Polo Floresta dos Guarás planeja ações com Maranhão e São Luís

A Governança do Polo Turístico da Floresta dos Guarás, no Litoral Norte do Maranhão, o Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís, pelos seus representantes, reuniram-se na capital, semana passada. Discutiram pontos de um programa comum de apoio para o complexo localizado na parte amazônica maranhense. O encontro foi considerado produtivo.

Participaram da reunião a vice-prefeita de São Luís, Ismênia Miranda; a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo; o secretário Municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos. Formulação de ações e projetos para o desenvolvimento do turismo na região foram alinhados. Novos encontros deverão acontecer para ampliar a pauta.

Território – O Polo da Floresta dos Guarás (nome dado em função da grande quantidade de aves de plumagem vermelha comum na região) fica na parte amazônica do Maranhão, constituindo zona ecoturística de grandes atrativos. É um santuário ecológico, formado por baías, estuários, manguezais, de rica fauna e flora, florestas, praias desertas e ilhas.

O polo se distribui pelos municípios de Apicum-Açu, Bacuri, Cedral, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão, Serrano do Maranhão, Bequimão e Central do Maranhão. O Governo do Maranhão trabalha para garantir a infraestrutura necessária ao desenvolvimento do turismo na região, com a outros colaboradores.

Lenda – Entre os atrativos turísticos locais situam-se a Ilha dos Lençóis, em Cururupu, com cenários deslumbrantes e uma lenda: a do Touro Encantado. Segundo a crença popular, o Rei de Portugal, Dom Sebastião, que desapareceu na luta contra os mouros, vive ali na forma de um touro encantado.
O ecossistema abriga belezas naturais, a maior parte intocada pelo homem. Lá acontece de a chuva transformar dunas de areia em piscinas de águas cristalinas. E estão a Baía de Tubarão, o Golfão Maranhense (onde está a Baía de Tubarão, Região do Munim, a Ilha de São Luís, Alcântara e a Baía de Cumã).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *