Cururupu comemora neste domingo (12), o dia municipal do regueiro

Situada no Litoral Ocidental do Maranhão, Cururupu é a maior e mais importante cidade de sua região, com mais de 32 mil habitantes (IBGE/2010), é pólo de outras importantes cidades, como Serrano do Maranhão, Guimarães, Mirinzal, Apicum-Açu, Bacuri, entre outras. Neste domingo, 12 de setembro, o município faz uma ligação direta com um país lá da América Central ao comemorar o Dia Municipal do Regueiro, constituído através da Lei Municipal nº 195 de 7 de novembro de 2005, durante a gestão do ex-prefeito José Francisco Pestana.

Não seria exagero dizer que o reggae influenciou os moradores de Cururupu em sua forma de falar, de vestir e até mesmo de dançar. O reggae chegou se aliando às manifestações culturais locais, como o bumba meu boi e o tambor de crioula por exemplo. Certo é que esse estilo musical se enraizou no consciente coletivo dos cururupuenses de uma forma que, mesmo os que dizem não gostar de reggae já ouviram pelo menos uma vez o que os regueiros chamam de Pedra de Responsa.

Aliás, é interessante explicar o termo. “Pedra” é a forma como os maranhenses e por conseguentes os cururupuenses chamam as músicas de reggae. Logo, uma “Pedra de Responsa” é uma música do estilo que é conhecida e requisitada nas festas por toda a cidade. Outra coisa interessante é que, em Cururupu, assim como nas demais cidades do Maranhão, o regueiro dança a música de uma forma completamente diferente da vista em outros lugares: por aqui, o reggae se dança “agarradinho”.

O ritmo nasceu na Jamaica no final da década de 60, e chegou ao maranhão por volta de 1971. Depois, ele foi apropriado pelos maranhenses e evoluiu de maneira diferente do país de origem.

E para comemorar esse dia importante para os regueiros e para a cultura local, a prefeitura de Cururupu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceira com o Movimento Reggae Organizado, realizarão uma intensa programação que está prevista para iniciar às 16hs na Praça dô Carvalho, Centro da Cidade. Entre as diversas atrações, está confirmada a apresentação de capoeira, dança afro e muito reggae com diversas radiolas e grandes colecionadores do estilo musical no município e região, mostrando o que de melhor o reggae pode oferecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *