Hospital em Pedreiras tem abrangência regional

Com capacidade de atender vários municípios da região do Médio Mearim foi inaugurado, em Pedreiras, o Hospital Macrorregional “Doutor Kleber Branco” (40 leitos). A nova unidade de saúde, com caráter regional, amplia a rede de assistência sanitária idealizada pelo governador Flávio Dino no amplo programa de saúde. Poderão ser atendidos na casa de saúde, em várias especialidades, pacientes de Trizidela do Vale, São Luís Gonzaga, Lima Campos, Esperantinópolis, Lago dos Rodrigues, Santo Antônio dos Lopes, Poção de Pedras, Bernardo do Mearim, entre outros.

A solenidade de entrega levou ao município o governador e comitiva, que incluiu o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula. Ele enumerou os serviços que a unidade, nova e de alta complexidade, está apta a realizar: várias modalidades de cirurgia, inclusive ortopédica. Nela funcionam as primeiras UTI de Pedreiras. Conforme o secretário é um hospital de referência e o mais moderno em operação no Estado.

Manifestações – Para o grande líder político do Médio Mearim, Jailson Fausto Alves, de Lima Campos, os pacientes de sua cidade, “colada” a Pedreiras, ganharão em qualidade de atendimento médico, graças aos serviços de excelência agora oferecidos. “Temos, agora, para onde encaminhar nossos pacientes, com a certeza da qualidade”.

O vice-prefeito de Pedreiras e cirurgião Valber Rodrigues confessou que, quando estudante de Medicina, sonhava com uma estrutura como a que agora é oferecida aos pacientes da região. Com os olhos “cheios de felicidade”, ele agradeceu ao governador Flávio Dino e à prefeita Vanessa Maia pela tomada de posição relativa à modernização do hospital e aos serviços que agora contemplarão os pacientes que procurarem a unidade. Para ele, agora, muitas vidas poderão ser salvas.

Para o prefeito de Trizidela do Vale, Deibson Bale, o hospital trabalhará com especialidades carentes nas cidades menores localizadas no entorno de Pedreiras, garantindo qualidade de atendimento e segurança na recuperação da saúde, Ele lembrou os participantes por esta conquista: governador Flávio Dino, secretário Carlos Lula, prefeita Vanessa Maia, o líder Fred Maia (ex-prefeito de Trizidela do Vale), Simplício Araújo (secretário estadual de Indústria e Comércio), O anúncio do início das obras da rodovia Trizidela – São Luís Gonzaga, esperado para esse sábado, foi adiado por problemas de documentação. Mas, segundo Bale, a ordem de serviço sai ainda em novembro.

Presente – A prefeita Vanessa Maia comemorou, além da entrega do hospital, a assinatura, pelo governador, da ordem de serviço que readequa o estádio, serviços que foram constatados em seu início já no embarque de Dino. O hospital de campanha, que funcionou durante a fase aguda da pandemia, por solicitação da prefeita, poderá ser transformado num hospital-maternidade. O pedido está em análise pela equipe da secretaria estadual da Saúde e parede ter a simpatia do vice-governador Carlos Brandão.

O pré-candidato a deputado estadual Fred Maia relembra a atenção do governador quando das enchentes de 2018/2019, na gestão de Maia como prefeito de Trizidela do Vale. A atenção do governo para Pedreiras o líder admite ser fruto da posição da prefeita na preferência popular (95%) e da confiança que ela detém da população. Destacou o serviço no Pilizão, já iniciado, mal o governador assinara a ordem de serviço. “É um outro presente para Pedreiras”.

Benefícios – Pedreiras ainda recebeu quatro quilômetros de vias pavimentadas, por meio do programa Mais Asfalto, e ações sociais com o Vale Gás, doação de alimentos e de sementes para a produção agrícola. No Mais Asfalto já são 25 quilômetros aplicados em vias da cidade. Dino agradeceu a confiança de toda a população pedreirense disse estar o Governo do Estado pronto a atender as reivindicações locais e regionais.

O vice-governador Carlos Brandão ressaltou a ampliação da rede de saúde no estado. “O Maranhão pode contar hoje com uma grande rede hospitalar, incluindo unidades nos municípios, os macrorregionais e as policlínicas. Esse hospital em Pedreiras vai atender toda essa região, que precisava de uma unidade deste porte. Assim, poderemos salvar mais vidas e dar continuidade ao programa de saúde desenvolvido pelo Governo em todos os municípios. O Maranhão é o Estado que tem a maior rede de saúde do Brasil e isso faz com que possamos prestar um bom serviço à população”.

A prefeita Vanessa Maia assim se reportou: “Hoje é um dia mais que especial na nossa cidade, pois esse hospital vai fazer realmente a diferença na vida da nossa população e de todos da região. Obrigada ao governador por estar garantindo esse presente para nossa cidade. Há muito tempo sofríamos com a questão da regulação e as famílias queriam resposta. Então ficamos muito felizes com essa ação para nossa cidade e, por isso, o nosso agradecimento por estar sempre ao lado do povo de Pedreiras todas as vezes que precisamos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.