Cedral recebe novos frutos de parceria com o Estado

Para dar cumprimento à entrega de novos frutos da parceria Estado e Município, comitiva governamental visitou Cedral neste início de semana. Liderado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, o grupo, na companhia do prefeito Fernando Cuba, inaugurou o prédio da Delegacia de Polícia Civil, instalou a nova estrutura funcional da Segurança Pública estadual na municipalidade, entregou três praças unificadas (uma delas um parque ambiental), dois poços artesianos, asfaltamento em Oiteiro, três toneladas de pescado e centenas de cestas básicas.

O prefeito classificou o evento como outra fase importante da associação de entes públicos, destinada a assegurar o processo de desenvolvimento e inclusão social em curso no município. “Queremos agradecer a sensibilidade dos nossos líderes estaduais – o governador Carlos Brandão e o ex-governador Flávio Dino – pela contribuição ao crescimento econômico e social de nosso município, proporcionada pela parceria em boa hora idealizada por eles. Nossa população é só gratidão por esse gesto”, enfatizou.

Integração – Ao agradecer a presença de lideranças locais e de cidades vizinhas, o prefeito destacou a importância da integração regional para o desenvolvimento integrado e o papel que cada um exerce nas conquistas sociais que o território vem experimentando neste novo período da política e da administração maranhenses. Ele anunciou, entre os projetos futuros, a pavimentação em bloquete no Povoado Maranhão Novo. Ressaltou o apoio que tem recebido do vice-prefeito Carlos Mábio Costa (Maguila).

Ao destacar a importância histórica da visita – a terceira de uma comitiva governamental na sua gestão – Cuba conclamou todos a se unirem em prol do progresso de Cedral e da região. Lembrou construção da ligação Bequimão – Central pela ponte como um sonho realizado; e o entusiasmo com que a obra foi agora recebida, “uma expectativa de anos, desde quando meu pai fez política aqui”. Enumerou feitos mais recentes, frutos da parceria com o Governo do Estado, que proporcionam segurança no futuro ao município.

Municipalismo – Ao referir-se à integração territorial promovida pelo Governo do Estado, o secretário-chefe da Cada Civil, Sebastião Madeira, falou sobre o caráter municipalista que marca as ações do atual governo, primeiro com Flávio Dino e, agora, com Carlos Brandão. “O governador Brandão é municipalista; acredita que a fusão dos governos estadual e municipais facilita a execução de obras e serviços e assegura às populações, principalmente as carentes, vantagens sociais”.

Avaliou que, atualmente, com a parceria, os objetivos administrativos são mais facilmente alcançados que em passado recente, quando esta associação não existia, E recordou seu governo municipal em Imperatriz. E tomou como exemplo Cedral onde, em apenas alguns meses, a atual gestão pode apresentar um volume de conquistas inalcançáveis sem o concurso da parceria. E realizações que o gestor municipal conhece a necessidade, mas só com o apoio externo é possível concretizar.

Polícia/ambiente – A entrega do prédio para instalar os serviços da Delegacia de Polícia Civil foi acompanhada da estruturação do serviços administrativos da unidade no município. Agora o setor tem um delegado, dois investigadores e um escrivão, com o que a atuação do órgão oferecerá eficiência aos usuários do sistema, dentro do lema “fazer o melhor pelo cidadão”, revelou o secretário de Segurança Pública, coronel PM Sílvio Carlos Leite Mesquita. Ele e o delegado-geral de Polícia Civil, Jair Paiva, deram posse aos servidores da delegacia local.

A secretária estadual do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Raysa Queiroz Maciel, reportou-se à importância das praças inauguradas, destacando o papel que elas exercem na integração dos comunitários, como espaço destinado às atividades físicas, pelo enriquecimento paisagístico e pela defesa da flora, considerando ser uma das praças parque ambiental. Ela revelou que há 12 parques estaduais no Estado e delegou à primeira-dama cedralense, Eliedene Cuba, a missão de mobilizar a comunidade em defesa do espaço e instalar nele uma unidade de ensino.

Povoado Outeiro ganhou 3 km de asfalto

A sede do município ganhou 1 km de asfalto

Bairro Maranhão Novo será todo bloquetado

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *