Bequimão comemora 87 anos sob bênçãos e expectativa de progresso

Sob um clima de fé e louvores divinos e em expectativa de progresso, proporcionado pela construção da Ponte do Pericumã, autoridades e populares de Bequimão celebraram os 87 anos de emancipação política-administrativa do município, nos dias 18 e 19 de junho (sábado e domingo). O prefeito João Martins comandou a programação e recepcionou o deputado estadual Zé Inácio, parceiro da administração. Lideranças de cidades vizinhas também levaram seus cumprimentos pela comemoração. E os eventos religiosos contaram com a participação da primeira-dama Janice Martins e das filhas do casal.

As atividades religiosas tiveram caráter ecumênico, com a participação dos pastores (em especial França, Nedil e Adeildo) que atuam nos diversos ministérios instalados na cidade e do padre Leonardo, pároco da matriz de Santo Antônio e Almas, padroeiro do município. Todos destacaram a importância das bênçãos sobre a cidade, o povo e as autoridades para atrair bons fluidos e assegurar o crescimento espiritual aos habitantes e aos que circulam pelo território. A programação religiosa incluiu a celebração do Dia Municipal do Evangélico, participação dos cantores gospel Mateus Macedo e Jedson, do Forró da Unção e da Banda Som e Louvor.

Profissão de fé – Numa profissão de fé administrativa, o prefeito João Martins reafirmou a disposição de ir aonde for possível para buscar os recursos necessários à implantação dos empreendimentos que favoreçam o progresso e o bem-estar da população bequimãonense. Destacou o que já foi conseguido com a parceria estabelecida com o Governo do Estado, que resultou em avanços nas áreas da educação, saúde, infraestrutura, saneamento, mobilidade urbana e rural.

Referindo-se às perspectivas trazidas pela construção da Ponte do Pericumã, que integrará toda a Baixada Maranhense e, principalmente, os municípios da Floresta dos Guarás (10), Martins disse que está colocando seus conhecimentos sobre investimentos, consolidados quando de sua passagem pela superintendência do SEBRAE, para preparar Bequimão para receber os resultados que a obra permitirá em termos de negócios, principalmente no campo do turismo e no aproveitamento da criatividade de empreendedores ainda não descobertos. “Estamos capacitando todas as forças econômicas (empresários e trabalhadores) para tirar proveito do impacto da obra sobre nossa economia”, assegurou o prefeito.

Pretensões – Entre as ações imediatas que pretende desenvolver, o prefeito anunciou a luta por uma agência bancária para Bequimão, pretensão que ele advoga como justa, considerando a existência de efervescente movimentação comercial local e uma população estimada em 25 mil habitantes. Também pretende trazer uma unidade Viva (incluindo o Procon) para basear os serviços que esse programa proporciona, evitando a evasão dos locais para outras cidades, incluindo a capital São Luís.

Na mensagem que transmitiu ao povo, pelo transcurso do aniversário, pediu esperança, confiança, credibilidade e fé na consolidação do seu plano de metas. Afirmou que não é de fazer promessas, mas de fazer o possível para realizar o prioritário. “Se as condições locais não forem permissíveis, iremos aonde as encontraremos, ao Estado e à União, contando com as parceria de que dispomos (citou o deputado Zé Inácio como um desses elos), para conseguirmos os recursos necessários às realizações. O certo é que avançaremos rumo ao desenvolvimento crescente”.

Manifestações – O ex-prefeito e atual secretário de Governo, José Martins, destacou a importância das parcerias para o progresso de Bequimão. Lembrou sua atuação como prefeito e disse ver na atuação do atual gestor a mesma disposição, determinação e vontade política de oferecer ao município e ao povo as condições de melhores dias, desenvolvimento crescente e oferta de serviços que atendam às necessidades básicas, principalmente das populações mais carentes. “Exatamente como eu fiz nos meus mandatos”.

Para o deputado Zé Inácio o prefeito de Bequimão é um exemplo de dinamismo. O parlamentar saudou o gestor como um baluarte, que busca ajuda onde ela se apresenta, superando as dificuldades próprias de um tempo difícil como o atual, podendo até ser exemplo para administradores de cidades mais bem situadas em território brasileiro. Ele aproveitou para anunciar a destinação de emenda parlamentar (o valor será posteriormente comunicado) para o sistema municipal de saúde, principalmente para fortalecer os serviços oferecidos pelo hospital municipal.

Eventos – Ao Secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins, coube reafirmar a expectativa experimentada por Bequimão pela entrada no circuito turístico estadual, exaltar a riqueza cultural preservada e o estímulo ao seu aproveitamento, e o progresso que o município experimentará com a entrada em operação da Ponte do Pericumã, importante empreendimento de integração regional para este portal de entrada da Floresta dos Guarás que é Bequimão, “terra na qual os primeiros habitantes foram os índios tupinambás”, historiou. Sobre turismo ainda destacou a Ilha de Imbotíua e o passeio náutico no Rio Itapetininga, desembocando na Baia de Cumã.

Indagado sobre os principais eventos que marcaram a programação, o secretário citou os eventos religiosos e cívicos, o motocross em trilha, a alvorada, a cavalgada, o passeio ciclístico, as competições de atletismo e futebolística. Nesta foi jogada a final do campeonato municipal com os times mais destacados recebendo troféus, jogos de dama e dominó. Na parte artístico cultural destacou o Tambor de Crioula São Benedito, a Companhia Marizes, o Boi Estrela de Bequimão, a Banda Miragem, Andson Mendonça e banda e Aldair Playboy e banda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.