Governo do Maranhão amplia ações de promoção e garantia de direitos para as mulheres

Com a presença das ministras Cida Gonçalves (Mulheres), Sônia Guajajara (Povos Originários) e ministro Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social), o governador Carlos Brandão inaugurou, nesta quinta-feira (25), o Centro Estadual de Referência da Mulher Negra “Ana Silva Cantanhede”. A unidade funcionará na Rua dos Craveiros, no Centro Histórico, com ações integradas nas áreas de produção, ativismo e promoção das mulheres negras no âmbito político, social, do trabalho, renda e empreendedorismo.

O Centro de Referência dispõe de uma estrutura completa com atendimento jurídico, psicossocial, capacitações que serão oferecidas através do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), atendimento do Sistema Nacional de Emprego (SINE) Itinerante, espaços para os movimentos sociais como o Grupo Mulheres Negras Mãe Andresa, Coletivo Dan Eji, Fórum Estadual de Mulheres de Axé, além de biblioteca, galeria de arte, sala de reunião, auditório e um mirante.

Durante a entrega, o governador Carlos Brandão destacou a importância de um espaço de referência inédito no país. “O Centro de Referência é uma sede para as nossas mulheres negras, guerreiras, que lutam tanto contra o racismo, para que elas possam discutir políticas públicas. Quero reforçar que o nosso governo vai dar todo o apoio para que elas possam conquistar mais avanços em suas ações e projetos. Eu saio daqui carregado de energia por saber que esta foi uma entrega extremamente importante para valorizar as mulheres negras do nosso estado”, declarou.

Na ocasião, foi homenageada Ana Silva Cantanhede, defensora dos direitos das mulheres e militante nos movimentos negros no estado, que faleceu em 2000 e que agora dá nome ao Centro de Referência. Emocionada, a irmã Conceição Cantanhede participou da cerimônia que lembrou a história de luta de Ana, que militou no movimento negro desde a década de 80 e foi uma das fundadoras do Grupo Mulheres Negras Mãe Andresa.

“É com muita honra e satisfação que estou aqui para receber essa homenagem em nome da minha irmã, representando também o Grupo Mulheres Negras Mãe Andresa e todos os movimentos de mulheres negras do Maranhão. Temos a lembrança viva, alegre e carismática da mulher negra guerreira, militante e companheira, que gostava de incentivar todas as companheiras do movimento, sem medo de lutar e ser feliz”, comentou Conceição Cantanhede, que foi ovacionada pelos presentes.

Durante a solenidade, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou o compromisso do Governo Federal com a justiça e igualdade de direitos para todos. “Eu estou aqui hoje como ministra para me colocar à disposição do Governo do Maranhão, da secretária da Mulher, Abigail Cunha, e à disposição das mulheres do Maranhão para que juntas possamos construir um país de liberdade para todas as mulheres desse país, para que nunca mais os nossos corpos, os nossos filhos, os nossos terreiros sofram violência”, afirmou.

A cerimônia também contou com apresentações culturais com o banho de cheiro das mães de santo para o novo espaço e a declamação de Lúcia Gato, artista e membro do movimento negro, que exaltou o trabalho realizado em vida por Ana Silva Cantanhede.
Também estiveram presentes na solenidade o deputado federal Márcio Jerry; o deputado estadual Neto Evangelista; os secretários estaduais Abigail Cunha (Mulher), Gerson Pinheiro (Igualdade Racial), Lene Rodrigues (Cidades e Desenvolvimento Urbano), Paulo Casé (Desenvolvimento Social), Lília Raquel Souza (Direitos Humanos e Participação Popular), Tatiana Pereira (Juventude), dentre outras autoridades.

Governo Federal oficializa entrega da Casa da Mulher Brasileira

Como parte da agenda de políticas publicadas direcionadas às mulheres, a quinta-feira também foi marcada pela entrega oficial da Casa da Mulher Brasileira pelo Governo Federal ao Governo do Maranhão. Mesmo com a extrema relevância e em funcionamento há seis anos, o espaço construído pelo ente federal não tinha sido entregue oficialmente ao governo maranhense, o que foi realizado pelas ministras Cida Gonçalves (Mulheres) e Sônia Guajajara (Povos Originários) e pelo ministro Wellington Dias (Desenvolvimento Social).

Ao participar da entrega oficial do espaço, o governador Carlos Brandão ressaltou sua gratidão ao Governo Federal. “Eu quero frisar a minha alegria em inaugurar oficialmente a Casa da Mulher Brasileira. Demorou, mas chegou e talvez tenha sido até melhor pois foi inaugurada com a presença de duas ministras mulheres [Cida Gonçalves e Sônia Guajajara] e o ministro do Desenvolvimento Social [Wellington Dias], o que só fez abrilhantar essa festa”, declarou.

Na solenidade, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou que as ações em defesa das mulheres salvam vidas. “O Governo do Maranhão assumiu o desafio de ter aberto a Casa da Mulher mesmo sem inauguração, porque se deu em um governo federal que não acreditou nas políticas para as mulheres, mas que bom que o Maranhão teve governantes, e tem, que de fato investem e acreditam nas mulheres. Me informaram que existem 400 medidas protetivas concedidas pela Casa da Mulher e isso significa 400 mulheres salvas, pois as medidas protetivas salvam vidas”, frisou.

Sônia Guajajara, ministra dos Povos Originários, elogiou o trabalho realizado no Maranhão. “Quantas e quantas mulheres são assassinadas pela falta de um espaço de acolhimento e certamente que uma Casa como esta faz toda a diferença para salvar a vida das mulheres. A gente acabou de conhecer o espaço e as equipes que trabalham aqui e a gente sente a dedicação, o trabalho e o carinho das pessoas que estão aqui para dar toda a atenção necessária para as mulheres que buscam atendimento”, comentou.

Também presente na cerimônia na Casa da Mulher Brasileira, o ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias, reforçou o compromisso da atual gestão do Governo Federal com a proteção das mulheres. “Não há nada mais social do que trabalhar com as mulheres. O Ministério do Desenvolvimento Social também estará junto, podem contar com a gente”, afirmou.

A secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, também agradeceu a presença dos ministros ao longo de dois dias no Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, promovido pelo Governo do Maranhão. “Estou com o coração cheio de gratidão e acredito que foi muito proveitoso o nosso Fórum e a gente encerra esse evento com a entrega oficial dessa Casa, que é um instrumento muito importante na rede de proteção às nossas mulheres, e com o Centro de Referência da Mulher Negra, no Centro Histórico”, pontuou.

A Casa da Mulher Brasileira possibilita o acesso a diversos serviços de proteção à mulher e com atendimento especializado, como a Delegacia Especial da Mulher, Departamento de Feminicídio, Coordenadoria das Delegacias da Mulher do Maranhão, Defensoria Pública, 2ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de São Luís, Ministério Público, Patrulha Maria da Penha, Centro de Referência em Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV), Biblioteca Maria da Penha, além do Alojamento de Passagem para mulheres vítimas de violência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *