Fundaj promove culto ecumênico e cantata natalina nesta quinta (16)

_Programação integra Natal dos Bons Ventos e tem início às 16h com participação de diversos corais da Região Metropolitana do Recife_

Lançado no início de dezembro, o Natal dos Bons Ventos da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) promove um circuito de atividades entre os dias 16 e 18, no Complexo Cultural Gilberto Freyre, em Casa Forte, e no Poço da Panela. Nesta quinta-feira (16), a partir das 16h, a sala de exibição do Cinema da Fundação no Museu do Homem do Nordeste será palco de um culto ecumênico e do retorno ao vivo da tradicional cantata natalina promovida pela Instituição.

“Em 2021, nós suscitamos os ventos anunciados pelo poeta Joaquim Cardozo para pensar as mudanças e transformações que precisamos enquanto humanidade. Mais do que uma época de fé, o Natal é um período para celebrar a renovação dos votos de tempos melhores”, afirmou o presidente da Fundaj, Antônio Campos.

O culto ecumênico abre a ordem do dia, às 16h. Participam da solenidade religiosa representações espíritas, umbandistas, católicas e evangélicas: a presidente da Federação Espírita de Pernambuco, Cristina Pires; o babalorixá Terreiro da Nação Xambá, Pai Ivo de Xambá; o pároco da Igreja Matriz de Casa Forte, Padre Fábio Paes de Queiroz; e o pastor da Igreja Evangélica da Família de Jardim São Paulo, Ricardo Dutra.

Às 17h, é a vez da Orquestra de Câmara do Alto da Mina, do Maestro Israel França, executando 15 clássicos, entre eles “Jesus Alegría dos Homens”, de
J.S.Bach, “Nona Sinfonía (tema)”, de
L.V. Beethoven, “Deixei Meu Sapatinho,” de
Otávio B. Filho, e “Noite Feliz”, de
J. Mohr.

Na sequência, o coral da Fundaj, sob a regência do Maestro Jadson Oliveira, convida para integrar a apresentação os corais Canto no Ponto, do Grande Recife Consórcio de Transportes, Espírita Afag, de Olinda, e os independentes Sonetto Vocale e Vocal Bom Dia. O Coral Viver Casa Forte, da paróquia local, também integra o programa.

“Neste ano, a cantata tem um caráter especial”, diz Jadson. A apresentação marca o retorno ao vivo do coral. Em 2020, a participação foi gravada e transmitida virtualmente. No repertório, além das canções natalinas tradicionais, ele destaca a música “A paz”, releitura da banda Roupa Nova para o clássico “Heal the World”, de Michael Jackson. Respeitando as medidas sanitárias, a sala contará com limitação de até 132 pessoas.

_Serviço_
Natal dos Bons Ventos: culto ecumênico & cantata natalina
Data: quinta-feira, 16 de dezembro
Horário: 16h
Local: Museu do Homem do Nordeste
Complexo Cultural Gilberto Freyre
Gratuito e sujeito à lotação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *