Secretaria de Meio Ambiente dá continuidade as ações do Programa de Auxílio às Quebradeiras de Coco Babaçu de Pinheiro – AQUECOB.

No domingo (23), o povoado Vila Zé de Adão recebeu os benefícios do Programa de Auxílio às Quebradeiras de Coco Babaçu de Pinheiro – AQUECOB. Esse é um programa que auxilia as quebradeiras de coco babaçu e promove a organização da classe das quebradeiras através do Instituto de apoio a elas. O objetivo é trabalhar a matéria prima do extrativismo do babaçu por meio de uma fábrica para a confecção de produtos como o sabão, azeite, óleo, carvão e o fubá.

A ideia é além de produzir também comercializar esses produtos. Será uma fonte de renda a mais para as quebradeiras que já fabricam de forma artesanal alguns desses produtos para o consumo pessoal, agora o objetivo é incentivar o crescimento e profissionalização dessa confecção.

Foram 40 famílias beneficiadas com o programa no povoado, e que terão a oportunidade de crescimento profissional, legalizar e qualificar a produção dos derivados do babaçu.
As quebradeiras vão ter agora direito a auxílios financeiro como um incentivo a mais para a execução do programa. Elas terão ainda atenção jurídica e de saúde. Também receberão cestas básicas. Vão poder comercializar de maneira institucionalizada seus produtos.

“Esse projeto nas comunidades é para dar reconhecimento, importância a essas mulheres, garantir dignidade, renda às inserindo no mercado, valorizando seu trabalho”, destaca Layanna Ferreira, secretaria de Meio Ambiente do município.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *