I Mostra de Artesanato Pinheirense do Projeto Saberes e Fazeres encanta com beleza e criatividad

O artesanato é uma das mais ricas formas de expressão da cultura e do poder criativo de um povo, na última terça-feira, 08, o artesanato pinheirense foi protagonista da I Mostra de Artesanato Pinheirense do Projeto Saberes e Fazeres: Na terra da princesa.

O projeto Saberes e Fazeres é uma realização do Instituto Semear da Baixada Ocidental Maranhense (ISBOM), Prefeitura de Pinheiro e SEBRAE, em parceria com as comunidades onde estão sendo realizadas as oficinas, Ponta de Santana e Santo Antônio dos Carvalhos.

As peças produzidas foram reconhecidas como artesanato pinheirense pelo CEPRAMA – Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão e estão sendo confeccionadas utilizando como matéria-prima, o junco, a pindoba e o guarimã. Além da Mostra de Artesanato foi exibido um documentário produzido a partir das Oficinas,
mostrando os aspectos de confecção das peças, as experiências dos mestres dos saberes e alunos das comunidades.

“Foi maravilhoso ver as peças confeccionadas a partir da matéria-prima, do junco, pindoba e o guarimã, transformadas em utensílios de grande valor para os artesãos e para todos nós pinheirenses”, disse Jovane Melo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *