Itapecuru-Mirim, aos 152 anos de soberania, concilia o secular com o moderno

Aos 152 anos de soberania, Itapecuru-Mirim concilia o secular com o moderno, graças a uma gestão que preserva valores, mas investe na modernidade. É com este conceito que o prefeito Benedito Nascimento Neto (Benedito Coroba) administra o município. Emancipado pela Lei Provincial n° 919, de 21 de julho de 1870, situa-se na Região Centro-Oeste Maranhense, na Microrregião do Itapecuru, integrando-se a 6ª Microrregião Homônima como Polo de Desenvolvimento Regional.

Na comemoração do 152° aniversário, o prefeito fez minucioso balanço da administração iniciada em 1° de janeiro de 2021, com obras de educação, saúde e urbanismo contemplando, por igual, as zonas urbana e rural; nesta, para dotar as localidades com os mesmos benefícios destinados ao centro urbano e com foco na inclusão social das populações aí situadas.

Educação – Na prestação de contas feitas à imprensa, o prefeito relacionou a entrega de 22 escolas (duas creches e 20 unidades de ensino fundamental), construídas ou reformadas, todas climatizadas, principalmente na zona rural, aproximando o ensino das comunidades mais carentes. Para felicidade da secretária de Educação, Nazaré Ferraz, para quem “a Educação é o eixo do desenvolvimento, em parceria com outras políticas públicas”. Conforme a secretária, os custos com as unidades foram bancados pelo governo municipal.

O prefeito destacou a frota escolar, recentemente reforçada, com unidades que cobrem todas as regiões, permitindo o acesso à escola a toda a faixa de público necessitada desse atendimento. E ações como Educar pra Valer, Alfabetização nos Trilhos, Educação Integral em Território da Amazônia. “Nossa preocupação com a juventude estudiosa se justifica, pois a ela caberá substituir-nos futuramente; daí a preocupação com o seu preparo para assumir as responsabilidades públicas que assegurarão o desenvolvimento da municipalidade”.

Saúde – Ao se reportar à Saúde em sua administração, Benedito Coroba anunciou a inauguração de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) nesta ocasião e a assinatura de ordens de serviço para a recuperação de mais 15 unidades do gênero até dezembro. E informou sobre o bem sucedido programa de entrega de medicamentos em domicilio, permitindo aos usuários em tratamento terem medicação sem interrupção.

Coroba destacou como único nos municípios brasileiros o Centro Integrado de Saúde e Plantas Medicinais, que proporciona atender a pacientes que estão submetidos a terapias alternativas. E um grande salto de saúde pública: o fechamento do lixão local, com a transferência dos resíduos coletados no município para o aterro sanitário, em Rosário, onde recebem tratamento adequado.

Infraestrutura – Nesses quase 18 meses da atual administração, Itapecuru ganhou mais de 400 quilômetros de vicinais, caminhos de integração municipal que promovem a interligação entre as localidades permitindo a chegada de obras e serviços, e o intercâmbio entre as populações. Entre asfalto aplicado e a aplicar são 37 quilômetros, mais 15 quilômetros de ruas felizes, pavimentadas com bloquete. Estas ações, em parceria com o Governo do Estado.

A rodoviária do Entroncamento está readequada e modernizada, oferecendo conforto e segurança aos usuários e oportunidade de emprego e renda para a faixa da população dedicada ao empreendedorismo popular em todos os ramos de negócios. Com o que o governo municipal descongestiona a absorção da mão de obra emergente pelo poder público, dinamizando a economia e reservando recursos para investimentos de grande alcance.

Segurança/agricultura – Neste aniversário, a frota municipal foi enriquecida com viaturas para a Guarda Municipal (agora aparelhada para cumprir a política de segurança e vigilância interna que lhe cabe pelo ordenamento institucional), a Educação (ônibus escolares), para o Conselho Tutelar, para a Saúde Comunitária e para a Assistência Social, ampliando a chegada dos programas da pasta aos distantes locais da zona rural, conforme a primeira-dama e secretária Teresa Landim.

Zona rural também beneficiada com investimentos do Tesouro Municipal para estimular a agricultura familiar, fonte de produção e fornecimento de gêneros à merenda escolar. Hoje, dela procedem 45% das compras para a merenda; mas a pretensão do prefeito é comprar 100% da produção, gerando emprego e renda para a população dedicada à atividade e promovendo a fixação do homem no campo, o que garantirá ao Estado ser celeiro de oferta de alimentos – próspera fronteira agrícola.

Shopping da Criança – Projeto de envergadura da gestão Coroba é o Shopping da Criança, com lançamento de pedra fundamental anunciado para os próximos dias e entrega para funcionamento prevista para dezembro deste ano. Um investimento de R$ 2 milhões. A secretária Teresa Landim diz que lá serão concentrados os atendimentos à criança e ao adolescente: ações sanitária, social, socioeducativa e lúdica. Em especial, aos portadores de deficiência. No prédio terão espaço o Conselho Tutelar e o Conselho do Direito da Criança e do Adolescente.

Saúde, educação e assistência social para crianças e adolescente é um desdobramento da ampla política destes setores que a gestão Coroba tomou como paradigma e vem implantando, com absoluto sucesso. Este conceito é elogiado pelo intelectual itapecuruense e líder político aposentado Benedito Buzar. Ele se disse satisfeito com a presença de Coroba na Prefeitura, inclusive porque foi sua escolha pessoal na eleição.

Reconhecimento – O Governo do Estado foi representado na festa pelo secretário estadual de Articulação Política, Rubens Pereira. Ele levou a mensagem do governador Carlos Brandão de reconhecimento ao muito do que tem sido feito no município. Ressaltou que viu a satisfação no rosto do povo, confiante que o futuro do município caminha para uma prosperidade que promoverá o bem-estar da comunidade e o desenvolvimento regional integrado.

A atuação administrativa de Benedito Coroba foi também reconhecida pelo deputado federal Bira do Pindaré e pelo vice-prefeito Maurício Nascimento. Pagamento de salários em dia, 13° integralmente pago, grandes legados ao final do mandato são ações que, admitem, fará da administração Coroba marco histórico. O deputado fala da felicidade de ser parceiro, pela correta aplicação das emendas destinadas. O vice festeja o fato de estar integrado a um grupo que tem compromisso com o bem-estar da população itapecuruense. “E isto é motivo de orgulho; é para festejar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *