Câmara de Fortuna homenageia personalidades

A Câmara Municipal de Fortuna, reunida solenemente em praça pública, na noite de domingo 14 de novembro, homenageou personalidades com o título de Cidadão Honorário Fortunense. Segundo os propositores, é um reconhecimento pelos serviços que cada uma presta ao município. A presidente Thaíres Sant’Ana decidiu por uma cerimônia pública para permitir a todos os cidadãos se associarem à homenagem, num agradecimento presencial.
Os novos conterrâneos fortunenses são: Sebastião Pereira da Costa Neto (prefeito), Weverton Rocha (senador), Pedro Lucas (deputado federal), Erlânio Xavier (prefeito de Igarapé Grande e presidente da Federação dos Municípios do Maranhão) e Inácio Melo (empresário, pré-candidato a deputado estadual e esposo da senadora Elisiane Gama). Sebastião Neto e Inácio Melo receberam; os outros pediram data futura para receber a honraria.

Sobre a homenagem ao esposo, a primeira-dama considera-se vingada de um tempo em que o companheiro era considerado “forasteiro” e desconsiderado por alguns segmentos. Com o reconhecimento da representação popular, por intermédio dos verdadeiros representantes do povo, “agora ele é conterrâneo, respirando o mesmo ar, vivendo a mesma expectativa e, melhor, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos os fortunenses”.

Perfil – Sebastião Neto nasceu em Castanhal (PA), mas viveu muitos anos em Buriti Bravo (MA). É historiador por formação acadêmica e teve crescente liderança em Fortuna desde sua chegada, onde constituiu família. Sua indicação foi feita pela vereadora Thaíres Sant’Ana, que a justificou como reconhecimento à contribuição que vem dando ao município desde sua chegada. Ao agradecer a concessão, Neto disse que, agora, sua responsabilidade quanto ao presente e ao futuro do município aumenta.

Ele foi eleito com 5.594 votos válidos (60,46%) no pleito de 15 de novembro passado. Conforme seus correligionários, sua campanha, patrocinada pela Coligação União, Compromisso e Trabalho (PTB, PC do B e PP), “arrebatou os corações dos fortunenses”. Aos 49 anos de idade, ele assumiu o mandato comprometendo-se em fazer de Fortuna uma potência regional, com prioridade para a Saúde, Educação, Ação Social e Desenvolvimento Sustentável.

Manifestações – Erlânio Xavier disse que preferiu a recepção do título em outra data, pois pretende dividir a emoção com outros companheiros de cidadania contemplados – Weverton Rocha e Pedro Lucas. Disse que foi prestigiar o colega Sebastião Neto e compartilhar a satisfação e o clima de felicidade do povo, que aplaude o trabalho do seu gestor e manifesta sua confiança na administração municipal.

O empresário Inácio Melo se disse contemplando a felicidade. Lembrou que o abraço dado a ele pelo povo fortunense é cada vez mais abrangente, Manifestou grande carinho pelos nativos e grande prazer em receber uma titulação dessa ordem, principalmente por ser a primeira no Maranhão. Ele é natural de Crateus (CE). Prometer dar o melhor de si para o crescimento da cidade e do seu povo e para retribuir essa homenagem.

Fernando Pessoa, prefeito de Tuntum, disse que foi confraternizar com os fortunenses e, principalmente, com o colega prefeito Sebastião Neto. Disse ver a felicidade em cada rosto, prova do acerto da escolha e da trajetória que o colega está fazendo em sua administração. Pessoa aproveitou para anunciar a mobilização em torno do nome do senador Weverton Rocha, no ano que vem, quando espera ver a campanha do senador crescer em direção aos Leões (Rocha é pré-candidato ao Governo do Estado e os dois prefeitos são integrantes do grupo político que o apoia).

Dose dupla – O secretário de Cultura, Tonne Rodrigues de Oliveira Soares, disse a que festa tinha a grandeza necessária para representar o carinho, o reconhecimento e a confraternização que o povo quis demonstrar ao prefeito, por intermédio da representação popular, que é a vereança.

O secretário informou que a festa a seguir tinha duas bandas – de Danny Melody e Daniel Costa – e todo um estoque necessário a estimular a confraternização em praça pública. A apresentação foi na Praça da Lagoa, começou às 22h e não tinha hora para acabar, segundo os organizadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *