Blocos são o forte no Carnaval de Bequimão

Os blocos constituem o forte no Carnaval de Bequimão, 25 deles populares, mais três tradicionais desfilaram no início da temporada para, ao final dela, disputaram os prêmios em dinheiro oferecido pela Prefeitura Municipal: R$ 3.500 para os melhores selecionados. As autoridades municipais consideram que a folia em Bequimão atendeu as expectativas e os turistas que para lá ocorreram saíram satisfeitos com o que lhes foi oferecido.

O prefeito João Martins, ao final da temporada, exaltou o trabalho do secretário de Cultura, Rodrigo Martins, que liderou a comissão organizadora, constituída pelos seus colegas secretários de outras pastas e servidores de toda a administração municipal. Entre 17 e 21 de fevereiro Bequimão “respirou” folia de Momo, com desfile de blocos, arrastões, Mega Show e apresentação do Bicho Terra (de São Luís), a grande atração da temporada local.

Regras – Planejado dentro de padrões rigorosos de investimento, o Carnaval em Bequimão obedeceu as regras impostas pelo Ministério Público Estadual sobre gastos públicos. “Não invadimos o orçamento de outras obrigações administrativas; organizamos a festa com critério e consideramos que atingimos o objetivo: promovemos uma grande animação e deixamos o folião satisfeito”, afirma o prefeito.

Ao longo de cinco dias locais e visitantes assistiram mais de 14 bandas, acompanharam o desfile do Bloco Afro e vivenciaram outras manifestações culturais próprias do meio, que costuma ser incorporadas às festas populares no município. Sobre a ida do Bicho Terra, justificou-a pela coincidência de propósitos ambientais que a mensagem do bloco tem com a política da gestão municipal para com o setor.

Tradição – A família Martins, a longo tempo no comando político do município, compareceu unida, prestigiando o acontecimento. Bem como o deputado estadual natural da cidade, Zé Inácio, em mais uma vez poder comparecer à festividade e recepcionar seus amigos e correligionários, podendo mostrar o que Bequimão tem de mais autêntico e o que a Baixada Maranhense representa culturalmente.
“A presença maciça de visitantes e a vinda aos pontos de concentração da população local provam o acerto de nossa promoção. Estamos satisfeitos com o resultado que obtivemos e, agora, esperamos a temporada junina, para, mais uma vez, mostrar do que a nossa tradição é capaz. O resultado do sucesso? Fruto do planejamento responsável e da motivação do povo”, comemorou o prefeito.

Circuito – A festa, em Bequimão, aconteceu obedecendo a decreto assinado pelo prefeito João Martins, que validou o uso do espaço até 21 de fevereiro. Nesse período, as Praça Dois de Novembro e Santo Antônio ficaram reservadas à folia momesca. Na primeira, se apresentaram as bandas locais e regionais; na segunda, aconteceu o desfile dos blocos alternativos e tradicionais. Ambas se constituíram na Passarela do Samba e estiveram sempre plenamente ocupadas durante a temporada.

Ao explicar o sucesso da festa local, mesmo com a concorrência imposta pela programação da capital, São Luís, o prefeito entende que o povo bequimãonense se gosta de brincar em casa e de estar pronto para receber seus convidados. Assim, o brilho da temporada não foi comprometido e o carnaval de Bequimão repetiu o êxito de temporadas passadas. “Agora é esperar pelo São João”, convida o prefeito João Martins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *