Aprovado PL que prevê inclusão de conhecimentos específicos do Maranhão em concursos públicos

Biaman Prado

Aprovado PL que prevê inclusão de conhecimentos específicos do Maranhão em concursos públicos

Rodrigo Lago disse que o PL visa fazer com que os novos servidores conheçam as peculiaridades do Maranhão para melhor servir o povo

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária itinerante desta sexta-feira (5), no município de Caixas, o Projeto de Lei 264/2023, de autoria do deputado Rodrigo Lago (PCdoB), que institui normas para garantir a inclusão de conhecimentos específicos sobre o Maranhão no conteúdo programático de concursos públicos para cargos estaduais. A matéria segue para sanção governamental.

Segundo a proposição, serão considerados conhecimentos específicos sobre o Estado as matérias relativas à geografia, história, literatura e cultura do Maranhão. O projeto visa ainda incentivar a produção literária maranhense, na medida em que as obras editadas poderão passar a compor o conteúdo programático de certames públicos.

“O objetivo é fazer com que os novos servidores públicos estaduais conheçam as peculiaridades do Maranhão para melhor servir o nosso povo. O que se propõe não é a exclusão dos outros assuntos, mas sim a inclusão dos concernentes ao nosso Estado para aqueles que desejam exercer funções públicas. É necessário que conheçam a nossa história e nossas demandas reais e verdadeiras”, afirmou o autor da proposição, em seu pronunciamento.

Além disso, de acordo com o texto, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como o Ministério Público, o Tribunal de Contas e a Defensoria Pública, nos limites de suas competências, poderão editar atos complementares que garantam maior eficácia ao seu conteúdo normativo.

A proposição teve inspiração na Lei nº 2.156/2014 do município de Caxias, cujo Projeto de Lei é de autoria do então vereador Ronaldo Chaves, presente na sessão itinerante, que tornou obrigatória a inclusão, em concursos públicos daquela municipalidade, de questões referentes a conhecimentos específicos acerca da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *