Prefeitura de Pinheiro e Sociedade Civil organizada realizam reunião para criação do Comitê em Defesa da Bacia do Rio Pericumã

A Bacia Hidrográfica do Rio Pericumã abrange os municípios de Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Pedro do Rosário, Peri Mirim, Pinheiro, Presidente Sarney, São Bento, São Vicente Ferrer, Viana, Bequimão, Central do Maranhão e Guimarães. Esse é um importante curso de água com extensão de 115 km. Nasce na Lagoa da Traíra (em Pedro do Rosário) e deságua na baía de Cumã, entre Guimarães e Alcântara. Em seu majestoso percurso, banha 13 municípios. É o mais caudaloso dentre os rios genuinamente da Baixada.
Tendo em vista a importante de Rio Pericumã para Pinheiro e Baixada, como fonte de alimento e renda para a população local, a Prefeitura de Pinheiro através da Secretaria de Comércio, Industria, Energia e Turismo e da Secretaria de Agricultura, realizou, neste sábado (03), reunião no Auditório da Escola Dr. Pedro Lobato, para a criação do Comitê em Defesa desse rio.

Participaram do encontro representando o poder público, os secretários Jovane Melo (Secretaria de Comércio, Industria, Energia e Turismo), João Paulo (Agricultura) e Bianca Machado (Direitos Humanos, Igualdade Racial, Família e Mulher), representantes da Sociedade Civil organizada, Colônia e Sindicato; e instituições de formação e pesquisa, representantes da UFMA e UEMA. Também estiveram presentes no encontro a Secretária Adjunta de Desenvolvimento Sustentável do Maranhão Lucyana Genésio e o Secretário Adjunto Estadual de Turismo.

“Um momento sem duvida importante para Pinheiro e baixada, em que nos reunimos para dar início aos trabalhos direcionados a maior defesa e criação de ações, com o intuito de preservar, recuperar e conscientizar a população do valor dessa riqueza natural que ainda resiste a ação humana ao longos dos anos. Vamos buscar recuperar trechos gravemente prejudicados e incentivar a pratica de esporte e lazer no rio. O que irá gerar maior renda”, disse Jovane Mello, Secretário Municipal de Comércio, Industria, Energia e Turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *