“O que oferecemos foi dignidade”, explicou o prefeito Luciano em entrevista sobre catadores de resíduos sólidos*

Há décadas o problema do lixão do município de Pinheiro tem se agravado. Esse local atraiu ao longo dos anos famílias em situação de vulnerabilidade, que buscam no lixo o sustento de cada dia. A situação é degradante para os adultos e pior ainda para as crianças que frequentam esse espaço, mesmo com todo o trabalho de conscientização realizado pelo poder público, elas ainda são flagradas trabalhando na coleta de material reciclável.

“Temos que parabenizar o trabalho da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, da Secretaria de Direitos Humanos, saúde também pelo belíssimo trabalho desenvolvido dentro das comunidades que moram nas imediações do lixão. Atualmente temos o Centro de Convivência para dar suporte a essas famílias. Então eles não estão abandonados, estamos trabalhando e buscando solucionar esse grande problema em definitivo”, pontuou Luciano.

Desde que assumiu a gestão municipal, o prefeito tem buscado formas de resolver essa questão. A solução planejada é não apenas disponibilizar assistência social e econômica através de bolsas e doação de cestas básicas, a proposta é tirar essas pessoas dali e disponibilizar uma subsistência digna proveniente dos produtos recicláveis.

“Não vamos estruturar o trabalho de ninguém dentro do lixão, isso já definimos a muito tempo, nosso plano é maior, mas tudo que diz respeito a gestão pública que precise de investimento é necessário haver paciência, porque são muitos trâmites e burocracia. Já temos o terreno, em breve o galpão, para onde o material reciclável será direcionado para que, os catadores que trabalham no lixão, tenham um trabalho digno, finalizou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *