Presidente Médici recebe Flávio Dino

O Município de Presidente Médici, na região do Gurupi, recebeu a visita do governador Flávio Dino, em mais um giro da comitiva governamental consolidando a parceria com as administrações municipais. Foi a primeira visita de um governador à cidade, gerando um clima de satisfação e expectativa de futuro. Foi recepcionado pelo prefeito Janilson Coelho (Caçula Coelho).

O anúncio mais importante feito por Dino foi a ordem de serviço para o Estado assumir a reconstrução total do tradicional Colégio Santa Teresa, antigo educandário local (anos 1970), cujo prédio está deteriorado. O investimento, superior a R$ 2 milhões, adequará o prédio para receber uma escola estadual convencional e uma unidade vocacional do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Reminiscência – Operário na antiga versão do edifício, Benedito Coimbra, 80 anos, manifestou satisfação pela providência e recordou a medalha de mérito recebida quando da construção pioneira. Manuele Sousa, ex-aluna, manifestou sua gratidão a Dina e lembrou: “Governo que não investe em educação não é governo”.

Durante a visita foi anunciado o apoio do Estado, em cumprimento ao acordo de parceria, na reforma do hospital municipal com uma unidade pediátrica, da Praça da Família (R$ 1.5 milhão), aplicação de pavimentação asfáltica e com uso de bloquete e procedidas negociações para ações futuras de investimentos em várias áreas de desenvolvimento.

Ação própria – Como ocorre em outras visitas, foram distribuídos kits esportivos, cestas básicas do Programa Comida na Mesa, insumos para a agricultura familiar e outras iniciativas. Governador e prefeito exaltaram a importância da parceria, classificando-a como “método correto para garantir progresso social e direitos, realizando sonhos”.

As viagens para o interior do município ganharão em segurança, com a substituição de pontes de madeira por outras de concreto. Mas o governo municipal não trabalha apenas com o apoio do Estado. Sua ação própria está representada pela construção da Academia da Saúde, com recursos negociados com o governo federal, recuperação da Praça “Pedro Teixeira” (marco histórico e ponto turístico) e pela iluminação pública de led, recuperação do prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Agricultura com a instalação de uma agência da AGED, para apoio ao pequeno empresário rural local.

Restauração do nome – Em seus primórdios, o município era conhecido como Vila Santa Teresa. Alega o prefeito que a população nunca se acostumou com a mudança e desde há muito luta pela restauração. O movimento já realizou votação popular e documentos reivindicatório para a alteração está sob avaliação das autoridades competentes, incluindo o governador e parlamentares.

Ao comemorar a visita da comitiva governamental, o senhor João Coelho, pai do prefeito Caçula Coelho, confessou-se muito feliz com o acontecimento. Lembrou que sua contribuição e os da sua geração foi decisiva para a consolidação do município e para a expectativa de progresso que hoje a população experimenta. Encerrou sua declaração agradecendo pela eleição do filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.