Buriti completa 84 anos e homenageia parceiros

Os Poderes Executivo e Legislativo Municipais em Buriti uniram-se para celebrar os 84 anos de soberania político-administrativa da progressista cidade do Leste Maranhense. O prefeito Arnaldo Cardoso e a primeira-dama e secretária de Ação Social, Lusiane Cardoso, orientaram a programação, coordenada pelos principais auxiliares municipais e suas equipes. O evento envolveu atos cívicos e religiosos, manifestações culturais, eventos esportivos, concursos de beleza e shows artísticos.
A programação de três dias começou com o final do Copão Buritiense (modalidade feminina), dia 4. Seguiu-se o Festival de Poesia, sob responsabilidade da Associação dos Amigos de Buriti (AMIB). Dia 5 aconteceu o Dia D da Imunização, a Mostra Cultural e Literária 2022 (Projeto Ateliê: Arte, Cultura e Agricultura) e o Show Gospel. E no dia 6 teve alvorada (queima de fogos), missa em ação de graças, hasteamento de bandeiras, corte do bolo, entrega de Títulos de Cidadania Honorária Buritiense sessão solene para entrega de títulos de cidadania e shows.

A disputa dos três primeiros lugares do Copão Buritiense (masculina) atraiu grande público e mostrou rivalidade comportada entre as torcidas. Os troféus de campeão e vice e a premiação em dinheiro ficaram, respectivamente, com Seal e São Paulo, numa partida de lances emocionantes, que mostrou o avanço técnico do futebol de campo em Buriti. Também houve marcante torcida no concurso Beleza Negra e grande congraçamento nos shows de encerramento, a cargo de Toca do Vale e Tarcísio do Acordeon.

Presenças – Prestigiaram as festividades parceiros especiais da administração de vários setores. Do político os deputados Júnior Lourenço (federal) e Florencio Neto (estadual), ambos reeleitos. Neto recebeu cidadania e atribuiu a honraria à atenção que tem dado aos problemas da comunidade, com a concessão de emendas para projetos e programas de Arnaldo Cardoso. “O lema do prefeito ‘o futuro se constrói com amor e trabalho’ é uma realidade e estimulador de nossa colaboração. Este título é uma conquista de trabalho”, disse Neto, agradecendo os votos da eleição mais recente. O padre Jerry Lima, pároco local, também recebeu cidadania honorária.
Junior Lourenço chegou na noite de encerramento – 6 de dezembro. Renovou o agradecimento pelos votos que garantiram sua reeleição, o carinho da população e assegurou parceria por mais quatro anos. Recordou sua aliança com o prefeito Arnaldo (2018), em sua primeira campanha para deputado federal e seu engajamento na campanha de Arnaldo para prefeito em 2020. E fez até um prognóstico: estará com Arnaldo na reeleição de 2024. Indagado, Arnaldo não confirmou nem desmentiu a candidatura.

Homenagens/registro – A outorga de cidadania, promovida pela Câmara Municipal, foi iniciativa da presidente Naíres Freire. Ela justificou a homenagem como forma de agradecimento aos que contribuíram para o êxito dos programas e projetos que a gestão municipal tem idealizado para elevar Buriti ao plano superior do desenvolvimento regional integrado. “São pessoas que emprestaram seu talento e usaram os instrumentos que suas funções lhe atribuem para promover o bem-estar do nosso povo. E isto precisava ser reconhecido. É o que estamos fazendo”, reforçou.

O prefeito lançou um livro com a história do município. O texto foi adaptado para encenação apresentada por alunos das escolas municipais numa das etapas da programação, por iniciativa da secretária de Educação, Professora Gabriela Chaves. Ela destacou que os lances mais importantes da trajetória de Buriti estão narrados no trabalho, que os perpetua para as próximas gerações, com caráter pedagógico. Buriti foi transformado em município com o desmembramento de territórios de Brejo e Coelho Neto (antes Curralinho).

Ela aproveitou para informar que o calendário escolar para 2023, praticamente pronto, incluirá o lançamento da Barraca da Biblioteca Itinerante, com mais de dois mil títulos, para estimular a formação de leitores na sede e na zona rural. “Iremos ao encontro dos leitores”, anuncia. Também revelou que já estão sendo organizados os kits para o próximo ano, com distribuição do material didático gratuito para os alunos, incluindo o de ensino religioso. E destacou a participação de todos os professores nas atividades que o órgão desenvolve.

Agradecimentos – Para a primeira-dama o povo está de parabéns pela festa. Ela elogiou a programação, fez um rápido relato das ações de sua secretaria e anunciou a realização do concurso da Beleza Negra. O prefeito manifestou agradecimento a Deus por tudo que tem sido possível realizar. Disse que a disposição para o trabalho continua e enalteceu a contribuição dos parceiros e dos foram alçados à condição de conterrâneos pela Câmara. A estes disse que acolhia com alegria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *