Nina Rodrigues realiza sonho e entrega centro cirúrgico

O mais esperado item do Sistema Municipal de Saúde de Nina Rodrigues foi entregue à população na sexta-feira 30 de dezembro de 2022: o Centro Cirúrgico do Hospital Municipal. Duas intervenções foram realizadas para marcar o evento e as pacientes foram liberadas 24 horas depois dos procedimentos. O prefeito Rodrigues da Iara (Raimundo Aguiar Rodrigues Neto) e a diretora ds unidade de saúde, Fabíola Trabulzi, comemoraram.
O ato integrou a programação dos 61 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrados nos dias 29 e 30, com atos cívicos (hasteamento de bandeiras e sessão solene na Câmara), religiosos (culto evangélico e show gospel) e esportivos, inaugurações de obras públicas e shows artísticos. A população ninense participou ativamente, reafirmando sua confiança na atual gestão municipal, que completa seis anos, em razão da reeleição do prefeito em 2020.
Balanço – O prefeito, em todos os pronunciamentos, fez um balanço das realizações dos dois anos do atual mandato, destacando o que foi realizado em parcerias e com recursos próprios. Citou o recebimento de emendas parlamentares dos deputados Hildo Rocha e Zé Carlos do PT e do empresário local Baltazar Melo, na instalação do Centro Cirúrgico, entre outros empreendimentos.
A diretora da unidade descreveu os serviços que, agora, poderão ser oferecidos no hospital, com segurança e elevada capacitação técnica, graças aos modernos equipamentos adquiridos e instalados na casa de saúde. Para ela, o avanço da tecnologia atenderá pacientes de municípios vizinhos em grau de excelência e sem necessidade de grandes deslocamentos.
Anjo da guarda – O prefeito ressaltou o trabalho da mãe, a ex-prefeita e chefe do Gabinete Iara Quaresma, verdadeiro anjo da guarda da população. “Ela trabalha das 4h até noite a dentro, ouvindo os pedidos da comunidade e acompanhando a atuação dos órgãos públicos em favor do povo”, comenta Rodrigues, observando a importância dessa atitude nos resultados obtidos pelo governo municipal.
A secretária de Educação, Samara Correa, comenta a atuação do prefeito e sua sensibilidade no atendimento às necessidades básicas da população. Refere-se às escolas (36) reformadas, ampliadas e construídas desde 2021, aos investimentos na saúde, à elevação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), ao prédio-sede da secretaria inaugurado. “Obras de prefeito empreendedor”, exalta.
Integração/inaugurações – Mas o grande feito, ainda em construção, mas prestes a ser inaugurado é a ponte sobre o rio Munim, que permitirá acesso a várias localidades do município, via vicinais abertas e em conservação, e a municípios vizinhos como Presidente Vargas, São Benedito do Rio Preto, Belágua, Cachoeira Grande e Morros.
No capítulo das inaugurações, o prefeito e seus convidados (vereadores, autoridades municipais, lideranças comunitárias), juntamente com o secretariado, entregou o Portal da Cidade, a reforma do hospital, a praça em frente à unidade de saúde, o novo prédio administrativo da Secretaria de Educação e asfaltamento em ruas da sede.
Pré-candidaturas – A corrida pela eleição prefeitural em Nina Rodrigues já começou. Samara Correa está entre as pré-concorrentes ao cargo no pleito de 2024. Sua atuação na Secretaria de Educação a credencia a ganhar a indicação partidária para a disputa, admitem os defensores de sua pretensão eleitoral. Indagada, ela admite que concorrerá e diz que trabalha para enriquecer sua habilitação
Cita Braga (Conceição de Maria Braga Costa Cruz), presidente da Câmara, também lançou seu nome na lista de pré-candidatos a prefeito em 2024. Com cinco mandatos de vereador e três de presidente da Câmara, considera-se habilitada a dirigir os destinos da administração municipal. É de família política (teve parentes e o falecido esposo na gestão) e acha que chegou a sua hora.
Manifestações/eventos – Para Jhonny Braga, ex-prefeito de Nina Rodrigues, as obras “por todos os lugares” resultam de forte parceria entre as forças políticas locais, lideradas pela ex-prefeita Iara Quaresma. Celebrou a contribuição da Codevasf, que participa da construção da ponte sobre o Munim, resultado de negociações de quando ele dirigiu a representação da companhia no Maranhão. Sobre o portal, disse ser o símbolo da história do município, pois recorda a Balaiada, revolta popular dos tempos imperiais (1838-1841).

A programação incluiu participação da banda gospel Fogo e Glória, cantor Edson Silva e pastor Fabrycio Alencar, no Corredor da Benção; corte de bolo, sorteio de brindes e distribuição de brinquedos; hasteamento de bandeiras e sessão solene na Câmara; e finais do Campeonato Ninense de Futsal, com os jogos entre Mela x Real Chopp (disputa do 3° lugar, time Mela venceu nos pênaltis) e Real Nina x Vulcano (disputa do 1° lugar, sendo o grande campeão Vulcanos 6×4). Premiação: R$ 8.500.

O encerramento foi com grandes atrações artísticas, reunidas no Corredor da Folia. A saber: Caminhão Posto Pessoa, Andreia Rodrigues, Rafinha Asas, Eric Land, Thales Play, Paulinho Skematizado e Jhonny Boy. No agradecimento, o prefeito lembrou que a confiança da população, a contribuição da equipe de governo, o apoio das lideranças políticas (leia-se vereadores) e comunitárias e a atuação das forças de segurança foram decisivas para o sucesso da festa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *