Primeira Cruz comemora 75 anos com atos de fé, civismo e sociais


Ao longo de dois dias – 15 e 16 de outubro – a comunidade de Primeira Cruz celebrou 75 anos de emancipação político-administrativa. Da programação constaram eventos religiosos, exposição de artesanato, atos cívicos, ações sociais, de moda e entretenimento. Neste caso, shows artísticos com renomados artistas nacionais populares e gospel. Tudo sob a coordenação do prefeito Nilson Cassó e participação dos servidores públicos municipais de todos os níveis.

Para o prefeito, a festa tem sua razão de ser, principalmente pelo progresso alcançado em seu governo e avanços em todas as áreas administrativas. Ele destacou que a gestão atua positivamente nos três eixos que ele considera básicos para o desenvolvimento de uma comunidade: estradas, energia e abertura do mercado do trabalho à mão de obra local. Mas alertou para a necessidade de poderes de outros níveis – estadual e federal – estarem juntos na busca do desenvolvimento e do bem-estar do povo.

Integração – Indagado sobre o plano rodoviário para a região, o prefeito anunciou que, em associação com os prefeitos da área, está sendo trabalhado projeto de integração territorial, de arrojado planejamento, para interligar importantes centros de projeção turística. Disse aguardar manifestação dos colegas e de outras autoridades para deflagrar a ação, pois acredita que o progresso virá e a região respirará novos ares. “E acreditamos na participação da iniciativa privada nessa atuação progressista”, aposta.

Nilson Cassó visualizou as ligações da BR-402 à MA que leva a Barreirinhas, Urbano Santos, São Benedito do Rio Preto e Belágua. A participação de Primeira Cruz no projeto está assegurada graças a emenda do deputado federal reeleito Aluísio Mendes. “O recurso será empregado na abertura da ligação BR-402 a Centro Velho, o último sítio de Primeira Cruz, daí chegando ao Café sem Troco”, informa Cassó. Outras realizações são Mirinzal a Cassó (concluída), com acesso a Santo Amaro e Barreirinhas, e integrando Algodão, Machado 1 e Machado 2, Aparecida, englobando a região rural, logo chegando ao território do Baixo Parnaíba.

Inaugurações/atrações – Internamento, a gestão desenvolve ações em bairros da cidade, com calçamento de bairros, construções de áreas de lazer comunitárias (areninhas) e construção de cais (Areinha e Caité), com grande benefício para o transporte marítimo nas áreas de praia e ribeirinhas. “Tudo em nome do progresso e do bem-estar das populações localizadas nessas áreas”, informa o prefeito. Que não deixou de festejar, com pompa, o aniversário da soberania.

Ao inaugurar espaço de evento duas bandas gospel animaram o público. Para o gosto popular se apresentaram a Escola de Música “Nemézio Ramos”, o “rei da seresta” Kabral, Mara Pavanelly e Renanzinho Pressão. Outros destaques foram a Festa das Crianças, desfile de modas, exposição de artesanato e ação do Outubro Rosa (campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama). Este movimento mundial teve grande aceitação no município. Tudo aliado a outras ações.

Manifestações – Padre Paulo Sérgio explicou o papel da igreja católica na festa e a importância da padroeira Nossa Senhora da Conceição na celebração. A secretária Bruna Muniz festeja o sucesso da saúde, com metas alcançadas e reconhecimento das autoridades locais e nacionais. “Graças ao apoio do prefeito Nilson”, comemora elevação de índice em todos os níveis. Murilo Pinheiro Filho, da Academia Kawamura (base em São Luís) relata a experiência do ensino com artes marciais, cujos alunos ganharam destaque em eventos nacionais para Primeira Cruz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *