Cedral recebe Dino e estímulos para o turismo

Cedral recebeu estímulos para integrar a rota do turismo na Litoral Ocidental Maranhense. Esta perspectiva se consolidou com a chegada dos programas do Governo Flávio Dino, cuja comitiva, liderada perlo governador e presente o vice Carlos Brandão, esteve no município nesta semana. A recepção foi do prefeito Fernando Cuba, da primeira-dama e secretária de Educação, Eliedene Cuba, e do secretariado municipal. A visita rendeu vários benefícios para a cidade e seus entornos, com investimentos estimados em quatro milhões de reais.

Fernando Cuba enumerou os ganhos que se materializaram: 30 motores de rabeta para incentivo à pesca artesanal, dois quilômetros de pavimentação asfáltica, dois quilômetros de pavimentação por bloquete (Pericaua, São Bento, Jacarequara, Parati e Santaninha), assinatura de ordem de serviço para construção de instalações para a Delegacia de Polícia Civil. Em expectativa ficou a instalação do Restaurante Popular. Cuba informou que ainda conta com investimentos para asfalto que virão do governo federal.

Parceiros – Com trajetória política iniciada na região, o deputado federal Gastão Vieira disse ser parceiro do desenvolvimento do município, mesmo sem ser correligionário do prefeito Cuba. Mas acredita no crescimento do município e da região, principalmente depois que o programa de parcerias com os municípios foi estabelecido pelo governador Dino. “No meu caso particular trabalhei, trabalho e continuaremos trabalhando pelos municípios da região, pois o potencial local merece nossa atenção”, enfatizou o parlamentar.

As ações relativas à Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (SECID), cujo titular é o deputado federal licenciado Márcio Jerry, foram anunciadas pelo enviado da pasta, Júnior Pinheiro. Ele informou sobre sistemas de abastecimento de água, com investimento de um milhão de reais, e justificou a aplicação: “É o imposto do cidadão voltando à comunidade em forma de benefícios”.

Outra parceria, esta no campo político, foi exaltada pelo prefeito Cuba e relaciona com a convivência com a Câmara de Vereadores. “A relação é saudável, estreita mesmo, pois voltada para o engrandecimento do município e o bem-estar do povo. É uma união saudável”, reconheceu o prefeito, com o aval do presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Maurício Reis, apoiado pelo vice-prefeito Carlos Costa (Maguila).

Música/feira – A primeira-dama e secretária de Educação apresentou em sua agenda de pedidos doação de instrumentos musicais para a banda municipal; mas, também, para proporcionar aos formados pela Escola de Música Rosa de Sharom a oportunidade de transmitir os conhecimentos aprendidos na sua formação profissional. Ela manifestou sua expectativa com relação ao Restaurante Popular, uma das iniciativas mais solicitadas pelas administrações municipais.

O secretário de Cultura, Branco, comemorou o fato da visita do governador coincidir com a feira artesanal e agrícola, uma experiência que tende a consolidar-se para mostrar o potencial dos que estão envolvidos com as duas atividades. A artesã Maria José da Luz revelou que a iniciativa premia o trabalho dos que atuam nos dois ramos, podendo transformá-los em geração de emprego e renda. Ele reconheceu que o artesanato local tem ocupado mão de obra crescente e o interesse por cadastrar-se na Prefeitura tem se evidenciado. Ele lembrou que 5 de novembro é o Dia Nacional da Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.