
No início da cavalgada em direção ao parque da vaquejada, os vaqueiros recebem as bênçãos do pároco da Igreja matriz
Ao longo de cinco dias (de 19 a 23 de julho), a população de Barreirinhas e os visitantes da cidade foram brindados com várias atrações, na programação intitulada “quatro em um”. Na agenda, o principal evento foi a 38ª Vaquejada, associado a um “São João fora de época”, um parque de entretenimento e uma área de show.
Para o prefeito Amílcar Rocha, as quatro atrações consolidaram o sucesso do município como ponto de atração turística, já tradicional como porta de entrada dos Lençóis Maranhenses e do Delta do Parnaíba. Este ano o acesso ao espaço foi gratuito, a segurança foi ampliada e os barraqueiros ganharam instalações em alvenaria.
Aprovação – A população local e os visitantes aprovaram as mudanças introduzidas desde que o prefeito Rocha assumiu e determinou novas intervenções no projeto urbanístico da área onde se concentra a movimentação. Ele pretende continuar inovando para dar conforto e segurança aos frequentadores.
Rocha ressaltou que o então governador Flávio Dino, em parceria, retomou a construção do aeroporto, interrompida com a cassação do então governador Jackson Lago; apoiou a construção e revitalização de espaços de lazer (praças); a construção da ponte sobre o Rio Preguiças (aposentando o transporte por balsas); e ajudou na implantação do Parque das Dunas.
Novos tempos – Com a assunção do governador Carlos Brandão, confirma o prefeito, o município continua sendo alvo de benesses. Está em andamento a reconstrução e ampliação do Mercado Municipal e a ampliação do complexo esportivo do Riacho, onde se localiza o estádio principal da cidade.
Também se intensificou a negociação para o estabelecimento de linhas aéreas regulares. Por enquanto, apenas uma empresa realiza voos desta natureza para lá; mas são numerosos os fretados, principalmente na alta estação.
Colaboração – O secretário de Cultura, Carlinhos Lins, falou do planejamento efetuado para permitir ao município não depender exclusivamente de ajuda externa e financiar o acontecimento com os recursos de que dispõe o poder público municipal. “Selecionamos as melhores atrações e estabelecemos valores dentro de nossa realidade econômica”, observou.
Aproveitou para agradecer a contribuição de todos os órgãos da administração municipal, dos seus titulares e demais servidores na montagem da logística do evento. Destacou o apoio do seu colega da Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo (SEMOSP), Wilson Carlos Silva (“que pegou sol conosco dia e noite na fase de preparação”) e das forças de segurança que promoveram a tranquilidade aos frequentadores.
Atrações/manifestações – Samira Show, Brasas do Forró, Moleque Doido, Tony Guerra e Forró dos Plays foram algumas das atrações que fizeram a alegria do público ao longo da temporada. Criteriosamente selecionadas, puderam ser assistidas pelo povo, sem pagamento de ingresso, outra novidade da promoção este ano, para permitir o entretenimento a todos, observou o secretário Lins, que informou sobre os R$ 130 mil de prêmios destinados à vaquejada.
Antônio Lisboa (Antônio Diretor), vice-prefeito de Barreirinhas; Tom Fragoso, organizador da vaquejada; e Leila Naiva (filha, herdeira do fundador do Boi de Axixá, sotaque de orquestra, Francisco Naiva e presidente do grupo) não pouparam elogios ao resgate que a festa popular ganhou na gestão Amílcar Rocha. “Ele próprio um cantador eventual do boi”, revelou a axixaense.

Dr. Amilcar faz abertura da vaquejada
CONCURSO DA RAINHA DA VAQUEJADA

Auriane Costa, rainha da 38° Vaquejada

Debora Carneiro – duqueza, Dr. Amilcar, Auriane – rainha e Ana Catarina – princesa
SÃO JOÃO FORA DE ÉPOCA 👇