Marcha fortalece os municípios, reconhece Fernando Cuba, de Cedral

“A Marcha a Brasília fortalece os municípios, na medida em que os aproxima das autoridades nacionais, proporciona conhecimento de projetos e programas, ensina a buscar fontes e orienta a aplicação de recursos”. Este é o perfil que o prefeito de Cedral, Fernando Cuba, descreve para a Marcha para Brasília em Defesa dos Municípios, que está em sua 24ª edição, mas comemorando 25 anos, pois a ideia nasceu um ano antes da primeira realização.Ele está na Capital Federal, com seu vice Carlos Mábio Costa (Maguila),o presidente da Câmara, vereador Maurício Reis e outros auxiliares.

Cuba considera que a agenda em discussão é oportuna, principalmente no que se refere ao Pacto Federativo e a Reforma Tributária. O primeiro busca equilibrar a atuação de cada ente federado na condução das responsabilidades por setores, serviços e programas básicos ao atendimento das populações; a segunda é a proposta do Governo Federal para simplificar o sistema tributário brasileiro, extinguindo tributos como o PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS por um Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS). A ideia busca modernizar a arrecadação de tributos e impostos para favorecer a competitividade das empresas.

Para o prefeito de Cedral os temas são recorrentes nas recentes marchas, mas têm enfrentado obstáculos intransponíveis para sua aplicação. Ele acredita, no entanto, que há uma abertura no atual governo para a aplicação plena dessas propostas. E vislumbra certa sensibilidade para que a consolidação dos projetos aconteça, para a satisfação dos gestores municipais, que terão a oportunidade de aproveitar as vantagens que as duas propostas oferecem para o desenvolvimento dos municípios e o desafogo dos gestores.

Com Cuba está o presidente da Câmara de Cedral, Maurício Reis. Ele acredita que esta marcha um clima promissor maior que a anteriores. Não só pela ampla discussão sobe pacto e reforma, mas pelo avanço das conferências técnicas e o aprimoramento dos manejos administrativos, facilitando os mecanismos da administração pública. O vereador acompanhou Cuba numa visita ao Banco do Brasil, onde o prefeito busca financiamento para a instalação de uma unidade de energia solar em Cedral, para diversificação do fornecimento de força.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *