As três primeiras colocadas ganharão premiação em dinheiro, enquanto as quinze melhores serão divulgadas em uma coletânea em formato de e-book.
Mais uma iniciativa da Fundação Joaquim Nabuco para aprimorar a educação no Semiárido brasileiro. A Fundaj lança a 1ª Edição do Concurso de Boas Práticas Pedagógicas em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro. Serão premiadas as três melhores práticas pedagógicas inscritas. Além disso, as 15 melhores colocadas serão publicadas em uma coletânea, em formato de e-book, pela Editora Massangana. As inscrições estarão abertas de 24 a 30 de novembro.
A educação contextualizada no Semiárido busca adaptar conteúdos escolares à geografia local, à cultura e às especificidades do lugar. Estimulando assim, um novo olhar sobre a região. Dessa forma, a ideia do concurso é selecionar textos que apresentem práticas pedagógicas que discutam o processo de utilização dos conteúdos curriculares na compreensão científica do semiárido (suas especificidades e potencialidades). A iniciativa é promovida pelas Diretorias de Pesquisas Sociais (Dipes) e de Formação (Difor) da Fundaj.
“A convivência com o semiárido requer a elaboração de práticas pedagógicas em conteúdos curriculares que unem a escola à realidade da região. Educadores e alunos devem ter oportunidade de, por meio de novas práticas, entender e expressar em materiais didáticos, cenários e vivências do Semiárido brasileiro”, afirmou a coordenadora do Centro de Estudos em Dinâmicas Sociais e Territoriais (Cedist) da Fundaj, Alexandrina Sobreira.
Podem se inscrever no concurso práticas pedagógicas desenvolvidas em qualquer município que compõe a região Semiárida brasileira, ou seja, abrangendo os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. É preciso também que o candidato inscreva apenas uma Prática Pedagógica e que tenha a idade mínima de 18 anos, até a data de inscrição. Como premiação, o 1º colocado ganhará 15.000,00 (quinze mil reais), o 2º, 12.000,00 (doze mil reais) e o 3º, 10.000,00 (dez mil reais).
A Comissão Julgadora avaliará os seguintes critérios: criatividade, originalidade, relevância para a convivência com o Semiárido, adequação do conteúdo à realidade do Semiárido, e a implementação no cotidiano escolar. Serão selecionadas as 15 melhores práticas pedagógicas para o e-book, sendo as três mais bem colocadas premiadas em dinheiro.
Além de identificar e premiar, o concurso busca difundir e estimular outros educadores e/ou escolas para que elaborem novas práticas pedagógicas, com base na Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido. Contribuindo assim para a implementação de uma nova educação nessa região. Dúvidas e informações referentes ao Edital poderão ser atendidas, por meio do e-mail: [email protected]
Serviço:
1ª Edição do Concurso de Boas Práticas Pedagógicas em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro
Premiação: 1º Lugar: 15.000,00 (quinze mil reais); 2º Lugar: 12.000,00 (doze mil reais) e 3º Lugar: 10.000,00 (dez mil reais).
Período de inscrições: 24 a 30 de novembro de 2022.
Publicação do resultado: 14 de dezembro de 2022.
Inscrições pelo site da Fundaj.