Maranhão cada vez mais competitivo

Carlos Brandão

Governador do Maranhão

Em um cenário desafiador e repleto de incertezas, o Maranhão surge como um exemplo de resiliência e progresso econômico. Temos plena consciência de que há muito a ser feito. Enfrentamos problemas históricos e sabemos o quanto é necessário avançarmos, principalmente, contra a fome. Mas pelo trabalho que nossa equipe vem executando, não podemos desconsiderar os resultados tão significativos; o que nos faz ter a certeza de que o caminho está sendo muito bem traçado.

O Banco do Brasil, como exemplo, acaba de divulgar um relatório que mostra o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão em todas as áreas avaliadas em 2023. Nosso crescimento foi o maior do Nordeste, chegando a 6,4%. Para que se tenha uma ideia, o PIB brasileiro cresceu 2,9%. Resultado obtido com merecimento e que vem muito da implementação de políticas públicas corretas em favor do desenvolvimento e do empenho de todos os setores da cadeia produtiva de nosso estado; com destaque para o setor agropecuário (16,6%), setor de serviços (6%) e indústria (2,3%).

Outro dado a ser comemorado – e que nos ajuda a entender o porquê dos números – é a nossa nova posição no Ranking da Competitividade, criado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O Maranhão foi o estado que mais conquistou posições em relação à edição de 2022. Avançamos principalmente na Educação, Potencial de Mercado e Segurança Pública, onde já somos o sétimo estado do país. Mas o que mais chamou atenção foi a análise de nossa Solidez Fiscal. Neste item, fomos o estado que mais cresceu no Brasil, saindo da 23ª para a 14ª posição, demonstrando que administramos nossos recursos de maneira eficaz e responsável; o que nos traz pelo menos duas boas possibilidades: fazer novos investimentos em favor de nossa gente e transmitir confiança e credibilidade aos investidores.

Esta nossa condição, com contas equilibradas, fez com que pudéssemos assinar, na última quinta-feira (4), a ordem de serviço da maior estrada asfaltada que entregaremos em nosso governo. A MA-372, ligando Mirador a São Domingos do Azeitão, terá toda a sua extensão pavimentada. Com investimentos de aproximadamente R$ 280 milhões, serão 86 km que reduzirão em cerca de 130 km a distância que os produtores de grãos terão até o Porto do Itaqui. Porto que, aliás, recebeu esta semana uma missão formada por dezessete embaixadores da Delegação da União Europeia no Brasil, em busca de possibilidades de negócios. Acompanhados pelo vice-governador Felipe Camarão, puderam conhecer o maior porto do Arco Norte brasileiro e do Norte/Nordeste em movimentação de cargas; além de ser considerado também nota 10 em gestão portuária pelo Ministério dos Portos e Aeroportos. Aproveitamos a oportunidade e apresentamos, por meio de oito de nossas secretarias, todo o potencial que temos.

Na Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), os embaixadores também conheceram um pouco mais sobre nossas cadeias produtivas de grãos, pecuária, avicultura e minerais. E não deixamos de falar sobre a expansão da geração de energias renováveis e da exploração de petróleo e gás natural, a partir da Margem Equatorial.

Como costumo dizer, somos um Maranhão de oportunidades. E elas se tornam cada vez mais viáveis aos investidores quando apresentamos um estado sólido economicamente e que oferece segurança política e jurídica a quem chegar aqui, para gerar emprego e renda aos maranhenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *