Seleção de textos faz parte de certame promovido pelas instituições e reunirá 15 obras inéditas em obra


A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em parceria com o Museu Paranaense (Mupa), está recebendo artigos sobre a Independência do Brasil e as realidades regionais que contribuíram e contribuem para a formação do país até o dia 11 de novembro. A seleção dos textos faz parte do concurso lançado pelas duas instituições no último setembro.

Para se inscrever, os interessados devem enviar a produção para o e-mail [email protected]. Cada concorrente só pode submeter um artigo e este não pode ter sido publicado em nenhum canal de veiculação. Além disso, os autores devem ser brasileiros natos ou naturalizados ou estrangeiros residentes no Brasil com visto de permanência.

Os textos serão analisados a partir de critérios como o enfoque nos processos históricos regionais antes, durante e após a Independência do Brasil e o impacto na sociedade e contribuição às ciências humanas, por exemplo. O dossiê será publicado de forma impressa e digital pela Editora Massangana. A divulgação do resultado será no próximo dia 31 e a publicação do dossiê em dezembro de 2022.

Sobre o concurso
O certame tem como objetivo celebrar o Bicentenário da Independência e difundir a pluralidade na participação de cada região nesse processo. De Norte a Sul, cada estado teve uma contribuição social, cultural e econômica para que a soberania brasileira fosse declarada. E, reunindo 15 textos inéditos, o dossiê publicado pela Fundaj e pelo Mupa vai destacar como os movimentos de 1822 foram influenciados pelos processos locais.

Edital e inscrição em: https://www.gov.br/fundaj/pt-br/composicao/dimeca-1/edital-sobre-artigos-academicos-sobre-o-bicentenario-da-independencia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *