Porto Rico do Maranhão amplia espaço da folia

O prefeito Aldo Brown (Aldenis Nogueira Passinho) introduziu a sede municipal no roteiro do carnaval em Porto Rico do Maranhão. Por tradição, os povoados concentravam a atenção das autoridades para a realização da folia e o gestor inovou: manteve o apoio à zona rural, mas estimulou a programação na zona urbana. E este ano, dois após sem festa em razão da pandemia, o principal distrito municipal experimenta a comemoração. E a expectativa do sucesso já pôde ser visualizada na abertura da temporada.

“Após dois anos de suspensão, em face da pandemia, estamos voltando com força total e promovendo festa em todos os locais, inclusive na sede, onde não havia tradição da festa. E estamos comemorando 10 anos do bloco oficial, o que é mais animador para a nossa participação na festa. Com isso organizamos um mega show, que se incorporará ao nosso grupo durante toda a temporada”, anunciou o prefeito. Que agradeceu promotores e produtores culturais pelo atendimento ao chamamento da prefeitura para essa confraternização.

Incentivo – Brown comentou que as comemorações populares – mãe, festejos juninos, aniversário da cidade, pais, celebrações patrióticas – ganham incentivo do poder público municipal, reunindo a população e estimulando o congraçamento. Do mesmo modo, aproveitando a tradição, aumentou o apoio aos povoados em relação ao festejo de Momo. “Assim, o município inteiro está envolvido com o carnaval e o sucesso da celebração na sede, que é uma inovação, está garantido”, aposta Brown.

O prefeito diz ter oferecido toda segurança aos foliões e aconselhou aos locais o tradicional comportamento hospitaleiro na recepção aos visitantes. “É o queremos, em respeito ao investimento que fizemos, com as ajudas recebidas do Governo do Estado (obrigado governador Carlos Brandão!) e dos nossos deputados Josimar Maranhãozinho e Pará Figueiredo. Vamos valorizar este momento de alegria!”, sugeriu.

Atrações – O secretário de Cultura, Paulinho Fonseca, acrescentou que os investimentos estão sendo bem aplicados, tanto na logística da festa quanto nas atrações oferecidas. Ao relacionar estas atrações, revelou o uso de bandas, trios e aparelhagens. E citou, entre outras, ao longo dos quatro dias, Mega Show (que estará em atividade durante toda a temporada), o grupo Pimenta e Banda, Thiaguinho Mala Mansa (Fortaleza), Drica Pinheiro, Paulo e os Parças e Andson Mendonça. E, como fez o prefeito, destacou a ajuda dos parlamentares que contribuíram com emendas para a realização.

O secretário adiantou que os investimentos do carnaval não prejudicaram a política de investimentos dos outros setores da administração. “Tivemos o cuidado de não comprometer recursos destinados a outras atividades, tão importantes como as culturais, necessárias à reafirmação da soberania do nosso povo. Na programação montada primamos pela diversidade, a fim de atender a todas as preferências. Daí que não sacrificaremos nossos projetos; cada situação está colocada de modo a não termos prejuízos de nenhuma ordem”. Paulinho Fonseca também pediu que a brincadeira seja encarada com o melhor dos humores e dentro do clima de segurança e hospitalidade.

Acima, Bloco As Safadas do Brown

Abaixo, Bloco Oz Frenéticoz, de Remanso

Abaixo, Sarapó Folia, de Rabeca

Abaixo, os dois blocos são de Cateaua

Bloco Os Mascarados

Bloco Os Gojobeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *