Bequimão protagoniza pesquisa que avalia o turismo de base comunitária no MA

O município de Bequimão foi escolhido como laboratório para um projeto que estuda as iniciativas do chamado Turismo de Base Comunitária (TBC) no Maranhão. A pesquisa denominada “Análise dos Princípios e Diretrizes do Turismo de Base Comunitária elaborados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Amazônia Maranhense” é produzida pelo acadêmico do curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/ICMBIO/CNPQ), Alexandre Alves.

A iniciativa tem como finalidade avaliar as iniciativas de TBC nas comunidades quilombolas e tradicionais que estão inseridas nos limites e arredores da Reserva Extrativista Itapetininga, situada no município porta de entrada do Litoral Ocidental Maranhense. Entre os dias 29 de abril e 1 de maio, os pesquisadores estiveram em Bequimão e percorreram as comunidades Santana, Paricatíua, Ilha de Imbotíua, Santa Rita, Quindíua e Ponta dos Soares, a fim de colher os dados que vão subsidiar o trabalho científico em construção.

Feito sob orientação do Dr. Bruno Gueiros (ICMBio) e da Professora Dra. Mônica de Nazaré (UFMA), a pesquisa de campo foi desenvolvida com apoio da Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, tendo o Turismólogo Rodrigo Martins à frente da pasta. “É uma honra muito grande para o município servir como referência e instrumento de estudo no âmbito do Turismo de Base Comunitária. Isso reforça o nosso potencial enquanto destino neste segmento e, mais ainda, a hospitalidade, característica marcante da nossa gente, que tão bem recebe seus visitantes e proporciona vivências incríveis para quem põe Bequimão no seu roteiro turístico”, avaliou Rodrigo Martins.

Após as visitas para colher os dados da pesquisa, a Coordenação de Turismo da UFMA (COTUR-UFMA) agradeceu aos moradores das comunidades ribeirinhas pela acolhida e também à Prefeitura de Bequimão por todo o apoio recebido durante a estadia no município. “Agradecemos aos comunitários (as) que nos acolheram de modo bem especial; a equipe da Prefeitura de Bequimão, que contribuiu muito para a execução do trabalho de pesquisa; e a Agência Vale dos Guarás, que operou na visita técnica a Imbotíua. (…) além das entrevistas, observações de campo, realizamos também uma roda de conversa sobre o Turismo Sustentável de Base Comunitária para os comunitários e visitantes, conduzida pela professora Mônica e pelo aluno Alexandre, que abordaram aspectos como a educação ambiental, importância do respeito ao patrimônio natural e, sobretudo, sobre a questão do lixo”, explicou o COTUR-UFMA em publicação no Instagram.

 

 

Vista como uma iniciativa de fomento ao TBC, modalidade turística amplamente praticada em Bequimão, o prefeito João Martins reforça o compromisso com a manutenção do apoio a pesquisas futuras que tenham como propósito incentivar o turismo sustentável no município. “Nosso município é referência no turismo de base comunitária e encontramos na UFMA e no ICMBio a parceria ideal para a divulgação desse potencial para todo o nosso estado e até mesmo para fora do país. Todas as iniciativas que vierem para fortalecer e incentivar a promoção do turismo bequimãoense, com foco na exploração sustentável de nossas riquezas, vão continuar tendo o apoio necessário do nosso município para a sua difusão”, corroborou João Martins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *