Encontro de boi em Matinha ganha status de patrimônio cultural e data no calendário estadual de eventos

Matinha comemorou, nesse 26 de junho, pela primeira vez, o Encontro de Bois – Sotaque da Baixada, na condição de Patrimônio Cultural do Estado e inaugurou a instituição do Dia Estadual para efeito de celebração anual. O evento acontece há 46 anos e há 13 a data celebra o Dia do Folclore Matinhense, com feriado municipal.

Ao assinar a sanção, o governador Carlos Brandão transformou na Lei n° 11.966/2023 o Projeto de Lei (PL) n° 359/2023, de autoria do deputado Rodrigo Lago, plenamente aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão. O parlamentar prestigiou a comemoração e agradeceu os 3.550 votos recebidos na eleição.

Apoio – Com o procedimento institucional, o Governo do Estado se credencia a ajudar na reunião anual dos vários grupos da região e do Estado que comparecem ao município para mostrar sua performance. Eles se apresentam durante 12 horas ininterruptas (das 7h da noite às 7h da manhã).

O deputado justificou o objetivo da lei como reconhecimento da importância da festa na Baixada Maranhense. “Com esta lei, admitimos oficialmente o valor estadual dessa rica manifestação da cultura maranhense e brasileira, incentivando a sua prática e permitindo conhecê-la e reconhecê-la como elemento fortalecedor da identidade do nosso povo”, ressaltou.

Agradecimento – Para a prefeita Linielda Cunha (Linielda do Eldo) é momento para comemorar o reconhecimento e festejar a contribuição de Matinha ao Patrimônio Cultural maranhense. Ela considera este um dos grandes gestos do governador Carlos Brandão, atendendo iniciativa do deputado Rodrigo Lago.

Ao fazer o anúncio oficial, a prefeita agradeceu a todos os integrantes da Assembleia Legislativa pelo reconhecimento. Falou da felicidade em celebrar mais um ato que eleva o conceito político-administrativo de sua gestão, colocando o município em elevada condição cultural no cenário de um Estado que tem tradição secular nesta área.

Manifestação – Para o secretário municipal de Finanças, Nilton Everton, o ato representa mais uma vitória da prefeita Linielda do Eldo em consolidar os valores matinhense, principalmente os de caráter cultural. Ressalta que a cultura popular em Matinha é muito forte e que isto tem sido foco da administração.

Ao referir-se aos atos oficiais que resultaram na sanção governamental, o secretário destaca que os procedimentos contribuem para abrilhantar, prestigiar e qualificar o trabalho que a prefeita realiza neste e em outros setores da administração municipal, para satisfação de todos os matinhenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *