Cidades se rendem à gentileza de Amanda

Em duas recentes itinerâncias, a líder política Amanda Gentil, pré-candidata a deputada federal na eleição deste ano, recebeu apoteóticas recepções, prova da rendição do eleitorado à simpatia e à confiança que sua mensagem renovadora transmite. Na quinta-feira, 15 de junho, ela prestigiou a abertura dos festejos de São Benedito, em Nina Rodrigues; no sábado, 18, foi recepcionada por lideranças de Buriti (ex-Buriti de Inácia Vaz) e cidades vizinhas, à frente o ex-prefeito Naldo Batista.

Em Buriti, a pré-candidata agradeceu o apoio manifestado, justificou seu desejo de manter a tradição política da família, mostrou simpatia e gentileza a exemplo dos seus antecedentes e se confessou preparada para representar a política maranhense no Congresso Nacional, à altura dos grandes nomes que por ali passaram, inclusive de sua terra natal Caxias. “Preparo-me para exercer importante papel; porque a presença feminina traz um olhar diferenciado sobre os problemas da nossa sociedade”, observou.

Amanda Gentil: sangue novo de Caxias para Brasília

Herdeira de tradicional família de histórica militância política em Caxias e, por extensão, no Maranhão, Amanda Gentil, 23 anos, prepara-se para ser voz renovadora na representação parlamentar maranhense no Congresso Nacional. Pré-candidata a uma cadeira na Câmara dos Deputados, a partir de fevereiro de 2023, tem recebido a aceitação de sua mensagem durante a Itinerância que realiza pelo Estado, após conquistar a admiração e o respeito dos caxienses, como assessora do prefeito Fábio Gentil, de quem é filha.

O trato gentil (coincidência com o sobrenome) com o povo humilde vem de longa convivência: a família tem longo histórico no cenário político, de que as referências mais recente são o avô José Gentil, vereador e deputado estadual por várias legislaturas, falecido em junho de 2020, quando exercia o quarto mandato na Assembleia Legislativa; e o pai, Fábio Gentil, bem sucedido líder caxiense e atual prefeito em segundo mandato. Até recentemente, a jovem líder era secretária municipal de Governo, desincompatibilizando-se no prazo exigido pela legislação eleitoral.

Propósito – A candidatura de Amanda Gentil, a se confirmar na convenção, proporcionará ao Maranhão voltar a ter representante feminina na Câmara dos Deputados. O último registro do gênero foi a assunção de Luana Alves (PSB), que ocupou a vaga por motivo do falecimento do então deputado federal João Castelo Ribeiro Gonçalves (caxiense), em 2016. No pleito de 2018 (legislatura que se encerra agora) nenhuma representante do sexo feminino logrou eleger-se, apesar de numerosas candidaturas.

A pré-candidata revela que tem a missão de carregar um legado, mas com ideias novas e desfraldando a bandeira das mulheres. Competente quando esteve à frente da Secretaria de Governo do pai, conquistou a liderança que demonstra hoje. Mas não esquece a herança da família: “Eu quero continuar fazendo o que meu pai e meu avô fizeram pelo povo de Caxias e pelo Maranhão. Muito do carinho por onde passo, não tenho dúvida, é fruto do legado deles. Por isso, devo representa-los bem, cuidando das pessoas e trabalhando pelo bem-estar coletivo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *