O prefeito de Itapecuru-Mirim, Benedito Coroba, presidiu quatro dias de celebrações pelos 153 anos de emancipação político-administrativa, comemorando grandes avanços em todos os setores administrativos nos dois anos e sete meses de governo. São mais de 100 inaugurações no período. Na data do aniversário, 21 de julho, o governador Carlos Brandão prestigiou a festa.
O governador inaugurou um colégio militar, da linha Tiradentes (nada a ver com o sistema cívico-militar desaprovado pelo governo federal), e a Casa da Mulher Maranhense, correspondente estadual da Casa da Mulher Brasileira, de combate à violência contra a mulher. As duas realizações são fruto da parceria Estado – Município.
Anúncios – Carlos Brandão destacou a importância dos dois equipamentos e da parceria que os possibilitou (já funcionam as casas de Imperatriz e Caxias). Agradeceu o carinho e o apreço com que é recebido a cada visita à cidade. Anunciou o projeto de construção de novas Casas da Mulher Maranhense até o final do ano (16, em sua contabilidade; e 18, na projeção da secretária da Mulher, Abigail Cunha, com instalação até julho de 2024). A similar Maria da Penha tinha nove unidades, agora são 18.
Sobre o colégio militar ele projeta instalar 150 unidades até o final do ano. Disse que são excepcionais os benefícios que o sistema oferece, em qualidade de ensino e disciplina. E o aproveitamento no acesso à universidade. “Daí o interesse no ingresso, na proporção de 30 candidatos por vaga”, revelou o governador. Outro anúncio referiu-se à sequência do projeto de pavimentação por bloquete nos próximos meses.
Prefeito – Benedito Coroba agradeceu ao governador e a outros ilustres presentes – Miltinho Aragão, Neto Marreca, Junior Marreca, secretária Abigail Cunha. Descreveu a estrutura da Casa da Mulher Maranhense, que reúne os serviços do Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Secretaria de Segurança Pública (Delegacia da Mulher), com o apoio da Prefeitura.
Ele narrou os benefícios trazidos pelos dois equipamentos e aproveitou para divulgar valorosos resultados da política educacional adotada para o combate ao analfabetismo e o estímulo à alfabetização. Neste caso, representado pela elevação dos índices do IDEB e da qualidade do ensino de responsabilidade do município.
Ainda no quesito Educação comentaram acerca dos resultados o secretário municipal da pasta, professor Hilton César, e o coronel PM Andrade, coordenador das Escolas Tiradentes. Cesar informou que o programa de reforma de prédios escolares segue triunfante, com 30 novas unidades reformadas, ampliadas e equipadas. E Andrade esclareceu sobre o acesso às unidades sob sua coordenação.
Premiações/Comendas – Benedito Coroba falou acerca das premiações que Itapecuru-Mirim, pelo exercício de sua ação gestora, já conquistou. Destacou a concedida pelo Instituto Cidades Sustentáveis, de São Paulo, pela criação do Centro Municipal de Saúde Integrada e Plantas Medicinais (CASIPLAM). E a concorrência por título no Prêmio Cidade Presente, de projeto integrado de desenvolvimento sustentável, em julgamento.
A comemoração incluiu a distribuição, pela terceira vez, da Comenda do Mérito Municipal “Mariana Luz”, outorgada pela Câmara a personalidades que têm contribuição dada ao desenvolvimento do município. Entre os agraciados estava o prefeito, Madre Teresa de Jesus (cantora religiosa), nascida no município, mas morando na Itália; prof. Inaldo Lisboa, presidente da Academia Itapecuruense de Letras; o centenário comerciante Jamil Lombar (100 anos em 2023), o músico José Santana e o Jornalista Gonçalo Amador.