia asiática e sua proposta para a implantação da telefonia 5G e a telemedicina, além de inovações em áreas como educação e conectividade. A comitiva da qual o governador maranhense faz parte esteve ainda em reunião com dirigentes da BYD, montadora chinesa de carros elétricos, e com a CCCC, uma das maiores construtoras do mundo. Os empresários reafirmaram a importância de realizar transações comerciais nas moedas da China (yuan) e do Brasil (real).

“A Huawei já se encontra no Brasil e a gente precisa fazer esse trabalho no Maranhão, principalmente na área de videomonitoramento. Também participamos de uma reunião com uma grande empresa que quer se instalar no Brasil para a construção de carros elétricos, a tendência no mundo cada vez mais aumentar a produção de carros elétricos. Fomos conversar com a CCCC e discutir o tema infraestrutura; precisamos melhorar a infraestrutura do Maranhão”, pontuou Brandão.

O governador falou ainda da importância da participação do Maranhão nos negócios com a China. “A posse da presidente Dilma no Banco do Brics, com certeza, vai aumentar nossa relação comercial com a China. Já com as empresas, pretendemos fortalecer o investimento em tecnologia, especialmente de videomonitoramento e infraestrutura. Com a abertura comercial liderada pelo presidente Lula, não tenho dúvidas de que esses avanços também podem chegar ao Maranhão”, declarou.

A missão diplomática segue pelos próximos dias e contará com reuniões com representantes do governo e de entidades privadas da China. O país é atualmente o maior parceiro comercial do Brasil, e um dos principais do mundo.

Com informações da CNN Brasil e Poder 360.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *