Diversidade marca o carnaval de Cururupu em 2023

Do Baile a Fantasia (17) à Terça-feira Gorda (21) foram cinco dias de movimentação em Cururupu. Um dos mais tradicionais carnavais do Litoral Norte Maranhense retornou à programação e voltou a reunir público numeroso e cativo. A equipe do prefeito Aldo Lopes cumpriu intensa movimentação para recepcionar personalidades que foram prestigiar a folia cururupuense. Entre elas, o ex-prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão.

Aragão, recepcionado pelo prefeito Lopes e pela primeira-dama Regiane, elogiou a organização da festa, destacou a diversidade cultural que ela tem, parabenizou o povo pela incorporação ao clima festivo-cultural e prometeu voltar outras vezes a vivenciar a hospitalidade cururupuense. “A cidade é uma festa só e seus governantes podem se orgulhar de ter um povo participativo, identificado com suas raízes e cultuador dos seus valores”, realçou.

Diversidade – O Bloco dos Amigos, este ano, reuniu mais de cinco mil pessoas. A caravana concentra-se no Areia Branca, histórica localidade, e desfila até à Praça do Carvalho. No caminho vão aderindo os simpatizantes, formando uma multidão ao final da concentração. “Surpreende quando chegamos ao final da caminhada e constatamos o número de amigos aliados. Surpresa agradável pela reafirmação da amizade”, diz o prefeito Aldo Lopes.

Para o secretário de Cultura, Del Diniz, a festa em Cururupu se caracteriza pela diversidade, com programação múltipla e atração para todos os gostos; como a introdução do reggae.na grade de ritmos adotados pelo carnaval. A reggaemania teve espaço no roteiro desses dias, tal como recentemente nos últimos anos. No comando das ações próprias da festa estavam o “rei” Momo Gustavo e à “rainha” do carnaval Amanda.

Papel político – Para o vice-prefeito Gustavo Pestana, o Bloco dos Amigos tem também papel político. Ele atribui ao grupo o elo que possibilitou a consolidação da candidatura de Aldo Lopes à prefeitura, com os desdobramentos políticos e sociais que a união proporcionou; a adesão popular com a consequente vinda de lideranças políticas, depois presentes na militância com mandato.

O mesmo raciocínio desenvolve o ex-prefeito José Francisco Pestana, Ele exalta a figura do prefeito pelo resgate às manifestações que estavam meio que adormecidas e foram despertadas. Com satisfação, ele observa que o povo cururupuense e os seus convidados estão nas ruas, nas praças, nas avenidas, fazendo o melhor carnaval do Litoral e do interior do Maranhão.

Portal – Aldo Lopes é também elogiado pelo empresário e líder político Carlos Miguel Campelo Carvalho (Miguel Campelo). Pela preocupação com a infraestrutura do município, como pela preservação dos valores que a terra tem. No caso do cenário urbano, o empresário adianta que, em 20 dias, o novo portal da cidade estará sendo entregue, juntamente com o trecho asfaltado do monumento até à ponte.
Campelo destaca que o prefeito é um conciliador, convivendo politicamente em harmonia e equilíbrio com as forças vivas da política cururupuense. Considera que Lopes prestigia todos por igual, sem fazer distinção e sem discriminação. O que facilita seu trabalho em prol da comunidade e no relacionamento com a classe política e outras lideranças que militam na área.

Parcerias – No carnaval de Cururupu funcionaram vários circuitos. Areia Branca, Corredor da Folia, Passarela do Samba, Praça do Carvalho e Espaço Reggae. O encerramento, em grande estilo, aconteceu no Corredor de Areia Branca. Todo o governo empenhado em fazer um grande carnaval. Entre as atrações principais está a Banda Voa, Voa. O incentivo do prefeito é patente.

A maioria do financiamento é da Prefeitura de Cururupu. Mas tempos parcerias importantes, como a do líder Miltinho Aragão, que foi da distante São Mateus prestigiar a festa, o Governo do Estado, dentro de ampla programação elaborada para a estimular o carnaval nos municípios.

Balaio – Figura icônica do carnaval cururupuense é Adiel Fonseca (Balaio). Há anos participando do festejo, ainda com fôlego para incentivar novas gerações a manter a tradição da festa cururupuense. A festa tem sua história como a melhor do Carnaval do Maranhão. E voto de louvor à administração municipal pelo incentivo, pelo patrocínio, Ele destacou que o chamamento da gestão surtiu efeito e os grupos responderam. “Tudo muito bom”, admitiu Balaio.

Pelos palcos de Cururupu desfilaram Farra Surreal, Swing do Negão, Chicana, Dj Filipi Ferreira, Samuca do Pagode, Albertinho Miranda e rapaziada, André Miranda, Mega Vibe, trio Elétrico; Banda W40, Pimenta e Banda, Jonas Esticado, Anderson Mendonça, Banda Moleca sem Vergonha; Gargamel Banda, Erickson Andrade; Banda Voa Voa; Mayara Lins, Banda Kaiambá; Banda Pimenta e Banda Gilmelândia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *